Se por um lado o Adobe Illustrator é um software versátil, por outro lado é também bastante completo, uma vez que inclui ferramentas que permitem fazer praticamente tudo num contexto de desenho vectorial e não só. Tal como já referimos num outro artigo, é possível também editar também recortar imagens bitmap.

Não é algo que se domine por completo da noite para o dia, e por isso nós damos uma ajuda com mais um tutorial. Desta vez como criar tabelas no Illustrator.

Em design gráfico, a necessidade de criar tabelas pode surgir em vários contextos. Desde horários para ginásios, marcações para clínicas e cabeleireiros, programas de fidelização, ementas de restaurantes, e muitas outros casos.

Quando falamos em criar uma tabela não estamos apenas a falar no conceito funcional, mas também do conceito estético. Um design apelativo e cuidado transparece um sentimento de confiança ao cliente. E é isso mesmo que queremos.

como criar tabelas no illustrator

Como criar tabelas no Adobe Illustrator?

1.1) Em primeiro lugar efectua-se duplo clique na “Ferramenta grade rectangular”, como apresentado na imagem abaixo.

ferramenta grade retangular

1.2) De seguida irá ser apresentada a janela “Opções de grade rectanguar”. Aqui escolhe-se as dimensões da tabela e número de colunas e linhas. Por defeito todas as colunas e todas as linhas são equidistantes, existe a opção “inclicar” que cria diferentes distanciamentos entre estas. Clicando em “OK” a tabela é criada.

opções de ferramenta grade retangular

1.3) A grade está criada!

grade no illustrator

2) Apesar do objecto criado poder ser considerado uma tabela, a nível estético não é apelativa. Vamos então criar uma tabela mais sofisticada a nível de design.

2.1) Começamos por transformar as linhas em objectos. Para isso no menu “Objecto” escolhe-se a opção “Expandir”.
Expandir objecto illustrator

2.2) Na janela “Expandir” clica-se em “OK”.

exandir objecto illustrator

2.3) De seguida no meu “Janela”, escolhe-se a opção “Pathfinder”.

pathfinder illustrator-06

2.4) Irá surgir uma janela com vários “Modos de forma”. Clicamos na primeira opção (ver imagem abaixo).

pathfinder illustrator-08

2.5) Agora escolhe-se a ferramenta de “selecção direta”, ou seja o ícone com o cursor cinza claro. Em alternativa basta apertar a tecla A do teclado para mudar de ferramenta. De seguida selecciona-se um ponto externo da grade, e aperta-se 2 vezes na tecla “Apagar” do teclado, eliminando o caminho exterior da grade.

2.6) O resultado é uma sequência de rectângulos, ou seja as cores da grande invertidas.

inverter preenchimento da tabela

2.7) De seguida escolhe-se a curvatura dos cantos (no menu Janela seleccionar “Transformar” e em “Propriedades do rectangulo” colocar a curvatura desejada).

arredondar cantos illustrator

2.8) Por fim basta introduzir o texto, e preencher com cor. O resultado final segue abaixo.

tabela final

Existem vários processos para criar tabelas no Adobe Illustrator. Esta aqui apresentada é muito provavelmente a mais simples e rápida, cumprindo não só a sua função prática, mas também a sua função estética.

No exemplo aqui apresentado tomou-se como exemplo um horário de ginásio. No entanto existem inúmeras situações em que o designer tem de recorrer a tabelas para apresentar a informação necessária. Desde preçários, ementas, a situações mais específicas.

Caso tenha gostado desde artigo, poderá consultar outros tutoriais de Adobe Illustrator que possam ser do seu interesse. Se tiver alguma dúvida ou questão, sinta-se livre de entrar com a Webnial Gráfica Online.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade