Se já pensou em criar um logotipo que transmita um duplo significado e que cause um impacto forte no consumidor mas nunca conseguiu o design certo este artigo é para si. A criação de um logotipo é dos passos mais importantes na criação de uma marca, e para o fazer é necessário saber exatamente a mensagem que quer transmitir ao seu público alvo. Com o uso do espaço negativo no design do seu logotipo pode conseguir aquele toque inesquecível que qualquer marca necessita.
O que é o espaço negativo no design de logotipos?
O conceito de espaço negativo é bastante usado no design gráfico e de certo que já se deparou com vários logotipos que adotam este conceito. O significado de espaço negativo é o espaço em branco ou espaço vazio em torno de uma imagem ou objecto gráfico. No design pode utilizar esse espaço de forma criativa e criar uma segunda imagem, de forma a atribuir um significado escondido ao seu logotipo.
Esta estratégia de sucesso contribui bastante para despertar uma curiosidade no seu consumidor que irá tentar identificar a segunda imagem e decifrar o seu significado em relação à sua marca. Desta maneira o seu logotipo irá conquistar a atenção de potenciais clientes e sem dúvida que não se irão esquecer facilmente da representação visual da sua marca.
5 Exemplos de espaço negativo no design de logotipos
Estes logotipos utilizam o espaço negativo no seu design de forma inteligente e criativa, de forma a reflectir os valores e significado da marca.
1) Pencil (Lápis)
No logotipo da Pencil conseguimos identificar um lápis pela junção da letra “I” e a letra “L” e a adição de um triângulo na parte inferior da palavra, o espaço negativo foi aproveitado para formar o corpo do lápis, adotando o significado do nome da marca de forma simples e eficaz.
2) Pelican (Pelicano)
A marca Pelican optou por um logotipo minimalista, com a forma da letra “P” criada livremente e ocupando o espaço negativo no interior podemos identificar a silhueta de um pelicano. Uma forma inteligente de manter o logotipo simples, mas impactante.
3) Artpeak (Pico/Cume da Arte)
No caso da Artpeak é fácil identificar o topo de uma montanha no seu logotipo, no entanto quando nos focamos na imagem geral conseguimos observar que o espaço negativo entre os objetos de baixo conectam ao topo da montanha e essa combinação forma um lápis, dando o significado da marca (em tradução livre “pico da arte”) também ao logotipo.
4) Elefont (Elefante + Fonte de letra)
Quando observamos o logotipo da Elefont vemos a forma da letra “E” em minúscula, sendo a primeira letra do nome da marca, contudo, ao mudar a atenção para o espaço negativo do interior conseguimos também visualizar a forma da tromba de um elefante, obtendo assim as duas palavras que conjugam o nome da marca.
5) VinoPiano (Vinho + Piano)
Neste logotipo o espaço negativo foi utilizado para combinar as imagens relacionadas com as duas palavras que compõem o nome da marca “VinoPiano”, o objeto que simboliza três copos lado a lado também forma as teclas de um piano no espaço negativo em redor, dando um resultado elegante e criativo.
É difícil por vezes conseguir criar um logotipo que identifique a sua marca de maneira autêntica e que ao mesmo tempo consiga demonstrar uma imagem única, neste artigo pode ver vários exemplos para um bom logotipo, seja com o espaço negativo em redor no nome ou letra que esteja relacionada com a sua marca ou então, o oposto, criando um objeto que dê significado à sua marca e depois, em redor do objecto e usando o espaço negativo consiga formar uma palavra para o seu logotipo.
Entre em contacto com a Webnial Gráfica Online se pretende um logotipo inesquecível para a sua empresa. Se pretende imprimir as suas peças gráficas pode efectuar a sua no nosso site, ou entrar em contacto connosco para obter um orçamento.