Adicionar sombras a uma determinada peça gráfica da forma correcta, acaba por fazer toda a diferença. Não só para criar dimensão aos objectos, mas também para dar um sentido mais realístico às imagens. É comum este tipo de efeitos ser realizado no Photoshop. No entanto, em objectos vectoriais torna-se mais prática a edição directa no Illustrator.

Neste tutorial iremos apresentar passo a passo como realizar sombras projectadas não de uma, não de duas, mas sim de três formas diferentes.

3 formas de criar sombras no illustrator

É essencial  relembrar que a sombra não existe sem luz. É ela que dá forma à sombra, sendo o processo de criar uma sombra projectada um exercício de imaginação e criatividade. Mas com criatividade e domínio de algumas ferramentas do Illustrator, o resultado será fantástico.

Efeito sombra padrão

Comecemos então pelo efeito mais fácil e rápido de criar: a sombra padrão do Illustrator. Este efeito simula uma sombra sobreposta ao objecto. É a opção mais fácil e prática, ideal quando se pretende criar uma sombra sem perder muito tempo com isso.

Efeito sombra padrão

Como criar uma sombra padrão?

1) Em primeiro lugar é necessário criar o objecto ao qual se pretende criar a sombra.

objecto Illustrator

2) De seguida no Menu “Efeito” escolher “Estilizar” e de seguida “Sombra…”.

Efeito Estilizar sombra

3) Surgirá uma pequena janela com os parâmetros da sombra. Nomeadamente a opacidade, o deslocamento relativamente ao objectivo original, e o desfoque.

Desfoque sombra

4) Caso seleccione a opção “Visualizar” é possível verificar as alterações que cada parâmetro produz automaticamente. Depois de ficar como pretende, basta clicar em “OK”.

5) À posteri é possível alterar o efeito. Para tal basta que no Menu “Janela” seleccione a opção “Aparência”. Surgirá uma janela com os vários efeitos aplicados a esse objecto. Se clicar em “Sombra” irá aparecer novamente a janela anterior.

Aparência Illustrator

6) Será possível reparametrizar as opções da sombra. Assim que estiverem concluídas as alterações basta clicar em “OK”. 

Sombra deslocamento

 

Efeito sombra através de uma camada separada

É também possível criar uma sombra manualmente, sem recorrer ao efeito padrão do Illustrator. O processo é simples, embora não rápido como o mencionado anteriormente. Permite uma maior flexibilidade, uma vez que é possível simular letras na posição vertical, ou letras suspensas no ar. Esta sombra é bastante útil para dar um sentido de dimensão aos objectos. Uma simples sombra consegue mudar totalmente a percepção que temos da imagem.

Efeito sombra por camada

Como criar uma sombra através de uma camada?

1) Em primeiro lugar, cria-se uma cópia do objecto original, e posiciona-se abaixo deste.

Copiar objecto Illustrator

2) Achata-se ligeiramente a sua altura, e aplica-se um contorno (neste exemplo de 20pt) da mesma cor que o objecto.

Achatar objecto

3) De seguida, no Menu “Efeito”, em “Estilizar” clicar em “Difusão”.

Efeito Estilizar Difusão

4) Surgirá uma janela para parametrizar o efeito de difusão, que consiste em suavizar os limites do objecto. Neste exemplo o raio de difusão aplicado foi de 20px.

Resultado de difusão

5) De seguida a sombra poderá ser deslocada para criar a sensação de dimensão pretendida.

Efeito de sombra por camadas

Efeito sombra por arrasto

Esta é a sombra mais complexa, mas também aquela que dá um sentido mais realístico à imagem apesar de ser criada para outras aplicações, como criação de sombras em flat design.

Neste tipo de sombra o procedimento apesar de simples implica um maior cuidado a nível de parametrização, como de processamento computacional. Isto significa que é um processo que poderá demorar alguns segundos, ou mesmo alguns minutos a concluir dependendo da complexidade do objecto original e tamanho da sombra.

Efeito sombra por arrasto

Como criar uma sombra por arrasto?

1) Em primeiro lugar cria-se uma cópia do objecto original.

Copiar objectos no Illustrator

2) De seguida enviamos coloca-se essa cópia atrás do objecto original. Note que este passo é importante para criar a sombra correctamente, caso contrário poderá gerar resultados indesejados. Para tal clicar com o botão direito do rato, na opção “Organizar” seleccionar “Enviar para trás”.

Organizar enviar para trás

3) Seleccionar os 2 objectos (original e cópia), e no Menu “Objecto”, escolher “Mesclar” e “Opções de Mesclagem…”.

Objecto Mesclar Opções de Mesclagem

4) Surgirá uma janela, com a parametrização da mesclagem pretendida. Neste exemplo foi escolhida uma distância entre objectos de 1px. O que na maioria dos casos é suficiente. Se se pretender imprimir em grande formato (lonas, roll-ups, banners, etc), em que a resolução necessite de ser superior, então é recomendável diminuir a distância entre objectos para um valor inferior a 0,25px. Quanto menor for este valor, mais tempo irá demorar a criar o efeito. Clicar em “OK”.

Espaçamento mesclagem

5) Novamente no Menu “Objecto”, em “Mesclar” escolher “Criar”.

Criar mesclagem

6) Aguardar até o Illustrator processar a mesclagem.sombra flat design

 

7) Copiar o objecto original, na cor branca (ou noutra cor à escolha), e sobrepor na imagem resultado do ponto anterior.

Sombra por arrasto

8) Concluímos agora a nossa primeira sombra por arrasto. É desta forma que podem ser criadas sombras para flat design. Mas ainda é lhe é possível dar um cunho mais realístico. Para tal basta seleccionar o objecto cópia (duplo clique na sombra, e clique sobre o objecto cópia), e alterar a cor para branco. O resultado é uma sombra por arrasto a desvanescer.

perspectiva sombra

9) É possível também alterar a perspectiva da sombra, basta mover o objecto cópia, ou mesmo redimensioná-lo, as opções são ilimitadas.

sombra por arrasto a desvanescer

Gostou deste artigo? Caso tenha interesse noutros tutoriais de Adobe Illustrator, poderá interessar-lhe como recortar imagens, como vectorizar logotipos, ou mesmo como alterar as cores em degradês complexos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade