Se chegou até aqui é porque provavelmente está com dificuldades em recortar imagens no Adobe Illustrator. Antes de prosseguirmos é importante referir que este não é um software de edição de imagens bitmap, mas sim de edição de imagens vectoriais. A principal diferença entre o Photoshop e Illustrator é mesmo essa. Ao passo que o primeiro edita as imagens pixel a pixel, o segundo interpreta as imagens como sendo um conjunto de curvas e pontos.

como recortar imagens no Adobe Illustrator

Então mas como recortar imagens no Illustrator?

Apesar de o Illustrator não editar a imagem original, existe um “truque” para remover o fundo. Trata-se de esconder a parte da imagem que não interessa. A imagem continua lá, intacta, mas criamos uma máscara para que seja visível apenas parte dela. Abaixo apresentamos o procedimento de recorte de uma imagem, passo a passo.

1) Criar caminho vectorial

No exemplo da imagem abaixo pretendemos remover a mesa, deixando apenas a mão direita e a piza. Então a tarefa será criar um objecto vectorial, que passe exactamente no local que pretendemos recortar.

exemplo imagem recortada

Para objectos simples (circulares, quadrados, etc.) criar um caminho vectorial é relativamente rápido. Para objectos mais complexos pode ser mais moroso, uma vez que implica alguma perícia e paciência.Para levar a cabo a criação desta forma vectorial a recomendação recai sobre duas ferramentas: o lápis ou a caneta.
A caneta é muito útil quando pretendemos recortar imagens com formas geométricas e objectos simples. O lápis é uma ferramenta de desenho livre, e é mais indicado para formas mais complexas, como é o caso da nossa imagem.

caneta e lápis Illustrator

Para uma mais rápida selecção da ferramenta utilizar os atalhos do teclado. Para o lápis basta pressionar a tecla N, e para a caneta será a tecla P.

desenhar caminho recorte

2) Criar máscara de recorte

Concluída a tarefa de desenhar o caminho vectorial, teremos de criar uma máscara de recorte. Trata-se, basicamente, de tornar visível a área comum da imagem e do caminho vectorial criado anteriormente.
Para tal existem alguns detalhes a ter em conta. O caminho deverá estar numa camada superior à imagem (estar à frente da imagem), caso contrário não será possível concluir a operação, e será apresentada uma mensagem de erro.
Assim, basta seleccionar a imagem e o caminho, clicar no botão direito do rato e seleccionar “Criar máscara de recorte”.

Recortar imagens no Adobe Illustrator

Concluído este passo deverá obter-se uma imagem idêntica aquela apresentada na imagem abaixo. É fácil recortar uma imagem no Illustrator.

Recorte de caminho simples

Numa análise mais atenta, verificamos que entre a piza e a mão se continua a ver a mesa, a qual pretendíamos retirar completamente.

Recorte simples de uma imagem

O processo anteriormente realizado é válido para recortes de um único caminho. Quando pretendemos recortar partes do interior de um objecto, o procedimento difere ligeiramente.

Recorte interior concluído

Remover o fundo de imagens com recortes no interior

1) Criar todos os caminhos vectoriais

Em primeiro lugar, para remover o fundo de imagens com recortes no interior deverão ser desenhados todos os caminhos, como exemplificado na imagem abaixo.

Recortar imagens

2) Criar caminho composto

Posteriormente agrupam-se esses caminhos num único. Caso contrário serão sempre interpretados pelo Illustrator como individuais, e o recorte da imagem será efectuado apenas com base num deles, e não como um vector com múltiplos caminhos.
Assim, após seleccionar todos os caminhos, deverá escolher-se no menu “Objecto” a opção “Caminho composto” e “Criar”.

Criar caminho composto Adobe Illustrator
Note que após este passo, ao seleccionar com o cursor qualquer caminho, todos os outros ficam automaticamente seccionados. No fundo, apesar de não estarem ligados entre si, eles são interpretados pelo Illustrator como um único caminho.

3) Criar máscara de recorte composta

Após este passo, basta seleccionar a imagem e o caminho composto, clicar no botão direito do rato e seleccionar “Criar máscara de recorte”.

Criar máscara de recorte no Adobe Illustrator
Desta forma foi possível esconder totalmente o fundo, sendo visível apenas a piza e a mão, tal como pretendíamos inicialmente.

recorte caminho composto

Usar o Photoshop ou Illustrator?

Em composições gráficas realizadas no Illustrator, muitas das vezes há a necessidade de remover fundos de imagens. Apesar de ser uma tarefa a ser realizada preferencialmente pelo Photoshop ou software bitmap, a verdade é que por vezes torna-se mais rápido recortar imagens no Illustrator.
Apenas quando as imagens são verdadeiramente complexas deve-se recorrer ao Photoshop. Como é o caso de recorte de cabelo solto e árvores por exemplo.

 

Esperamos que este tutorial tenha ajudado a criar um design gráfico mais aperitivo. Caso o pretenda imprimir conte connosco. Desde cartões de visita, flyers, cartazes, lonas e banners teremos todo o gosto em ajudar, e causar boa impressão.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade