Publicidade consiste em captar a atenção dum determinado público. E existem formas mais eficazes que outras para o fazer. Texto tridimensional é sem dúvida uma dessas formas. Independentemente de se tratar de uma peça publicitária de pequeno formato (como por exemplo flyers, folhetos ou cartazes) ou grande formato (lonas, banners, roll-ups, cavaletes), é muito importante que capte a atenção do público alvo, e sobretudo que impressione pela positiva.

No tutorial de hoje explicamos como criar texto em 3D no Illustrator de forma simples e rápida. Apesar deste efeito ser nativo do software, tem alguns detalhes que não são tão óbvios assim. Passemos à acção!

texto em 3d illustrator

Como criar texto em 3D no Illustrator?

1) Em primeiro lugar é criar o texto que servirá de base. No nosso exemplo utilizámos o tipo de letra Monoround, já aqui apresentado anteriormente. Por ser arredondado e descontraído adequa-se ao estilo que pretendemos.

texto no illustrator

2) De seguida preenche-se o texto com cor. No nosso exemplo usámos cores diferentes para cada letra, embora esse aspecto não seja relevante.

colorir texto

3) Após se seleccionar o texto, no Menu “Efeito”, na opção “3D”, escolher “Extrusão e bisel…”.

efeito 3d

4) É apresentada a janela para configuração do texto em 3D. A “Posição” refere-se à perspectiva do texto. Pode-se escolher uma das opções pré-definidas, ou em alternativa criar manualmente uma perpectiva personalizada através dos controlos à direita. É importante manter a opção “Visualizar” (canto inferior esquerdo) activa, de forma a verificar imediatamente as alterações que cada parâmetro induz.

extrusão e bisel 3d

5) Ainda na janela “Extrusão e bisel…” existem outros parâmetros de interesse. A profundidade da extrusão (que no nosso exemplo deixaremos em com 50pt), e o bisel que modificamos para “arredondado” com uma altura de 12pt. Estes parâmetros irão depender do tamanho do texto com que estamos a trabalhar, dessa forma, o processo de parametrização acaba por ser ajustado por sucessivas tentativas (erro e experimentação). A título indicativo o nosso exemplo foi criado sobre uma prancheta de 1000x1000px.

bisel arredondado

6) Nesta janela existem alguns parâmetros escondidos. Clicando em “Mais opções” temos acesso aos parâmetros de luz. É possível ajustar desde a posição da luz, à sua intensidade e dimensão e cor. Neste caso, aumentámos ligeiramente a luz ambiente, uma vez que o efeito estava um pouco escuro. Ao fazermos isto o brilho da luz acaba por não ficar tão visível. Dessa forma aumentámos também a intensidade e o tamanho do realce.

posição da luz no illustrator

7) Clicar em “Ok”. O efeito está concluído.

resultado final 3d

8) Caso seja necessário efectuar algum ajuste ao texto 3D, basta aceder ao menu “Janela” e escolher a opção “Aparência”. Efectuar os ajustes necessários e voltar a clicar em “Ok”.

O efeito 3D nativo do Illustrator, apesar de ser extremamente rápido e simples de criar, é bastante completo e realista como se pode constatar na imagem abaixo. Leva em conta não só o volume/dimensão do objecto (que neste caso se trata de texto), como também do brilho na superfície, orientação e intensidade da luz.

detalhe do texto em 3d

Esperamos que tenha gostado deste artigo. Pode continuar a aprender com os tutoriais Adobe Illustrator que criámos especialmente para si. Desde a criação de sombras, vectorização de logótipos, recorte de imagens e alteração de cores em massa, é extenso o material didático que colocamos à disposição gratuitamente.
Se tem críticas ou sugestões contacte-nos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade