O que é o manual de normas gráficas?

O manual de normas gráficas não é mais que um documento em que são definidas as características da identidade visual (logotipos e outros elementos gráficos complementares), de forma a que independentemente da aplicação destes, seja mantida a identidade da marca.

Manual de normas gráficas o que é

Ou seja, caso no futuro se necessite de produzir novas publicidades (flyers, cartões de visita, envelopes personalizadas, lonas personalizadas, decoração de viaturas, etc.), todos elas terão de respeitar este manual, de forma a que a identidade da marca permaneça inalterada, e seja facilmente identificada pelo público.

A minha empresa necessita de um manual de normas gráficas?

A resposta teórica é sim, a resposta prática é “provavelmente sim”.

Num cenário idílico todas as empresas deveriam possuir um manual de normas gráficas, onde estariam detalhadas as formas, cores, tipografia, e várias variantes do logotipo.

No entanto, este manual implica um desenvolvimento adicional para o designer gráfico, que se traduz num maior custo para o seu cliente a quem se destina a criação de o logotipo. Normalmente, e nos casos de empresas recém criadas, os custos são bastante racionados, face às despesas iniciais e devido à falta de receitas, como é normal. Isto faz com que a criação manual de normas gráficas não seja uma prioridade para maior parte dos casos, uma vez que não traz benefícios directos a curto prazo.

Caso todas as peças gráficas sejam desenhadas por quem desenvolveu a identidade visual da marca, então poderá não ser necessária a criação do manual de normas gráficas. Porém, no futuro, ao criar outras publicidades junto de uma outra gráfica ou outro designer, caso não haja sensibilidade necessária para seguir rigorosamente a identidade criada inicialmente, será fácil desvirtuá-la com a alteração de pequenos detalhes. Neste último caso recomenda-se a criação de um manual de normas gráficas.

Outros exemplos:

Caso se trate de um franchising, será muito importante a criação deste manual, de forma que todos os franchisados mantenham a mesma identidade visual, ajudando a criar uma marca forte e coerente.

O mesmo acontece para uma empresa com várias delegações autónomas. Caso não haja um manual de normas gráficas que explicite exactamente as regras a seguir, começarão a surgir peças impressas da mesma empresa com diferentes variações, desrespeitando a identidade criada originalmente. Ao ser evitado o custo deste manual, estar-se-á a prejudicar a médio/longo prazo a reputação da empresa.

O que deverá constar no manual de normas gráficas?

Como indicado anteriormente, o manual de normas gráficas reúne a informação relevante acerca da identidade visual da empresa. O seu objectivo principal é servir de guia para que as diferentes aplicações do logotipo sejam coerentes com o original. É imprescindível o uso correcto deste manual de forma a criar uma personalidade única e memorável.

Apesar do seu conteúdo poder ser variável, na medida em que a abordagem a determinadas características poderá ou não constar, serão apresentados abaixo os elementos mais importantes.

Apresentação da marca / introdução

Embora opcional, é comum o manual de normas gráficas incluir uma abordagem introdutória à marca, de forma a contextualizar o logotipo com os valores subjacentes. E isto poderá ser importante para estabelecer um elo de ligação entre as ideias que levaram à concepção daquele logotipo, com aplicações que sejam dadas no futuro.

Construção de logotipo

Nesta secção deverão constar as proporções correctas do logotipo, de forma a que mantenha uma relação visualmente correcta da sua altura e largura. Para além disso deverão também constar as dimensões de cada elemento que constitui o logotipo.

Construção de logotipo

Na prática isto serve para que o logotipo seja utilizado para os vários fins de forma fidedigna ao original

Área de protecção

O balanço adequado entre o conteúdo e o espaço em branco é extremamente importante em qualquer peça gráfica. De facto é necessário um equilíbrio entre estes dois elementos, de forma a criar harmonia e evitar confusão visual para quem observa.

Área de protecção

Assim, deve ser garantido no manual de normas gráficas a determinação de uma margem à volta do logotipo, que nunca deverá ser preenchida com outros elementos.

Cores

A cor é especialmente importante na identidade visual, para além de conferir o carácter ao logotipo, exerce uma influência decisiva não só visualmente, como psicologicamente.
E dessa forma deve ser escrupulosamente detalhada no manual de normas gráficas, visto que pequenas variações de cor podem fazer diferença no resultado final.

Manual de normas gráficas - cores

Por norma, as são apresentadas em 3 padrões de cor:

RGB e HTML (ou Hexadecimal) – Para utilização nos meios digitais, seja em sites, assinaturas de email, redes sociais ou assinaturas de email;

Pantone: Padrão preferêncial para utilização em impressão.

CMYK: Para utilização em qualquer tipo de peça impressa caso não seja possível optar pela impressão em Pantone, por motivos técnicos ou pelo diferencial de custo.

Tipografia

A tipografia corresponde ao tipo de letra utilizado na representação da identidade visual. Estudos demostram que o cérebro humano interpreta mais rapidamente imagens que o texto. Dessa forma, ao observarmos o desenho do logotipo, este será interpretado mais rapidamente que o nome. Ou seja, mesmo antes de lermos o nome de determinada marca, caso já tenhamos visto o logotipo anteriormente, o nosso cérebro irá reconhecê-lo.

TipografiaAssim, caso não seja respeitado exatamente o mesmo tipo de letra na identidade visual, irá criar confusão no público. Para além disso, a falta de consistência irá criar a percepção de uma marca descuidada a nível de imagem.

Dimensões mínimas

Em algumas situações poderá ser necessário apresentar o logotipo em dimensões muito reduzidas, quer em formato digital como em peças impressas. Assim deverão ser criadas regras para que os logotipos sejam identificáveis e legíveis.

Dimensões mínimas

Deve ser retirado o lettering ou outros elementos gráficos que não ficarão suficientemente bem definidos.

Reprodução monocromática

Nalguns casos específicos pode não ser possível a impressão do logotipo nas suas cores originais.

Logotipo monocromático

Nomeadamente em casos em que não seja esteticamente agradável, como é o caso de peças gráficas com fundo colorido (seja ele composto por cores sólidas ou imagens), ou em situações que é tecnicamente impossível a reprodução a cores, como gravação a laser, ou personalização têxtil monocromática.

Restrições

Embora não seja parte integrante obrigatória, as restrições podem e devem fazer parte do manual de normas gráficas para uma percepção mais abrangente dos limites na criação de diferentes peças gráficas.
Se por um lado alguns destes limites ficam implicitamente descritos nos vários pontos anteriores, é feito aqui um reforço de forma a clarificar explicitamente como não apresentar o logotipo.

Manual de normas gráficas - restrições
Normalmente são apresentados exemplos do que não fazer, no que respeita às proporções, cores, sobras, contornos, aplicações sobre fundo colorido e à área de protecção.

Mais importante que uma determinada marca ter um logotipo impactante é saber usá-lo de forma consistente para aumentar a sua influência e reputação junto do público. A coerência das diferentes peças publicitárias é essencial. O manual de normas gráficas estabelece as regras necessárias para que esta coerência de verifique.

 

Sabia que pode imprimir online as suas peças publicitárias? Caso não encontre o que procura contacte-nos para um orçamento personalizado. Todas as impressões passam por um processo de verificação pela nossa equipa, só assim é possível obter o melhor resultado final, e impressão com a melhor qualidade.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade