A maioria dos designers gráficos têm, muito provavelmente, uma seleção de sites de vetores grátis guardados na barra de marcadores do browser. Encontrar o vetor perfeito pode salvar um design, mas encontrar o melhor site de vetores grátis pode ser uma tarefa bastante mais difícil.

Melhores vetores gratis

De forma a descomplicar esta escolha visitámos dezenas de sites de vetores, e apresentamos neste artigo os 4 melhores. De entre os critérios de seleção foi considerada a qualidade das imagens numa perspectiva de design, quantidade de vetores grátis disponíveis e limitações impostas. Se alguns sites optam por bloquear o número de descarregamentos diários, outros implicam uma espera de alguns segundos para que o utilizador consiga obter o ficheiro. Em cada site existe também uma política de licenças que, em alguns casos, impede o uso desses vetores grátis para uso comercial.

O que são vetores?

Vetores são imagens que não perdem resolução quando redimensionadas para quaisquer tamanhos, pois não são constituídas por píxeis (pontos) como as imagens raster. Quando se faz uma ampliação no tipo raster, os píxeis da imagem não se multiplicam, ou seja, esses pontos tornam-se maiores para ocupar a área alargada, o que cria uma imagem pixelizada (aspecto de mosaico). Nos vetores isso não acontece, pois estes são constituídos por linhas, curvas e formas. Através de cálculos matemáticos feitos por softwares, como o Adobe Illustrator, Corel Draw or Inkscape todos os elementos da imagem são adaptados a qualquer escala sem que se perca informação.

 

Melhores sites de vetores grátis

4 – VectorStock

Vectorstock

Em quarto lugar da nossa lista está o VectorStock. Com mais de 330 mil ficheiros vetoriais gratuitos (para além de mais de 15 milhões não gratuitos), disponíveis para descarregamento.

O vectorStock ganha destaque relativamente à quantidade de vetores disponíveis. No que respeita ao design é razoável, sendo que as melhores imagens estão apenas disponíveis para utilizadores com subscrição paga.

Este site vale principalmente para vetores muito específicos, que não existem noutros sites. Por exemplo, caso faça uma pesquisa sobre “Lisboa” irá encontrar mais de 300 resultados.

Em termos de desvantagem, a única grande deste site, quando comparado com os outros do nosso top 5, é o facto de os vetores grátis não permitirem o uso dos vetores para qualquer tipo de uso comercial. Ou seja, na prática tem acesso ao ficheiro, mas legalmente não pode ser usado por um designer gráfico que cobre pelo serviço, a menos que este disponha de uma subscrição paga, ou então adquira as imagens individualmente.

3 – Vecteezy

Vecteezy

Todos os dias, milhares de vetores chegam ao Vecteezy. Entre imagens premium (que podem ser adquiridas consoante uma subscrição paga) e imagem gratuitas, este site não só se destaca pela quantidade como pela qualidade do seu conteúdo.

Este site, ao contrário dos restantes concorrentes aqui apresentados, possui uma particular desvantagem: impõe um tempo de espera de 5 segundos antes do início do descarregamento. É possível contornar esta limitação com a criação de uma gratuita e, assim, poderá descarregar os ficheiros instantaneamente.

Um dos grandes inconvenientes de sites de vetores, é não possuirem uma opção para escolher apenas imagens gratuitas. Ou seja, quando faz uma pesquisa no site irão aparecer tanto os vetores gratuitos como os vetores pagos. Isso não acontece com o Vecteezy. É possível filtrar os resultados somente por imagens gratuitas, o que permite encontrar mais rápida e facilmente o vetor que pretende.

2 – Vexels

Vexels

A abrir o pódio temos o site Vexels, um banco de imagens, que possui uma colecção de mais de 200 mil vetores distribuídos por mais de 64 categorias. Contudo, restringe a utilização das imagens grátis apenas para o uso pessoal, educacional e editorial.

Para uso comercial, o designer deverá efectuar a aquisição de cada imagem por 5$, ou em alternativa poderá optar por um plano pago por 9,99$.

Este site vale principalmente pela quantidade e qualidade das imagens. Peca apenas pela restrição legal de não utilização dos vetores para fins comerciais.

1 – Freepik

Freepik - melhor site de vetores grátis

Da nossa seleção de melhores sites de vetores, destaca-se com distinção o Freepik. Criado em 2010, conta com mais de 4 milhões de imagens. Destas  mais de 689 mil são imagens vetoriais gratuitas, tanto para uso pessoal como comercial.

Conta no entanto com algumas restrições no número de descarregamentos diários. Para utilizadores que não estejam registados no site podem efectuar 5 descaramentos por dia, enquanto que os utilizadores com registo (gratuito) poderão efectuar até 30 descarregamentos diários.

A subscrição paga liberta a limitação do número de descarregamentos, e permite o acesso a todas as imagens disponíveis no site. O custo 9,90€/mês ou para subscrições anuais 94,80€/ano.

 

Resumo dos melhores sites de vetor grátis

O Freepik acaba por tomar vantagem pela quantidade e qualidade das imagens, e uma vez que disponibiliza vetores com licença comercial, de forma gratuita. Em determinados casos pode ser conveniente pesquisar nestes 4 sites, nomeadamente quando se pretende um vetor muito específico. Caso pesquise “Lisboa”, por exemplo, em todos os sites, obterá diferentes resultados, o que será vantajoso uma vez que aumenta o leque de escolha.

Sites de vetores grátis

Se gostou deste artigo, poderá também interessar-lhe os 3 melhores bancos de imagens pagos. Se tem dúvidas ou sugestões contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade