O que são blocos de notas promocionais?
Blocos de notas que se destinam à promoção e divulgação de uma determinada marca são chamados de promocionais. São oferecidos aos clientes e parceiros como um brinde. Esta é uma boa prática em reuniões, visitas comerciais, ou como gesto de cortesia.
São compostos por um conjunto de folhas unidas por uma lombada colada, o que permite que sejam facilmente destacáveis. As folhas que compõem o bloco de notas promocional são personalizáveis. Ou seja, pode ser impresso com a imagem corporativa de determinada empresa, e adicionados outros elementos ou informações úteis.
Porque escolher blocos de notas, e não outros brindes?
Os bloco de notas têm duas grandes vantagens relativamente a outros brindes personalizados são eles a utilidade, e o custo.
Utilidade
Em primeiro lugar os blocos de notas são sempre úteis. Ao contrário de outros brindes, sem qualquer utilidade prática, os blocos de notas servem para tomar apontamentos, esboçar rascunhos ou passar contacto.
Custo
Muitas das vezes o preço é um factor importante na hora de escolher os brindes de oferta. Os blocos de notas têm a vantagem de ser relativamente baratos quando comparados com outras soluções.
Com um preço a partir de 0,25€ por unidade, trata-se de uma solução económica para qualquer orçamento.
Como tirar maior partido dos blocos de notas promocionais?
Os blocos de notas por si só não vão trazer mais vendas, a menos que siga as 3 dicas que sugerimos abaixo.
Branding, branding, branding
Não faz sentido oferecer um produto promocional que não aposte fortemente no branding. É esse o principal propósito dos brindes, e os blocos de notas não são excepção.
A personalização das páginas deverá ser pensada com base na imagem corporativa da empresa. Não basta colocar os contactos e redes sociais. Toda a imagem corporativa pode e deve estar lá. A consistência da marca nas diferentes peças gráficas acaba por valorizar a reputação da marca. Mesmo que isto não traga vendas no imediato, terá um impacto a médio longo prazo.
Divulge um cupão de desconto
Um bloco de notas é uma forma de publicitar uma empresa de forma muito barata. As folhas acabam por passar de mão em mão, e é uma excelente oportunidade de convencer potenciais compradores. Uma das formas de o fazer é criar uma oferta irrecusável, por meio de um cupão de desconto, disponível nos blocos de notas.
Este tipo de técnica de marketing acaba por ter um efeito a curto prazo, criando um sentido de urgência na compra, atraindo assim novos clientes e impulsionando vendas.
Aposte na criatividade
A criatividade é um factor decisivo em todas as peças gráficas. Nos blocos de notas não é excepção, e é a prova que pequenos detalhes fazem uma grande diferença.
Aqui não há uma regra a ser seguida. Pelo contrário, deve-se ter em conta algo único acerca da marca para criar um design chamativo.
Por exemplo, uma loja de ferragens pode usar os blocos de notas como uma pequena régua, e com a indicação das diferentes dimensões de parafusos. É algo potencialmente útil para o cliente, e de certa forma invulgar. Uma combinação perfeita para que chame a atenção, e se torne memorável.