Placas de imobiliária são um excelente meio de divulgação da venda ou arrendamento de um imóvel. Mas como em qualquer peça publicitária, caso não seja criado da forma correcta pode surtir o efeito contrário: um design fora do contexto ou uma placa degradada pode afastar um potencial cliente.
A seguir apresentamos os principais erros que deve evitar na criação de placas para promover imóveis, e como podem influenciar os seus resultados.
Texto demasiado pequeno ou ilegível
Uma vez que as placas imobiliárias deverão ser lidas à distância, é necessário ter especial cuidado com o tamanho do texto, a sua densidade, e o contraste das cores. Deve-se dar ênfase à informação mais relevante, e neste caso será o nome da imobiliária e os contactos. Não basta a placa ser visível, esta deverá também ser bem legível. Se quem passa vê a placa mas não consegue identificar a empresa nem ler os contactos, então o objectivo da publicidade falhou.
Inserção de QRCode
O QRCode trata-se de um código de barras bidimensional, que pode ser lido com a maioria dos dispositivos móveis, e que pode facilmente dar acesso a uma ligação de um site, ou contactos do vendedor imobiliário, por exemplo. É prática corrente a inserção de QRCodes nos cartões de visita, uma vez que permite dar acesso a informações sem que se tenham de digitar manualmente no smartphone.
Por vezes, na produção de placas de imobiliária, pode haver tendência a que seja também incluído um QRCode, para facilitar o acesso aos contactos do imobiliário. Em casos em que as placas imobiliárias estão relativamente perto do dispositivo móvel (distância inferior a 3m), é possível ter sucesso da digitalização do QRCode. Mas tal não acontece quando a distância é superior.
Isto significa que, num imóvel do 3º ou 4º andar, por exemplo, vai ser extremamente dificil que o dispositivo móvel consiga ler correctamente a informação contida no QRCode, e por isso é desaconselhado que seja usado em placas de imobiliária.
Não indicação da classe energética
A classe energética (obtida através de emissão do certificado energético) deverá também constar em cada placa imobiliária. No caso das imobiliárias que não estejam em conformidade, poderão ser aplicadas multas que variam de 2500 a 44 890€.
Se tem dúvidas relativamente a este tema, poderá verificar o artigo do nosso blog sobre classe energética em placas imobiliárias. Esclarecemos desde o enquadramento legal, às melhores opções para identificar a classe energética em placas que já tenha, ou em placas que pretenda mandar fazer.
Dimensão inadequada das placas
Existem 3 formatos padrão, 45x60cm, 50x70cm, e 70x100cm. A dimensão da placa a colocar em determinado imóvel dependerá da distância a que será visível. Quanto mais visível for, mais probabilidade de chamar a atenção de potenciais clientes.
Nos casos em que se verifique que é insuficiente colocação de uma placa, poderá optar-se por lonas de maior formato.
Placas em vinil contra-colado
Decerto já reparou em placas de imobiliária com vinil a descolar e por isso com aspecto degradado. Isto deve-se ao facto de ser produzida em vinil contra-colado. Sendo este tipo de adesivo uma excelente solução para montras, decoração de viaturas e outras aplicações, acaba por não o ser em placas imobiliárias.
A nossa recomendação, de forma a evitar o descrito anteriormente, será optar pela impressão directa de placas, que lhe garantirá uma maior durabilidade do material.
Existem alguns aspectos a considerar antes de produzir as suas placas de imobiliária. Desde o design gráfico à forma como é produzida pode influenciar o número de contactos que terá de potenciais clientes. Caso ainda tenha dúvidas contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar tanto no design gráfico como na produção das placas ao melhor preço.