A automação de tarefas no Adobe Illustrator é uma prática que pode poupar muito tempo e esforço, especialmente em projetos que envolvem elementos repetitivos ou complexos. Um exemplo prático é a criação de polígonos, que podem variar em número de lados e tamanho. Em vez de desenhar manualmente cada polígono, podemos utilizar um script em JavaScript para criar esses elementos de forma rápida e precisa. Neste artigo, vamos explorar um script que solicita ao usuário o número de lados e a dimensão do polígono, e então desenha o polígono no documento atual.

Como criar um script de criação de polígonos no adobe Illustrator

Código do Script para a Criação de Polígonos no Adobe Illustrator

Aqui está o código completo do script para criar polígonos no Adobe Illustrator:

#target illustrator

function createPolygon() {
// Solicitar ao usuário o número de lados do polígono
var numLados = prompt("Digite o número de lados do polígono:", "5");
if (numLados === null) {
return; // Saia se o usuário cancelar o prompt
}
numLados = parseInt(numLados);

// Solicitar ao usuário a dimensão (raio) do polígono
var raio = prompt("Digite a dimensão (raio) do polígono:", "100");
if (raio === null) {
return; // Saia se o usuário cancelar o prompt
}
raio = parseFloat(raio);

// Verifique se os valores são válidos
if (isNaN(numLados) || numLados < 3) {
alert("Número de lados inválido. Deve ser um inteiro maior ou igual a 3.");
return;
}
if (isNaN(raio) || raio <= 0) {
alert("Dimensão (raio) inválida. Deve ser um número maior que 0.");
return;
}

// Criar um novo documento
var doc = app.documents.add();

// Criar uma nova camada para o polígono
var layer = doc.layers.add();
layer.name = "Polígono";

// Calcular os vértices do polígono
var centerX = doc.width / 2;
var centerY = doc.height / 2;
var angleStep = 360 / numLados;
var vertices = [];

for (var i = 0; i < numLados; i++) {
var angle = (angleStep * i) * (Math.PI / 180);
var x = centerX + raio * Math.cos(angle);
var y = centerY + raio * Math.sin(angle);
vertices.push([x, y]);
}

// Criar o caminho do polígono
var polygonPath = layer.pathItems.add();
polygonPath.setEntirePath(vertices);

// Fechar o caminho
polygonPath.closed = true;

// Definir a aparência do polígono
polygonPath.stroked = true;
polygonPath.strokeWidth = 2;
var black = new RGBColor();
black.red = 0;
black.green = 0;
black.blue = 0;
polygonPath.strokeColor = black;

polygonPath.filled = true;
var fillColor = new RGBColor();
fillColor.red = 255;
fillColor.green = 255;
fillColor.blue = 0;
polygonPath.fillColor = fillColor;
}

createPolygon();

O que este script faz?

Solicitação de Dados ao Utilizador:

var numLados = prompt("Digite o número de lados do polígono:", "5");
var raio = prompt("Digite a dimensão (raio) do polígono:", "100");
O script utiliza a função prompt para solicitar ao utilizador o número de lados e a dimensão (raio) do polígono. Se o utilizador cancelar qualquer um dos prompts, o script simplesmente termina.

Validação de Dados:

if (isNaN(numLados) || numLados < 3) {
alert("Número de lados inválido. Deve ser um inteiro maior ou igual a 3.");
return;
}
if (isNaN(raio) || raio <= 0) {
alert("Dimensão (raio) inválida. Deve ser um número maior que 0.");
return;
}

O script valida as entradas para garantir que o número de lados é um inteiro maior ou igual a 3 e que a dimensão é um número positivo. Se as entradas forem inválidas, uma mensagem de erro é exibida e o script é encerrado.

Criação do Documento e Camada:

var doc = app.documents.add();
var layer = doc.layers.add();
layer.name = "Polígono";

Um novo documento e uma nova camada são criados no Adobe Illustrator. A camada é nomeada como “Polígono” para facilitar a identificação.

Cálculo dos Vértices:

var centerX = doc.width / 2;
var centerY = doc.height / 2;
var angleStep = 360 / numLados;
var vertices = [];

for (var i = 0; i < numLados; i++) {
    var angle = (angleStep * i) * (Math.PI / 180);
    var x = centerX + raio * Math.cos(angle);
    var y = centerY + raio * Math.sin(angle);
    vertices.push([x, y]);
}
O script calcula os vértices do polígono. A cada iteração do loop, ele determina a posição de um vértice baseado no ângulo e no raio, e armazena as coordenadas no array vertices.

Desenho do Polígono:

var polygonPath = layer.pathItems.add();
polygonPath.setEntirePath(vertices);
polygonPath.closed = true;

m caminho que representa o polígono é criado usando as coordenadas armazenadas. O caminho é fechado para formar o polígono.

Definição da Aparência:

polygonPath.stroked = true;
polygonPath.strokeWidth = 2;
var black = new RGBColor();
black.red = 0;
black.green = 0;
black.blue = 0;
polygonPath.strokeColor = black;

polygonPath.filled = true;
var fillColor = new RGBColor();
fillColor.red = 255;
fillColor.green = 255;
fillColor.blue = 0;
polygonPath.fillColor = fillColor;

O script define a aparência do polígono, aplicando um contorno preto e um preenchimento amarelo.

Conclusão

Automatizar a criação de polígonos no Adobe Illustrator com este script pode poupar muito tempo, especialmente em projetos que exigem muitos elementos geométricos. Este script não só facilita a criação rápida e precisa de polígonos, como também garante consistência nos seus designs. Com um pouco de conhecimento em JavaScript, pode adaptar e expandir este script para atender a necessidades específicas, melhorando ainda mais o seu fluxo de trabalho no Illustrator.
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