O que são pastas personalizadas?

Pastas personalizadas, ou pastas de apresentação, são capas em cartolina destinadas a armazenar documentos A4, sejam eles propostas comerciais, contratos ou outros documentos que não seria profissional entregar em folhas soltas ao cliente.

Porquê encomendar pastas personalizadas?

Este tipo de pastas podem conter não só o logotipo da marca/empresa, como também imagens, listagem de serviços e claro está, os contactos.

Torna-se dessa forma não só um elemento funcional, que se destina a guardar e transportar documentos, mas também um objecto publicitário.

E esta publicidade destina-se não só à pessoa a quem entrega esta pasta, como também a todas as outras pessoas que indirectamente irão reparar nela. É por isso uma forma de marketing que ajudará a solidificar a reputação da sua empresa.

Pastas com ou sem aba?

Existem dois tipos de pastas distintos: com e sem abas.

A escolha entre uma ou outra opção deverá ser feita consoante o tipo de documentos a guardar, assim como o orçamento disponível.

Pastas com e sem abas

Se por um lado as pastas sem abas são as mais económicas, por outro apenas são indicadas para reter um número reduzido de folhas, tal como tabelas de preços ou documentos de uma ou duas páginas.

As pastas com abas são as mais populares, e uma boa opção tanto para pequenas como para grandes quantidades de folhas. Dessa forma, as mais adequadas para entregar contratos ou propostas comerciais.

Com ou Sem Plastificação?

Este é um dos principais aspetos a ter em conta. A plastificação (ou laminação) de pastas personalizadas consiste na aplicação de uma película transparente que lhe garante maior durabilidade e resistência.

A aplicação de plastificação pode-se justificar em duas situações:

Durabilidade

Suponhamos que determinadas pastas irão ser usadas numa formação de vários dias. É conveniente estas terem uma resistência adequada ao uso que será dado. Dessa forma, será aconselhável a aplicação de plastificação. No fim da formação as pastas estarão como novas.

Estética

Existe um outro motivo em que justifica a aplicação de plastificação: a necessidade de um produto esteticamente superior, com aparência premium.

Ao ser aplicada uma plastificação, não só a rigidez e gramagem serão superiores, como as pastas terão um aspecto visualmente mais atractivo.

As abas podem ser impressas?

Claro, as abas das pastas podem também ser impressas. Pode acrescentar informação adicional que desejar. A escolha é sua, o que significa que tem total liberdade para criar e inovar no seu design (ver exemplo abaixo).

Abas personalizáveis

O interior da pasta pode ser impresso?

Mais uma vez, sim é possível. Por vezes é conveniente que a pasta seja também impressa no seu interior. Seja para combinar com as cores da identidade visual da empresa, seja para acrescentar alguma informação adicional (como história da empresa, ou alguma informação adicional).

Pastas personalizadas interior

Qual a gramagem mínima aconselhada?

Esta questão pode parecer demasiado técnica, e é normal que não lhe tenha sequer ocorrido. Afinal, se está a ler este artigo é exatamente por querer mais informação sobre todas as especificidades de impressão de pastas. Porém, como comprador, é um detalhe que deve dar especial importância. E como comprador informado, deve saber o que escolher e porquê.

A gramagem mínima aconselhada é de 350g/m². Isto porque uma gramagem inferior não lhe vai conferir a rigidez e durabilidade que uma pasta de apresentação requer. Relembramos que, caso pretenda uma durabilidade ainda maior poderá optar pela aplicação de uma plastificação.

Entregue um cartão de visita com a pasta

Em determinados casos, a pasta não contém o contacto directo de quem a entrega. E por isso, há a necessidade de entregar um cartão de visita conjuntamente.

Pastas com ranhuras para cartões de visita

É conveniente que a pasta tenha as ranhuras específica para alojar um cartão de visita.

Não se esqueça do ambiente

Na Webnial pensamos no ambiente. Dessa forma apenas produzimos em papel proveniente de florestas sustentáveis, que possuam certificação FSC®.

No que respeita à plastificação são utilizadas películas biodegradáveis. Isto não afecta de forma alguma a qualidade e durabilidade da pasta. Apenas torna o processo de decomposição mais fácil quando em contacto com o solo, sem o contaminar.

 

Como acabou de verificar existem vários aspectos a ter em conta na encomenda das suas de pastas personalizadas. Escolher as especificações destas irá depender do tipo de utilização pretendida e do orçamento disponível.

Se viu esclarecidas todas as suas dúvidas neste artigo, é porque está preparado para encomendar as suas pastas online. Se ainda tem alguma dúvida, entre em contacto connosco, teremos todo o prazer em encontrar-lhe a melhor solução.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade