Qual a diferença entre Photoshop e Illustrator?

Aprender design gráfico pode ser uma longa e entusiasmaste caminhada. Uma aprendizagem constante de modas e tendências. Se está a dar os primeiros passos no mundo do design, já se deve ter interrogado porque existem vários programas da Adobe dedicados à manipulação gráfica – Photoshop e Illustrator (já para não falar do Indesign).

Isto acontece porque servem propósitos diferentes. E você pergunta, “design não é tudo a mesma coisa?”.

Bem, não necessariamente. Mas não se preocupe, nós explicamos a seguir.

Photoshop e Illustrator

A principal diferença entre o Photoshop e Illustrator, é a forma como as imagens são interpretadas pelo software. Enquanto o Illustrator se destina ao desenho vectorial, o Photoshop foi criado para manipular píxeis de imagens.

O que é desenho vectorial?

Desenho vectorial é um conjunto de formas, pontos e curvas, que pode ser aumentado indefinidamente sem perder a qualidade gráfica. O software não entenderá o desenho como um conjunto de píxeis, mas sim como várias equações matemáticas.

Na imagem abaixo é ilustrada esta definição com base num logotipo exemplo. Ao aumentarmos a imagem em Photoshop (coluna da direita), é notória a pixelização da imagem. Quanto maior o aumento da imagem, mais evidente se torna.

Por outro lado, aplicando esse mesmo aumento num ficheiro vectorial, no Illustrator, a imagem mantém sempre bem definida a sua forma.

 

Então porque ainda se usa o Photoshop?

Apesar do Illustrator ser bastante popular, o Photoshop é o mais indicados para edição de fotografias. Raras são as capas de revista que não recorrem à sua “magia”. Com ele é possível remover desde a celulite mais incomodativa das modelos, à criação de efeitos surrealistas.

Não existe uma ferramenta que deva escolher em detrimento de outra. Deve tirar proveito das capacidades de cada uma para o trabalho em questão.

Quando usar o Illustrator?

O Illustrator será o mais indicado para criação de logotipos, imagem corporativa, cartões de visita, flyers, banners, e a maioria dos trabalhos de arte gráficas. Pode no entanto, ser usado conjuntamente com o Photoshop, caso seja necessária a manipulação de imagens.

Quando usar o Photoshop?

Em tudo o que esteja relacionado com edição de fotografias, desde efeitos, remoção de objectos a recorte de fundo, por exemplo.

Curiosidades:

Adobe Illustrator

  • O Adobe Illustrator foi lançado em 1987, e destinava-se exclusivamente aos computadores Mac.
  • A primeira versão do Illustrator era monocromática.

Adobe Photoshop

  • O Photoshop foi desenvolvido por Thomas Knoll (estudante de doutoramento), e o seu irmão John Knoll. Inicialmente destinava-se a manipular imagens de digitalizações, e não fotografias.
  • O nome original não era Photoshop, mas sim ImagePro.
  • A 2ª fotografia mais cara do mundo (intitulada Rhein II), vendida por 4,3 milhões de dólares (qualquer coisa como 3,8 milhões de euros), foi manipulada com Photoshop, de forma a alterar a paisagem completamente.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade