O Adobe Illustrator é sem dúvida um programa de design gráfico poderoso. Não só pela sua versatilidade, mas também pelo conjunto de ferramentas que coloca à disposição, permitindo assim realizar tarefas complexas em meia dúzia de cliques.

Neste tutorial iremos mostrar como recolorir vectores. Quando pensamos em mudar a cor a uma imagem, automaticamente nos vem à cabeça clicar em cada elemento, e alterar a cor individualmente. Se isto resolve o problema? Quando se pretende alterar a cor de um ou dois elementos é a forma mais correcta de o fazer.

Imagine agora que estamos a trabalhar numa arte mais complexa, em que existem vários elementos da mesma cor. Recolorir no Illustrator com a ferramenta “Preenchimento” pode se revelar uma tarefa ineficiente e morosa.

como recolorir arte no Illustrator

Mas como “para grandes males grandes remédios” o Illustrator dispõe de uma ferramenta chamada de Recolorir Arte, que torna esta tarefa bastante mais fácil e rápida.

Recolorir arte no Illustrator

A seguir apresentamos o tutorial pormenorizado de como alterar a cor das imagens em vários elementos vectoriais em simultâneo. De forma a ficar claro o procedimento, iremos começar com um exemplo muito simples, onde iremos recolorir apenas 4 cores. À posteriori iremos mostrar como recolorir artes em elementos mais complexos.

1) Elementos a recolorir

Em primeiro lugar será necessário seleccionar os elementos da arte gráfica que se pretende visualizar na próxima fase. Caso não seja seleccionada nenhuma camada, então não será possível prosseguir.

seleccionar camadas

2) Abrir ferramenta Recolorir Arte

Para abrir a ferramenta Recolorir Arte deveremos aceder ao menu “Editar”, “Editar Cores”, e de seguida “Recolorir Arte…”.

Passos para abrir janela Recolorir arte

3) Alterar cores

Na janela Recolorir Arte são apresentadas à esquerda as cores actuais, e à direita as novas cores.

Recolorir arte janela

A alteração de cores pode ser efectuada de forma automática, através das paletas predefinidas (no canto superior esquerdo da janela), ou então de forma manual (canto inferior esquerdo).

Neste exemplo temos 15 cores, que correspondem a todas as camadas. Como existem algumas cores muito semelhantes torna-se difícil identificá-las no desenho. É possível proceder à identificação das cores individualmente como demonstrado na imagem abaixo. Ao clicar no ícone indicado, toda a imagem fica em modo de marca de água, com excepção daquela camada em particular.

Identificar cor na imagem

 

É também possível reorganizar todas as cores em simultâneo, ao clicar em “Editar”, no caso superior esquerdo, como demonstrado na imagem abaixo. Esta funcionalidade é bastante útil em algumas situações, como aprofundaremos mais adiante.

Editar cores

3) Salvar alterações e já está

Caso pretenda efectuar futuras alterações, é conveniente guardar esta configuração de cores. Para isso basta identificar a paleta com um nome, e clicar em “OK”. Irá surgir uma janela a confirmar se pretende guardar as alterações, e já está!

Salvar alterações no grupo de amostras

O resultado final é o apresentado abaixo. Sem estar a seleccionar as camadas individualmente, foram alteradas 4 cores em tonalidade de azul, para tonalidade vermelho.

Antes e depois de mudar a cor

Recolorir degradês

O exemplo anterior era relativamente simples, e o mais indicado para fazer uma abordagem introdutória.

Acontece, no entanto, que a plena utilidade desta ferramenta se torna evidente para artes mais complexas, com dezenas ou centenas de elementos a recolorir.

Para demonstrar todo o potencial e simplicidade desta ferramenta consideremos agora a imagem abaixo. Trata-se de um conjunto de vectores, num degradê em malha, de forma a simular um laço tridimensional.

Recolorir degradês

Vamos lá alterar a cor a este laço. Já imaginou o trabalho que dá a recolorir cada ponto? Felizmente podemos contar com a ferramenta Recolorir arte, e com um pequeno truque que fará toda a diferença.

recolorir arte degradês

Abrindo a janela Recolorir arte, e clicando em “Editar”, é possível alterar todas as cores simultaneamente, mantendo a proporcionalidade do tom. Ou seja, alteramos as cores de vermelho para verde, mas as que são vermelho escuro passarão a verde escuro, e as que são vermelho mais claro passarão a verde mais claro.

Para tal basta clicar no ícone “Vincular cores”, clicar no espectro de cores e rodar (como indicado na imagem). O resultado será o apresentado abaixo.

Antes de depois de mudar a cor de degradês Gostou desde tutorial? Temos mais para si, desde como vetorizar logotipos no Illustrator, como recortar imagens no Illustrator, e como converter ficheiro com extensão Illustrator (.AI), em PDF. Esclarecemos também as suas dúvidas, desde qual a diferença entre o Illustrator e Photoshop, ou simplesmente qual a diferença entre RGB e CMYK.

Se tem outras dúvidas, sugestões, ou necessita de ajuda dos nossos designers gráficos para a criação de trabalhos que superem as expectativas, a Webnial está à sua inteira disposição!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade