Descobrir a imagem perfeita é, por vezes, a parte mais difícil e morosa de criar uma peça publicitária, seja ela um flyer, um cartaz ou um trabalho de grande formato como banner, ou lonas . Esta deverá enquadrar-se de forma perfeita, esteticamente falando, e deverá transmitir exactamente a mensagem que se pretende. O primeiro impacto visual do público com determinada imagem é crucial para o bom desempenho da publicidade.

E onde encontrar imagens de qualidade superior, que obedeçam a esses requisitos? Claro, em bancos de imagens! No entanto a maioria destes cobram pela utilização ou descarregamento da imagem.

Os 5 melhores bancos de imagens grátis

Felizmente, graças à contribuição de milhares de fotógrafos e designers espalhados por todo o mundo, já são vários os sites que disponibilizam imagens de forma gratuita. Os bancos de imagens grátis dão acesso a fotografias e imagens versáteis e impactantes, muitas vezes sem atribuição obrigatória, que podem ser usadas nos mais variados contextos. No entanto, e como seria de esperar, nem todos oferecem essas vantagens e características.

Para lhe simplificarmos a tarefa, fizemos uma seleção dos 5 melhores bancos de imagens grátis. Foram analisadas várias características de cada um. Desde o tipo de licença, necessidade ou não de creditarão do autor, qualidade das imagens e tipos de limitação na hora de descarregar as imagens (tempo de espera, ou necessidade de registo)
Venha daí, e descubra quais os melhores bancos de imagens gratuitos.

5 – Stocksnap.io

O StockSnap.io é um banco de imagens gratuito que oferece uma selecção de fotografias em alta resolução.

stocksnap.io
A pesquisa no site pode ser feita tanto por palavras-chave como por categoria – esta última é ideal para quando se sentir menos inspirado. Adicionalmente, o site destaca as imagens mais descarregadas e reúne-as num só local denominado “Trending”.
O StockSnap adiciona diariamente centenas de imagens que não exigem qualquer atributo ao autor e não é necessário registar-se para as descarregar.

4 – Reshot

O Reshot, não é apenas um banco de imagens. A sua missão é, citando o site, “olhar o mundo de forma diferente”, e o resultado é de facto diferente, as imagens são mais naturais e expontâneas relativamente a outros bancos de imagens.

reshot

As fotografias podem ser usadas livremente para fins pessoais ou comerciais – a creditação do autor é apreciada mas não obrigatória. Para descarregar uma imagem não é necessário esperar ou fazer o registo no site.

Mais do que um banco de imagens grátis, o Reshot é uma comunidade com uma missão muito concreta: oferecer visibilidade a fotógrafos emergentes e, simultaneamente, ajudar os criativos a elevarem os seus projetos.

3 – Pexels

O Pexels conta com uma biblioteca de centenas de milhares de fotografias. Todas elas cuidadosamente escolhidas e publicadas de forma a garantir que apenas os melhores resultados são apresentados.

pexels

As fotografias são livres de direito de autor, podendo ser usadas tanto a nível pessoal como profissional – a plataforma apenas sugere que identifique o autor como forma de agradecimento. Além de fotografias com alta qualidade e visuais atrativos, o Pexels também disponibiliza vídeos gratuitos.

O site não obriga a que o utilizador se registe ou espere para transferir uma fotografia e ainda oferece a possibilidade de escolher o tamanho da imagem antes de a descarregar.

2 – Pixabay

O Pixabay, contando com mais de 1 milhão de imagens gratuitas, entre fotografias, ilustrações e vectores – todos eles sob uma licença que não obriga a atribuição de crédito ao autor, mesmo quando o uso é comercial.

No site da Pixabay, pode pesquisa imagens por categoria, cor, tamanho ou orientação da imagem (no caso de preferir uma imagem vertical ou horizontal).

Para descarregar imagens em alta resolução, é necessário efectuar o registo no site, de forma gratuita. Mesmo assim, devido à diversidade e qualidade das imagens é sem dúvida uma opção a considerar.

1 – Unsplash

O Unsplash lidera a lista dos melhores bancos de imagens grátis, devido à qualidade das imagens que apresenta. Muitas destas imagens disponíveis gratuitamente estão mesmo ao nível de bancos de imagens pagos.

Melhore banco de imagens grátis

Com uma comunidades de mais 150 mil contribuidores, dos quais 500 portugueses, todos os dias são carregadas milhares de imagens para uso gratuito, livres de direitos de autor. Isto significa que pode copiar, modificar, distribuir e usar a imagem sem necessitar de permissões ou atribuições adicionais.

Para descarregar uma imagem, não existe qualquer tipo de restrição. Não há a necessidade nem de registo, nem existe um tempo de espera obrigatório.

 

Resumo dos melhores banco de imagens grátis

Abaixo é apresentada a tabela resumo dos bancos de dados aqui referidos. Apesar de haver claramente um banco de imagens que se destaca, em certas situações, poderá ser útil fazer uma pesquisa em todos os sites mencionados para obter um leque de resultados mais abrangentes.

Bancos de imagens grátis

Caso pretenda fotografias naturais, que estejam relacionadas com lifestyle, arquitectura ou viagens, os bancos de imagens gratuitos podem ser uma excelente opção. No entanto, caso não encontre nestes a imagem perfeita para a sua peça publicitária, recomendamos que opte por bancos de imagens pagos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade