Se é designer ou frequentemente recorre a gráficas ou tipografias para impressão de cartões de visita, flyers, pastas personalizadas ou qualquer outro produto gráfico, então já se deve ter deparado com as diferentes terminologias: impressão offset e impressão digital.

Mas o que no fundo isto significa? A impressão não é toda igual?

Impressão digital ou impressão offset

De facto, a impressão não é toda igual. Existem dois métodos principais de impressão e a escolha acertada pode ter bastante impacto no preço e na qualidade do produto final.

O que é impressão digital?

A impressão digital tem o mesmo princípio de funcionamento que as impressoras laser comuns de escritório, no entanto, com melhor qualidade gráfica e com capacidade de imprimir numa maior diversidade de materiais. A imagem é transmitida digitalmente para o equipamento, e é efectuada directamente no substracto de impressão (papel, polipropileno ou outro).

Equipamento de impressão digital
Equipamento de impressão digital

Esta acaba por ser uma boa escolha para impressões urgentes, e pequenas tiragens, já que o processo de impressão é relativamente rápido. Para quantidades abaixo das 250 unidades, a impressão digital é a escolha acertada.

Uma grande vantagem da impressão digital é a possibilidade de reproduzir dados variáveis.
Por exemplo, é possível personalizar cada convite com o nome do convidado, ou cada cupão de desconto com um código diferente.

O que é impressão offset?

A impressão offset, também chamada de litografia offset, é um método de produção em larga escala, em que as imagens são transferidas através de placas metálicas e rolos de borracha, até chegarem finalmente ao papel (ou outro material). A impressão é indirecta, ou seja a impressão não é efectuada diretamente no substracto de impressão.

Equipamento de impressão offset
Equipamento de impressão offset

Apesar de ser um processo mais moroso e com custos fixos de impressão superiores à impressão digital, a impressão offset acaba por ter uma qualidade superior, e sobretudo um preço mais baixo para médias e grandes tiragens. Se pretende realizar a impressão de flyers, cartazes ou outros produtos em grandes quantidades, então a impressão offset é a escolha acertada. Não só porque ficará mais barato, como a qualidade será superior.

Ao contrário da impressão digital, não é possível a impressão de dados variáveis. Todas as impressões deverão ser rigorosamente iguais. Para além disso não é financeiramente viável a produção de amostras, uma vez que todo o processo de pré-impressão acarreta custos consideráveis.

Concluindo, qual o melhor método de impressão?

Não existe um método de impressão que seja melhor que o outro. Dependendo do tipo de trabalho, quantidade e substracto a imprimir deverá ser ponderado qual o método de impressão mais vantajoso. Se a impressão digital é melhor em determinadas situações, a impressão offset será melhor noutras.

Quando optar pela impressão digital?

Para baixas quantidades, a impressão digital é a melhor opção em virtude da rapidez de impressão e do seu custo reduzido. Basta transferir as imagens imagens para o equipamento de impressão, e a produção é iniciada de imediato. Na impressão offset a preparação das placas implica um custo fixo independentemente da quantidade a produzir, assim como um processo mais moroso de preparação. É inviável, por isso, para quantidades baixas (abaixo de 250 unidades tipicamente).

É claro que para grandes formatos, como lonas ou vinil a impressão é efectuada em digital, em equipamentos dedicados a esse fim, devido não só às particularidades do substracto a ser impresso como ao seu formato.

Quando optar pela impressão offset?

A impressão offset é um método de produção em massa. Isto significa que foi desenvolvido para a impressão de médias e grandes quantidades. E é a partir de 250 unidades que se torna realmente vantajoso optar pela impressão offset em detrimento da impressão digital.

Qualidade de impressão

Para além da relação custo/quantidade, a impressão offset é um método superior a nível de qualidade de impressão, quando comparado com a impressão digital. Para designers ou profissionais de marketing é muito importante garantir um produto impactante, tanto ao nível de arte como de impressão, assim deve ser considerada a impressão offset, tanto em cartões de visita, flyers, folhetos ou cartazes.

Escolha final

Tenha em conta que determinadas gráficas apenas dispõe de um tipo de impressão, ou offset ou digital. Por exemplo, uma gráfica de impressão digital irá ter preços demasiado elevados para grandes tiragens, assim como um gráfica offset terá preços demasiado altos para baixas tiragens.

Na Webnial Gráfica Online dispomos de impressão digital e offset para colmatar todas as necessidades de impressão dos clientes, de forma a oferecer sempre a melhor relação qualidade/preço. Se tiver dúvidas sobre o melhor tipo de impressão para a sua encomenda, basta que nos contacte e a nossa equipa terá todo o gosto em poder ajudar.
É muito importante para nós corresponder às expectativas dos nossos clientes. Caso não encontre no nosso site o produto que pretende, basta que nos contacte, e forneceremos o orçamento personalizado.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade