São vários os pormenores a ter em conta quando se planeia o grande dia, o do casamento. Desde a igreja, copo de água, decoração, vestido da noiva ao fato do noivo. Neste artigo vamos dar uma pequena ajuda e esclarecer como fazer convites de casamento. Desde o que incluir, a quantidade a imprimir, o que ter em atenção e como entregar.

Como fazer convites de casamento

Estes deverão representar os noivos e aquilo que podem esperar da cerimónia. Caso seja um casamento na praia, então deverá ser um convite menos clássico e mais descontraído. Se for um casamento mais tradicional, os convites deverão acompanhar o estilo pretendido para a cerimónia. Trata-se no fundo não só do convite propriamente dito, mas de uma pequena pista de como será o casamento.

Se é noivo ou noiva, e está a planear fazer convites de casamento leia este artigo até ao fim, iremos, muito provavelmente, esclarecer todas as suas dúvidas. Caso alguma questão persista, entre em contacto connosco, estaremos disponíveis para ajudar.

Com que antecedência se devem entregar os convites de casamento?

Há alguns fatores a considerar quando se entregam os convites de casamento. Por exemplo, se a cerimónia se realiza noutra cidade ou noutro país. Neste caso deve ter-se em consideração que planos serão exigidos ao convidado e será necessário dar-lhe tempo para essa organização.
Regra geral, a empresa de catering e decoração tem também limitações relativamente ao prazo para indicação do número definitivo de convidados, normalmente deve ser confirmado até 15 dias antes da cerimónia. Adicionalmente, nunca esquecer que os convidados podem tardar a responder. Em termos práticos aconselha-se que o convite seja entregue entre 6 a 2 meses antes da cerimónia, e que a confirmação dos convidados seja feita 1 mês antes da cerimónia. 

Entrega de convites de casamento

Save the date ou convite de casamento?

Muito em voga, o save the date trata-se de um convite com informação mínima, antes de enviar o convite oficial de casamento. É um cartão (habitualmente no formato A6) onde se coloca o nome dos noivos e a data de casamento. Pode também ser indicado o local de casamento, mas sem fazer referência a mais detalhes.

Serve simplesmente para os convidados se organizarem ao nível de agenda, de forma a que possam comparecer no grande dia. Se tem convidados que vêm do estrangeiro, ou por motivos profissionais devem planear férias com uma antecedência superior a 6 meses, então deve considerar o save the date como uma opção.
O save the date não substitui o convite de casamento, é sim um complemento a este, e trata-se de uma meio mais informal de informar os convidados, da data.

Que informação deve incluir o convite de casamento?

Ao fazer convites de casamento é necessário não esquecer toda a informação essencial à cerimónia a incluir. Como por exemplo:

  • Os nomes dos noivos (e dos respectivos pais, caso queiram um convite tradicional)
  • O local, a data e hora da cerimónia
  • Local e hora do copo de água (caso seja diferente do local da cerimónia)
  • O contato dos noivos
  • A morada para onde os convidados respondem deve estar indicada na parte traseira do envelope (embora esta modalidade seja opcional, sendo a confirmação feita por contacto telefónico)
  • Se a cerimónia exigir deslocação, o convite pode também mencionar opções de alojamento e outras informações relevantes.
  • Algumas pessoas optam, também, por incluir o dress code para a cerimónia, embora esta informação seja facultativa.
  • Mapas e indicações podem ser incluídos no convite ou num cartão independente. Podem também ser comunicados aos convidados após confirmação da sua presença.

Estilo do Convite

É importante haver um elo de ligação entre o estilo dos convites, o estilo do casamento e o estilo dos noivos. Cada casamento é único, e é por isso que cada convite de casamento também o deverá ser.

Convites de casamento com envelope
É importante colocar um pouco da história dos noivos nos convites. Desde a cor escolhida, à arte gráfica em si, existem inúmeras possibilidades. O aconselhamento profissional poderá ser uma grande ajuda para explorar todas hipóteses e ideias.
Por exemplo, se a história dos noivos está relacionada com música, o convite de casamento poderá ser a imitação de um bilhete de concerto. O processo criativo é mesmo esse, encontrar os detalhes e subtilezas que tornem os noivos diferentes de todos os outros.

