A plataforma online gratuita Canva já foi mencionada em outros artigos do nosso blog, desde como criar cartões de visita no Canva ou como criar flyers no Canva. São várias as dicas que pode consultar caso necessite de criar uma peça gráfica de forma rápida e simples.

Neste artigo vamos explicar como criar cadernos no Canva. Não existe uma categoria especifica na plataforma para criar este tipo de produto mas com este tutorial irá aprender uma forma intuitiva e fácil para criar o seu caderno no Canva.

Como Criar Cadernos no Canva

Como já foi referido, não existe uma categoria designada para criar cadernos no Canva, por isso, para contornar essa limitação, deve escolher outro produto com as dimensões do caderno que pretende criar, para dessa forma poder começar a criar o seu design sem problemas.

Como criar cadernos no Canva

1. Aceder ao Canva

Abra a página principal do Canva, e na secção de criar designs de produtos deve procurar a categoria “Outros”, dentro dessa categoria está uma subcategoria nomeada “Capas de Livros”, para o nosso exemplo escolhemos as dimensões mais comuns para um caderno A5. Clique nessa opção e entre no modo de criar design de capas de livros.

Aceder ao site do Canva

2. Criar o design da capa do caderno

Neste passo escolhemos um padrão colorido para o design da capa do caderno, este padrão e muitos outros estão disponíveis na secção no menu lateral esquerdo “Elementos”, pode pesquisar uma palavra-chave relacionada com o elemento que quer ou procurar entre os elementos gráficos recomendados.

Criar o design da capa do caderno

3. Duplicar o elemento gráfico

Como vê no exemplo pode duplicar o seu elemento gráfico ao arrastar e pressionar a tecla ALT em simultâneo, para manter as mesmas dimensões e poder orientar-se pelas guias pode também pressionar a tecla SHIFT ao mover o elemento.

Duplicar o elemento gráfico

4. Adicionar elementos gráficos

Ainda na secção “Elementos” do menu lateral esquerdo, pode adicionar linhas e formas, como o circulo e o rectângulo que vê no exemplo. Deve dar asas à imaginação e criar o design do seu caderno de forma livre, ou pode sempre consultar os templates predefinidos que a plataforma lhe disponibiliza.

Adicionar elementos gráficos

5. Adicionar elementos de texto

Aqui pode adicionar o título e subtítulo que pretender para o seu caderno, e formatar o tipo de letra como preferir, tem várias combinações de fontes recomendadas pelo Canva na secção de “Texto” do menu lateral esquerdo. Pode também redimensionar, alterar a cor e adicionar efeitos ao seu elemento de texto.

Adicionar elementos de texto

6. Criar as páginas do caderno

Após concluir o design da capa do seu caderno, deve adicionar página na opção posicionada abaixo da primeira página. Para o seu caderno, consoante o tipo de caderno que pretende, deve escolher linhas na secção de “Elementos” do menu lateral esquerdo, como pode ver no exemplo. No nosso caso, adicionámos linhas para um caderno pautado comum.

Criar as páginas do caderno

7. Duplicar as linhas

Quando adiciona a primeira linha e redimensiona o elemento, deve duplicar, ou copiar e colar através do atalho do teclado CTRL+C para copiar e CTRL+V para colar (Windows) ou CMD+C para copiar e CMD+V para colar (Mac), ou arraste para baixo o primeiro elemento de linha, pressionando a tecla ALT para copiar o elemento.

Duplicar as linhas

8. Repetir o passo de duplicar as linhas

Repita o passo de arrastar cada elemento até ter as linhas suficientes para a página do caderno. Repita este passo as vezes que preferir para criar o design das páginas do interior do seu caderno.

Repetir o passo de duplicar as linhas

9. Duplicar a página

Quando conclui o design das páginas do caderno, pode duplicar a página clicando no icon que vê no exemplo, para adicionar novas páginas basta repetir este passo até ter a quantidade pretendida de páginas para o seu caderno.

Duplicar a página

10. Criar a contracapa

Para terminar, pode criar o design da contracapa do caderno. No exemplo copiámos os elementos gráficos da capa e alterámos apenas a cor do círculo. Se preferir pode criar um design diferente e adicionar novos elementos.

Criar a contracapa

Quando terminar o design do seu caderno, deve exportar do canva como “PDF para impressão” e ativar as “Marcas para corte e transbordo”.

Na Webnial Gráfica Online pode imprimir as suas peças gráficas a preços económicos e com a máxima qualidade. Pode encomendar directamente no nosso site, ou caso não encontre o produto que pretende, pode entrar em contacto connosco.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade