Fazer flyers ou apostar na publicidade digital? Esta é uma dúvida constante dos profissionais de marketing e quem dirige empresas e negócios, independentemente da sua dimensão.

Vivemos numa era em que a as plataformas digitais são amplamente utilizadas para promoção e divulgação de negócios. Nos últimos anos assistimos a uma transição das marcas para a era digital e para as publicidades digitais. Se inicialmente o preço destas eram baixos, devido à crescente procura (e grande disponibilidade financeira das grandes marcas), os preços aumentaram significativamente nos últimos 2 anos.

É assim cada vez mais difícil conseguir o destaque na publicidade digital devido à saturação deste mercado, principalmente para pequenas marcas. Há uma necessidade de encontrar alternativas que tragam mais clientes, e tenham uma melhor relação custo/benefício.

Graças à constante evolução da indústria gráfica, o custo da publicidade impressa reduziu significativamente nos últimos anos. Fazer flyers ficou mais barato, é mais simples e pode mesmo ser mais eficaz que a publicidade digital.

Segundo dados estatísticos, 80% das pessoas afirma que prefere ler em papel ao invés de suporte digital. Esse é também um dos factores para a publicidade impressa ter uma taxa de conversão de vendas 38% maior que a publicidade na internet.

5 dicas para fazer flyers e vender mais

No entanto, para que a publicidade impressa seja eficiente e converta em vendas, existem alguns aspectos a ter em conta. Criar flyers sem orientação alguma irá resultar muito provavelmente num retorno negativo. Isto quer dizer que o investimento que fará em publicidade será superior ao lucro originado por essa mesma publicidade.

Fazer flyers

Repare que o produto é o mesmo, o que altera é apenas a forma como o expõe ao público. Se quer descobrir como fazer flyers com a maior taxa de retorno, então está no sítio certo, e o texto abaixo é para si.

1. Defina claramente o objectivo

Ter um objectivo claro é essencial para que a estratégia publicitária resulte. Publicidade é um investimento em que o empreendedor espera obter um retorno positivo. E se o retorno não é mensurável, dificilmente saberá se atingiu ou não o objectivo inicial.

Fazer flyers - Defina claramente o objectivo

Por outro lado, é uma boa prática não complicar demasiado no que concerne à definição do objectivo. Métricas complicadas só farão com que perca tempo e desvie o seu foco principal. Será também mais difícil comparar o desempenho com outras publicidades que decida realizar. Abaixo encontra alguns exemplos de objectivos bem e mal definidos que ajudarão a ilustrar na prática este conceito.

Com base no objectivo, deverá definir:

O canal de distribuição

Onde e quando a publicidade deve ser distribuída para que seja entregue apenas ao público que lhe interessa. Voltando ao exemplo da loja de roupa para senhora, seria importante distribuir publicidade nos locais que mulheres entre os 30 e 40 anos frequentem.

Tamanho dos flyers e qualidade do papel

É claro que se vende um artigo de luxo, não irá querer entregar a um potencial cliente um flyer sem qualidade gráfica, e com aspecto não profissional. O seu produto até poderá ser excelente, mas se a imagem da sua marca não acompanhar essa qualidade, os potenciais clientes nunca se sentirão tentados a comprar.

Quantidade a imprimir

A quantidade de flyers a imprimir estará relacionada com o número de clientes que espera converter. Isso dependerá de vários factores, pelo que será recomendado fazer um teste de mercado. Ou seja, distribua 1000 ou 2500 flyers, por exemplo, e a partir do resultado calcule a quantidade necessária para atingir o número de clientes que pretende.

Por exemplo, se num primeiro teste com 1000 flyers distribuídos obteve 10 vendas, então a taxa de conversão é 1%. Dessa forma, saberá que se efectuar a distribuição de 5000 flyers, nas mesmas condições do teste realizado, irá converter 50 vendas.

2. Conteúdo que aumenta as vendas

É óbvio que se o conteúdo agradar ao potencial cliente este irá, provavelmente, converter numa venda, e o objectivo da publicidade será cumprido. No entanto, o leitor apenas irá ler todo o conteúdo do flyer caso este capte rapidamente a sua atenção. Se a informação não estiver organizada de forma atractiva e clara (com algumas técnicas de marketing pelo meio), você irá perder vendas.

Fazer flyers - Conteúdo que aumenta as vendas

Abaixo são apresentados 4 conceitos extremamente importantes na hora de criar flyers, que não deve descurar.

Conteúdo atractivo

O conteúdo tem de agradar o leitor e potencial cliente. Deverá ser algo que destaque este flyer dos restantes da concorrência, e que lhe dê motivos suficientes visitar ou mesmo comprar o seu produto/serviço. Uma boa forma de tornar uma publicidade atractiva será com ofertas ou promoções.

Conteúdo claro

Por outro lado, o flyer não deverá conter demasiada informação. Este, é aliás, um dos maiores erros na criação de publicidade. O empreendedor acredita que ao colocar uma descrição com mais serviços irá trazer mais clientes. Na verdade, o flyer fica tão confuso e pouco interessante que o mais provável é ninguém ter paciência para o ler. Não se esqueça da regra de outro do design gráfico: “menos é mais”.

Palavras-chave

Uma vez que, para fazer flyers é necessário selecionar de forma estratégica o conteúdo, é de extrema importância a utilização de palavras-chave de modo a captar a atenção pretendida. É também importante que estas estejam destacadas na criação do flyer. Podem ter um tamanho de letra maior, estar a negrito ou numa cor mais garrida. No fundo, o que importa é dar-lhes destaque.

Use “gratuito” ou “poupe” se quiser dar uma ideia de preço acessível, ou expressões como “oferta limitada” ou “limitado ao stock existente” para colocar um sentido de urgência no flyer. As possibilidades são várias, desde que em linha com o objetivo.

Call to action

O objectivo do “call to action” é induzir o leitor a executar uma determinada acção. Por exemplo, caso pretenda receber telefonemas dos seus clientes deverá incluir no flyer “ligue já!”, ou se o objectivo for obter reservas poderá incluir “reserve antes que esgote”.

Para uma maior eficiência, o “call to action” deverá induzir alguma urgência. “já”, “agora” e “antes que esgote” são terminações bastante usadas.

Este é um dos elementos mais importantes da publicidade, uma vez que permite de forma relativamente simples aumentar as conversões.

3. Design gráfico

Design gráfico é fazer com que tudo o que aqui foi referido anteriormente resulte esteticamente. Para fazer flyers deve-se ter em conta a importância de alguns elementos identificativos da marca, como fundos, cores, ícones, entre outros.

Fazer flyers - Design gráfico

Quanto às regras de design, seguem abaixo apenas as mais importantes, e como podem ajudar a fazer flyers mais eficazes, que convertam mais.

Escala

O que tem maior importância deve ser colocado maior. Por outras palavras, Dê destaque às promoções, e ao que pode, efectivamente, interessar mais aos seus clientes. Palavras-chave e call to action devem aproveitar esta técnica para se destacar.

Contraste

O contraste consiste em dar destaque a certos elementos do flyer, criando a oposição claro/escuro, e grosso fino.

Direcção

Com base em estudos, concluiu-se que existe um padrão de leitura de peças de design gráfico. O leitor começa por observar naturalmente o canto superior esquerdo e termina no canto inferior direito.

O designer gráfico pode então beneficiar do fluxo de leitura para guiar o potencial cliente através do conteúdo que se pretende divulgar.

Imagens

Estudos indicam que interpretamos mais rapidamente imagens que texto. Dessa forma, as imagens desempenham um papel crucial na captação da atenção.

Neste campo não existe uma regra chave válida para todos os casos. É essencial a liberdade do designer gráfico, e a sensibilidade criativa em resumir o produto/serviço numa imagem.

4. Aparência profissional

O que parece de má qualidade, provavelmente é de má qualidade. É assim que um cliente pensa quando olha para um flyer com fraco design gráfico. Pode, até, conter uma excelente oferta, mas as imagens pixelizadas e o texto sem enquadramento facilmente arruinarão a sua mensagem.

Fazer flyers - Aparência profissional

Lembre-se, se quer parecer profissional, as imagens deverão ser profissionais, e na maior qualidade.

Não copie imagens que encontre na internet. Muitas dessas imagens têm direitos de autor, e não poderão ser usadas para fins comerciais sem autorização.

Poderá, no entanto, comprar os direitos das imagens em sites profissionais. Shutterstock, Adobe Stock ou Istock são apenas alguns exemplos de sites que vendem imagens de alta definição. Lá poderá encontrar uma vasta selecção de imagens para os mais diversos fins.

5. Qualidade de impressão

Na hora de imprimir os seus flyers escolha qualidade profissional. É aconselhável a impressão de flyers em papel couché de no mínimo 100g/m2. O acabamento couché torna o papel mais liso, e proporciona uma impressão de melhor qualidade, com cores mais vivas e com mais contraste.

Fazer flyers - Qualidade de impressão

Porque não devo escolher papel com menos de 100g/m2?

Papel abaixo de 100g/m2 é significativamente mais transparente. Ou seja ao ler a frente do flyer irá ser visível o texto e imagens do verso. Para além desse factor, o papel é também menos resistente, e mais maleável, o que não é de todo desejado.

Impressão digital ou impressão offset?

A impressão em offset proporciona uma qualidade superior à impressão em digital. Logo, deverá ser a opção a escolher, principalmente para grandes tiragens.

Para flyers com imagens, e texto pequeno, a impressão em digital poderá reduzir bastante a qualidade do resultado final. Em caso de dúvidas sobre o tipo de papel ou impressão solicite uma amostra antes de proceder à produção final.

Qual gráfica online escolher para fazer flyers?

Existem vários aspectos a ter em conta na hora de escolher qual a gráfica online que se adapta ao tipo de serviço que pretende. Poderá consultar neste artigo [colocar link] que cuidados a ter, e como evitar ter surpresas desagradáveis durante todo o processo.

Preparado para fazer flyers?

Por mais simples que seja o produto/serviço que pretenda comercializar, a questão não passa apenas por fazer flyers para divulgação. O mais importante serão vendas que irão resultar dessa mesma divulgação.

O design gráfico de um flyer não se limita ao aspecto estético, mas é sobretudo um mecanismo de captação de atenção e geração de vendas. Trata-se de um investimento com retorno a curto/médio prazo, ideal para negócios de qualquer dimensão. Com custo relativamente baixo, trata-se de uma forma de publicitar bastante eficiente, independentemente da faixa etária em questão.

Caso necessite de ajuda na criação do design gráfico e impressão dos seus flyers, poderá encomendar online, ou em alternativa, contactar-nos. Poderá também verificar alguns trabalhos realizados por nós no nosso portefólio.

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