RGB ou CMYK Qual escolher?

Em design gráfico a cor assume um papel fundamental que para além de ajudar a identificar marcas, muitas das vezes está associada subconscientemente a determinadas reacções nos consumidores. É extremamente importante que estas sejam impressas com rigor ao idealizado, e de forma consistente nas várias peças gráficas. Imaginemos que uma determinada marca tem um logotipo em tons de azul. Então em todas as peças digitais ou impressas a cor deverá ser rigorosamente a mesma, de forma a que haja consistência na identidade visual da marca.

Assim, o processo de escolha e manipulação das cores terá uma crucial para que esta consistência exista. 

RGB ou CMYK qual escolher

Em design gráfico existem dois sistemas de cor principais, o RGB e o CMYK. Mas o que cada um deles significa e para que servem? Qual escolher? São estas e outras questões que iremos desvendar de seguida.

O que é RGB?

RGB (acrónimo de Red Green Blue – Vermelho, Verde e Azul) é um modo de cor para imagens digitais, ou seja imagens transmitidas por qualquer monitor desde televisores, computadores, smartphones, entre outros.

Trata-se de um modo de cor aditivo, em que a cor final resulta da adição das cores Vermelho, Verde e Azul em diferentes intensidades, de forma a resultar na cor pretendida.

RGB

Assim, caso todas as cores sejam sobrepostas na máxima intensidade, resultará na cor branca.

O que é CMYK?

CMYK (acrónimo de Cian, Magenta, Yellow e Key – Azul, Magenta, Amarelo e Preto) é um sistema de cores para imagens impressas, ou seja tudo que esteja relacionado com industria gráfica, desde cartões de visita, flyers, banners, lonas, entre muitos outros produtos.

Este é um sistema de cores subtractivo, também conhecido como quadricromia, e funciona exactamente ao contrário do RGB. O sistema CMYK resulta da cor que é reflectida sobre uma determinada superfície e não da luz que é directamente emitida.

CMYK

Assim, caso todas as cores sejam sobrepostas na máxima intensidade, resultará na cor preta.

Devo escolher RGB ou CMYK?

Depende. Se o trabalho tem como destino o mundo digital (brochura digital, sites, redes sociais, etc), então o formato que deverá usar é o RGB.

Por outro lado, se o objectivo é a impressão (cartões de visita, flyers, cartazes, lonas, entre outros), aí o formato mais adequado será o CMYK.

Então a cor que vejo no computador não é a mesma que a impressão?

Uma vez que o espectro de cores CMYK é inferior às do espectro RGB, haverá cores que não será possível imprimir com exactidão. Este facto é mais perceptível nas cores azul, vermelho e verde. Embora uma impressão de qualidade, em papel adequado possa minimizar esta diferença, a verdade é que a cor da imagem visualizada no computador não corresponderá com rigor à que será visualizada na peça impressa. Na imagem abaixo pode verificar à esquerda o espectro de cor RGB, e à direita o espectro de cor CMYK. É notória a diferença, principalmente para cores mais vivas.

Espectro de cor CMYK e RGB

A maioria dos softwares de design gráfico permite simular o modo de cor, o que dará uma aproximação bastante fiel ao resultado final impresso. Ou seja, a imagem que passará a visualizar na tela do computador será idêntica à que será impressa. É por isso muito importante certificar-se que prepara o ficheiro em CMYK e não RGB.

photoshop RGB e CMYK

Visualização do modo de cor RGB ou CMYK no Photoshop

Ao encomenda com a Webnial Gráfica Online todos os ficheiros são verificados gratuitamente, e é enviada uma prova gráfica do ficheiro tal como será impresso. Dessa forma não se terá de preocupar com o sistema de cores, uma vez que faremos esse trabalho por si. Caso tenha dúvidas não hesite em nos contactar, estaremos disponíveis para responder a todas as suas questões.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade