O que é um degradê?

Um degradê ou gradiente não é mais que a transição suave entre duas ou mais cores. Tomemos como exemplo duas cores opostas, branco e preto. Um degradê entre estas partirá da cor branca, cinzento gradualmente mais escuro até chegar à cor preta (ver imagem abaixo).

Porque fazer degradês no Illustrator?

Na maior parte dos casos o degradê não é a parte mais crucial da arte, mas sim o detalhe final que vai fazer toda a diferença. Que irá distinguir um design bom, dum design excelente.

Pode ser usado por exemplo para simular a incidência da luz, para criar a percepção de determinados materiais (como ouro ou prata, por exemplo) ou para criar dimensão nos objectos.

Neste tutorial iremos começar por efectuar um degradê de cor simples, e partiremos para degradês mais complexos, com o intuito de simular uma superfície dourada e prata.

degradê no illustrator main

Como fazer degradês de cor no Illustrator?

Neste tutorial iremos começar por efectuar um degradê de cor simples, e partiremos para degradês mais complexos, com o intuito de simular uma superfície dourada e prata.

Como fazer degradês no Illustrator?

1) Em primeiro lugar necessitamos de criar o objecto que será alvo do efeito degradê.

texto inicial

2) Neste exemplo em particular, uma vez que se trata de texto, será necessário passá-lo para curvas, de forma a que seja possível efectuar os procedimentos seguintes. Para tal clica-se com o botão direito do rato no objecto, e escolhe-se a opção “criar contornos”. Após este passo o texto passa a não ser editável, porque não é interpretado mais como um conjunto de caracteres, mas sim por um conjunto de curvas que formam um objecto.

objecto inicial

3) Necessitamos de efectuar ainda outro passo intermédio, de forma a que o degradê (ou gradiente) criado à posteriori aplicado uniformemente a todo o texto, e não letra a letra. Assim, no menu “Objecto”, deverá seleccionar-se “Caminho composto” e “Criar”. Desta forma o Illustrator passa a interpretar os 3 objectos diferentes (correspondentes aos caracteres “AH!”) como sendo um caminho composto. Ou seja ao criar um efeito irá ter em conta esses 3 objectos simultaneamente.
caminho composto

4) Após este efeito apenas é visível o caminho do objecto, e já se pode aplicar o degradê propriamente dito. Para tal clica-se no ícone gradiente, como mostrado abaixo.

degradê ou gradiente

5) No nosso exemplo iremos considerar um degradê laranja/vermelho. Basta ajustar as cores na janela gradiente, e já está.

gradiente illustrator

Este efeito foi fácil e rápido de criar. Será que um degradê que simule o efeito dourado será assim tão fácil? É o que está prestes a descobrir!

Como utilizar degradês para fazer efeitos dourados no Illustrator?

1) Tendo como base o degradê criado anteriormente, vamos alterar apenas o número e a tonalidade das cores constituintes do gradiente. Para criar uma nova cor basta clicar na barra colorida da janela “Gradiente”. As cores usadas neste exemplo estão identificadas na imagem abaixo.

degradê dourado

2) Já temos um degradê dourado! Mas está demasiado simples e pouco realista. Embora não seja o propósito deste turorial, serão dadas algumas dicas muito breves como tornar um efeito dourado o mais real possível.

Comecemos por acrescentar um contorno em dourado. Clica-se na cor do contorno, e de seguida clica-se no ícone gradiente.

contorno objecto degradê

3) Para simular mais brilho iremos usar a “Ferramenta Clarão” (que se encontra junto à ferramenta rectângulo, elipse, etc.). Criamos vários “clarões” sobrepostos ao objecto dourado, simulando a incidência de brilho. É conveniente usar a opacidade entre 20 e 50% para estes objectos criados.

degradê com brilho

4) Voilá! Temos o nosso degradê dourado concluído, com algumas dicas extra à mistura.

E o efeito prateado, é possível?

A partir do efeito dourado, é muito fácil criar o efeito prateado. Basta seguir as indicações abaixo.

1) Selecciona-se apenas o objecto com degradê (atenção para não seleccionar as camadas com os “clarões”) e volta-se à janela “Gradiente”. Aqui clica-se em cada cor (uma por uma), e efectua-se o seguinte procedimento: clica-se no ícone na subjanela, no canto superior direito (como ilustrado na imagem abaixo), e escolhe-se a opção “Escala de tons de cinza”.

Isto seria também possível com a ferramenta “Recolorir Arte“, já aqui apresentada anteriormente.

gradiente dourado prateado

2) Obtemos assim o nosso efeito em prateado.

gradiente prateado

Esperemos que tenha gostado deste tutorial, e que os procedimentos aqui apresentados lhe sejam úteis. Saiba que pode consultar os melhores tutoriais de Illustrator no nosso blog, com disponíveis gratuitamente. Em caso de dúvidas, questões ou sugestões, contacte-nos, e teremos todo o gosto em ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade