Cores de logotipos e o seu significado
O logotipo é primeiro e o elemento mais importante na identidade visual de uma empresa. Este deve ser simples, impactante e único, de forma a que quem o vê não se esqueça mais dele.
Todas as marcas e empresas têm um. Não só identifica a empresa, mas também reflecte a “personalidade” desta. Se se trata de uma empresa moderna ou mais conservadora, mais divertida ou sóbria, está tudo lá, no logotipo.
Um dos elementos fundamentais do logotipo é a cor. Estudos demonstram que a decisão de compra é influenciada pela cor, mesmo que emocional e subconscientemente. Isto significa que criar um logotipo com a cor errada pode ter impacto nas vendas da empresa. Há quem diga que é mito, e quem jure que é verdade. Nós preferimos jogar pelo seguro e deixamos abaixo o significado de cada uma, e a psicologia envolvida.
Amarelo
A cor amarela é quente, brilhante, alegre e positiva. Faz lembrar o sol, flores e ouro. A principal mensagem que passa é optimismo e felicidade. Normalmente tem um papel secundário nos logotipos por ser uma cor demasiado clara, difícil de sobressair quando usada isoladamente. É por isso usada em conjunto com outras cores, como o vermelho, azul e verde.
Laranja
Laranja é uma cor divertida, e energética. É a combinação perfeita para a criação de logotipo descontraído, moderno e brincalhão. Por outro lado significa criatividade, inovação.
Roxo
O Roxo é a cor da realeza, nobreza e luxo. É a cor ideal para mostrar extravagância, credibilidade e inteligência em simultâneo. É também uma cor relacionada com espiritualidade e relaxamento.
Vermelho
Vermelho evoca emoções fortes e entusiasmo, e pode representar uma gama variada de emoções desde raiva a paixão. É a cor ideal para chamar a atenção e para dar nas vistas.
É amplamente usada, desde a indústria petrolífera às marcas de brinquedos.
Verde
O verde é a cor da natureza, crescimento e pacificidade. É usualmente associada a harmonia, frescura, segurança e ambiente. É principalmente usada na industria agrícola, reciclagem e energia.
Castanho
O castanho é uma cor neutra, representa a fiabilidade, confiança e independência. Está bastante ligada à industria agrícola, vinícola, escritórios de advogados e restauração.
Azul
O azul representa profissionalismo, confiança, autoridade e lealdade. É usada sobretudo no sector farmacêutico, financeiro, e software, onde a credibilidade são factores chave na decisão do cliente.
Cinza
O cinza é uma cor neutra, que transmite sobriedade e exclusividade. Não admira ser a cor preferida das industria automóvel.
Imagine um mundo onde todos os logotipos seriam a preto e branco. Seria meio aborrecido, não?
A cor, nos logotipos, desempenha um papel psicológico muito importante, uma vez que influencia a percepção sobre determinada marca. A escolha da cor para um determinado logotipo não deve ser feita de forma leviana, mas sim tendo em conta o perfil da empresa, e o que pretende valorizar.
Sabia a Webnial Gráfica Online dispõe de uma equipa de designers que podem ajudar na criação do logotipo para a sua empresa? Caso possamos ajudar não hesite em nos contactar. Respondemos a todos os pedidos no prazo máximo de 24 horas.