Papel, impressão e acabamentos

Papel de convites de casamento

O papel do convite deverá ser escolhido de acordo com o estilo do convite, e tipo de casamento. Dessa forma, num casamento mais clássico deverá ser usado um papel que enalteça isso mesmo, ao passo que num convite mais moderno e descontraído poderão ser usados papeis mais arrojados.
Para além disso, o tipo de papel irá influenciar também o preço final. Dessa forma, caso pretenda a opção mais barata deverá optar pelo papel couché (com preços a partir de 0,10€/convite). Se por outro lado pretende um convite de casamento mais requintado existem inúmeros tipos de papel com textura que podem ser utilizados.

Papel de convites de casamento
Convites de casamento impressos em papel com textura

Tenha em conta que os convites deverão ter no mínimo uma gramagem de 280g/m2, independentemente do tipo de papel. Isto é, deverão ter a rigidez de uma cartolina.

Impressão de convites de casamento

O tipo de impressão escolhida ao fazer convites de casamento é muito importante, tanto em termos de custos como em termos de qualidade final. Dessa forma é importante certificar-se que a impressão vai ao encontro das suas expectativas, e em caso de dúvidas deverá solicitar uma amostra. Na Webnial Gráfica Online utilizamos as técnicas e equipamentos mais avançados de forma à qualidade final dos convites ser a melhor.

Acabamentos de convites de casamento

A utilização de um foil dourado ou prateado (também conhecida como estampagem a quente) ou de verniz localizado, são alguns exemplos de uma forma barata e criativa de dar um toque glamoroso nos convites.

fazer convites de casamento em dourado
Convites de casamento com pormenor em foil dourado

É claro que existem outros tipos de acabamentos, para um orçamento mais folgado, como por exemplo convites com relevo e cortante personalizado (em vez do convite ser quadrado poderá ter a forme de um coração, ou de outro tipo).

Convites de casamento com relevo
Convites de casamento em relevo e impressão em dourado

Envelopes

Os envelopes para convites de casamento podem ser de vários tipos. Os mais usados são os envelopes em luva e de pala em bico. Regra geral, deverá haver alguma ligação estética entre o convite e o envelope, seja no tipo de papel, cores, etc.
Tal como nos convites, a imaginação será o limite, e existem várias possibilidades que podem ser consideradas.
Uma forma bastante interessante para selar os convites clássicos é com lacre de cera, em que o monograma do casamento é gravado a quente com um selo. Se procura dar um toque mais clássico ao envelope, então esta pode ser uma opção.

Qual a quantidade necessária de convites?

Deve ser entregue um convite por casal ou por família, por isso, para calcular o número de convites necessários, normalmente divide-se o número de convidados por dois (independentemente do número de elementos de cada família, o objectivo é ter uma boa aproximação da quantidade necessária). Para garantir a disponibilidade de convites de última hora ou outros imprevistos, acrescenta-se a esse número uma pequena percentagem. Assim, por exemplo, caso o casamento seja para cerca de 100 convidados, devem fazer-se 50 convites, mais 20% dos 50 convites. O ideal é ter um total de 60 convites.

Número de convites de casamento
Uma forma mais rápida e fácil de calcular o número de convites será multiplicar o número de convidados por 0,6. Assim obterá rapidamente o número de convites recomendável.

Como entregar?

Dizem as regras de etiqueta que os convites devem sempre ser entregue em mão. E o motivo também não seria para menos. Não é todos os dias que se anuncia que se vai casar.
Apenas no caso de não haver qualquer possibilidade de entregar o convite em mão, por questões de tempo ou geográficas, o mesmo deve ser enviado pelo correio.

 

Fazer convites de casamento exige algum rigor e cuidado. Acreditamos que com estas dicas o processo pode ser bastante mais fácil. Caso pretenda ajuda no design gráfico ou impressão dos seus convites de casamento contacte-nos, estaremos disponíveis para ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade