Nos tempos que correm, distanciamento social e medidas de contenção do novo coronovirus, são sem dúvida temas em voga. O que não esperávamos é de ver marcas a alterar os seus logótipos para promoverem isso mesmo.

Ora, já sabemos que a Google é conhecida pelos seus logótipos temáticos ou doodles. A somar a isto, um utilizador da rede social Reddit publicou uma imagem de uma proposta para um novo Doodle, onde o logótipo possuía um maior distanciamento entre as letras, de forma a simbolizar o distanciamento entre pessoas. Na publicação o autor indicava “Se eu fosse um designer da equipa da Google, isto seria o doodle actual”

Na verdade a Google não aproveitou esta ideia, embora tenha criado vários doodles relacionados com o Covid-19.

Já algumas outras marcas aproveitaram a dica para promover esta ideia, num misto de sensibilização e marketing, criando a sua versão de logótipos Covid-19.

logotipos covid-19

McDonald’s

logotipo Mcdonalds covid-19

No caso da gigante McDonald’s os icónicos arcos dourados dividiram-se, numa alusão ao distanciamento obrigatório de prevenção de contágio pelo novo coronovírus. A mensagem foi difundida nas redes sociais e teve o cunho final da agência brasileira DPZ&T.

Coca-Cola

logotipo Coca-Cola covid-19

Já a Coca-Cola não se ficou apenas nas redes sociais, e difundiu a sua mensagem na rua, mais concretamente nos outdoors luminosos da Times Square, em Nova Iorque. O slogan foi também ele alterado para “Ficar separado é a melhor forma de permanecer ligado.”

Audi e a Volkswagen

logotipo Volkswagen covid-19

A adesão das marcas ao distanciamento social não se fica por aqui. A Audi e a Volkswagen (ambas do Grupo Volkswagen) fizeram também a sua versão de logótipos Covid-19. No caso da Audi os anéis sobrepostos deram lugar a um novo logótipo com os anéis afastados. Já no caso da volkswagen o “V” e o “W” que se unem ao centro do logótipo afastaram-se.

Mercedes-Benz

logotipo Mercedes-Benz covid-19

A Mercedes-Benz fez também a sua versão de logótipo Covid-19. Neste caso a estrela de três pontas encolheu, e distanciou-se do anel envolvente. O slogan foi também ele alterado para “obrigado por manter a distância”.

Chiquita

logotipo Chiquita covid-19

Por sua vez a marca Chiquita optou por retirar temporariamente do seu logótipo a “Miss Chiquita”, numa alusão ao isolamento social, num incentivo para as pessoas permanecerem em casa. Este foi um trabalho criativo da agência portuguesa ALICE, YoungNetwork Group.

Mercado Livre

logotipo Mercado Livre covid-19

No Brasil o site de vendas Mercado Livre alterou também temporariamente o seu logótipo. Com apertos de mão proibidos, a alternativa bem humorada é uma saudação com o cotovelo.

Jornal Público

logotipo Publico covid-19

Por terras lusas o Jornal Público aderiu também a esta campanha, e decidiu alterar temporariamente o seu logótipo. Sobre o “P”, o espaçamento entre caracteres passou a ser superior, numa alusão ao distanciamento social.

 

São tempos inéditos, em que assistimos a uma adaptação global não só social mas também a nível corporativo. As empresas têm de ser criativas ao ponto de se adaptarem à nova realidade, e saber comunicar com os seus consumidores de uma nova forma, que não estavam habituadas anteriormente. Nas últimas semanas tudo tem girado à volta da pandemia Covid-19, e estas marcas souberam aproveitar isso mesmo. Não basta comunicar a mensagem certa, o timing deverá ser também o mais oportuno. E aqui conseguiram juntar estes dois ingredientes.

Caso tenha gostado desde artigo, preparámos muitos mais para si. Desde 5 logotipos de marcas que não irá reconhecer, até tutoriais de design gráfico.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade