Se está em dúvida sobre qual software de design gráfico utilizar, o Illustrator ou o Canva, então venha daí, este artigo é para si. Vamos detalhar as vantagens e desvantagens de cada opção, assim como indicar qual o melhor para o seu si.

O que é o Canva?

O Canva é um serviço de criação de design gráfico, em que todo o processo é realizado no browser, não sendo necessário a instalação de software. Fundado em 2013 por Melanie Perkins, esta plataforma popularizou-se bastante nos últimos anos, e conta actualmente com cerca de 30 milhões de utilizadores em todo o mundo.

O que é o Adobe Illustrator?

O Illustrator é um software design gráfico, criado pela Adobe em 1987. Permite criar todos os elementos e composições gráficas de raíz. É um software de design gráfico vectorial, direccionado para o sector profissional.

illustrator vs canva qual a melhor opção

Illustrator vs Canva: vantagens e desvantagens

1. Rapidez e Versatilidade

O Canva dispõe de modelos predefinidos que permitem criar um design simples mais rapidamente. Por exemplo, se pretende fazer o design de um cartão de visita no Canva, escolhe um modelo, altera os dados, e já está. Embora seja uma forma rápida de criar um design, acaba por ter outros problemas, já explorados noutro artigo. A falta de autenticidade do design, podendo mesmo encontrar outra empresa com cartões de visita iguais.

O Adobe Illustrator é uma ferramenta profissional, desenhada para profissionais. Embora seja possível importar modelos predefinidos, a génese do Adobe Illustrator está no desenho vectorial. Ou seja, é uma ferramenta capaz de desenhar de raiz qualquer elemento gráfico. É uma opção extremamente versátil, mas que não é tão intuitiva e fácil de usar como o Canva.

2. Ambiente de criação

Com o Illustrator pode criar o seu design em qualquer lugar, mesmo sem acesso à Internet. Ou seja, é um software que se instala localmente em cada computador.

Por outro lado, o Canva é um serviço online, que corre no browser, e não implica a instação de software no computador. No entanto, é sempre necessária uma ligação à internet, caso contrário não funcionará.

3. Exportação de ficheiros

No Canva pode exportar a arte final nos formatos Png, Jpg e Pdf, sem qualquer tipo de parametrização relativamente à resolução, modo e perfil de cor.

O Adobe Illustrator é uma ferramenta profissional de design gráfico, tem bastantes mais opções, inclusivamente no que respeita aos perfis de cor, resolução das imagens contidas na arte gráfica, pranchetas a exportar, entre muitas outras opções. Se não souber como, aprenda a exportar ficheiros em alta resolução no Illustrator.

4. Preço

O Canva tem uma versão gratuita, com limitações nos modelos e imagens que podem ser usadas e exportadas sem marca de água. Já o Adobe Illustrator dá a possibilidade de usufruir de um período experimental de 30 dias, gratuitamente, sendo que depois desse período o preço cobrado é de 24,59€/mês.

 

Em suma, o Adobe Illustrator é uma excelente ferramenta de design gráfico para profissionais. É versátil e tem uma vasta gama de ferramentas que permitem criar praticamente qualquer arte gráfica.

O Canva é um serviço online, onde é possível criar artes simples, de forma rápida, mas pouco personalizadas. No fundo os elementos gráficos não são criados de raiz. O design é criado a partir de modelos predefinidos.

Depois de criada arte gráfica é tempo de produção. Para isso pode contar com a Webnial Gráfica Online, especialista na impressão de qualidade e a preços baixos. Pode efectuar directamente encomendas no nosso site, ou em alternativa, contactar-nos a solicitar um orçamento personalizado, por email, telefone (chamada gratuita) ou pelo chat.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade