Motion logos, ou logotipos em movimento, tornaram-se numa tendência crescente nos últimos anos. Cada vez mais o conteúdo digital é dinâmico, em vídeos, e as marcas sentem cada vez mais a necessidade de adaptar logotipos criativos a esse formato. Neste artigo damos a conhecer as principais vantagens de usar logotipos em movimento para conteúdos digitais, e 4 exemplos incríveis de motion logos.
Porquê escolher motion logos para representar a sua marca
É fácil captar a atenção com o movimento, e é por essa lógica que os motion logos se regem. Captar a atenção de potenciais clientes.
Para além disso este tipo de logotipo tem um lado inovador e vanguardista, o que irá também implicitamente transportar esse conceito para a marca. Se determinada marca têm um logotipo em movimento, então significa que essa marca é moderna e vanguardista.
Note que os logotipos em movimento são apenas uma versão dinâmica da versão tradicional. Apesar de serem uma tendência crescente, não visam substituir o formato estático, uma vez que isso só é possível em formato de vídeo em contexto digital.
5 exemplos de motion logos
Adam Grabowski, designer gráfico, desenvolveu o motion logo da Google. A partir do logotipo oficial (estático), criou transições e elementos baseados nos servidos e valores da empresa. É quase como se fosse uma curta apresentação da empresa, de forma minimalista e inteligente.
Lighthouse No.6
Pelas mãos de Brien Hopkins surge a versão em movimento do logotipo da marca Lighthouse No.6. Aproveitando o espaço negativo do logotipo, é realizada a animação de movimento do farol. Este é um exemplo de que uma excelente ideia bem implementada resulta num trabalho fantástico.
500px
O designer William Kesling foi o responsável pela criação do motion logo do 500px, portal de fotografia. Na animação é possível visualizar uma abstracção de impressão digital e máquina fotográfica, usando as linhas principais do logotipo original.
Sello
Latham Arnott foi o responsável para animação do logotipo da Sello. Com o intuito de demostrar a gama de produtos comercializados pela marca, o logotipo transforma o “o” em vários objectos.
Echo
Simples, minimalista e inovador, são alguns dos adjectivos que podem descrever o logotipo em movimento da Echo (startup na área financeira). Criado pela Truf, agência criativa sediada na Califórnia (EUA), manteve o estilo gráfico do logotipo original.
Logotipos em movimento são, no fundo, um complemento aos logotipos principais (estáticos). Podem ser usados tanto nas redes sociais como em vídeos promocionais. Não substituem os logotipos estáticos, nem é esse o seu objectivo uma vez que se destinam a formatos de vídeo. No entanto são uma tendência crescente e que continuará a sua ascensão no meio digital.
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