Se procura um procedimento fácil para criar um efeito de texto retro no Illustrator está no sítio certo. Neste tutorial vamos explicar como criar este efeito, passo a passo e sem complicações.

Este estilo é ideal para incorporar em peças gráficas relacionadas com os anos 80, que se enquadrem no contexto retro-clássico. É um efeito rápido de criar, e que acaba por fazer a diferença, seja num cartaz ou noutro tipo de peça publicitária.

Caso procure tutoriais de Illustrator, descubra todos os conteúdos disponíveis no nosso blog.

Como criar um-efeito de texto retro-no Illustrator

Criar um efeito de texto retro no Illustrator

1. Criar um elemento de Texto

Para criar um elemento de texto pode usar o atalho da tecla T, ou seleccionar a “ferramenta Tipo” no menu lateral. Escolha uma fonte adequada, sem serifa e com negrito acentuado, a combinar com os anos 80.

Criar Texto

2. Copiar o elemento

Para se certificar que tem o elemento de texto original copie o elemento. Para tal, no menu superior escolher Editar e de seguida Copiar ou clicar no elemento e usar os atalhos CTRL + C (Windows) ou CMD + C (Mac). Irá ser útil para mais tarde.

Copiar com alt ao arrastar para baixo

3. Escolher uma Cor

De seguida preencher o texto com uma cor intesa. No nosso exemplo optámos pelo azul.

Selecionar Cor

4. Copiar o elemento e arrastar

Com a ferramenta de Selecção mova o elemento e pressione a tecla ALT para arrastar uma cópia do elemento de Texto verticalmente para baixo, posicione a cópia a meio da parte inferior do primeiro elemento. Para alinhar corretamente ao mover pressione a tecla SHIFT e ALT simultaneamente.

Copiar com alt ao arrastar para baixo

5. Copiar com a opção Transformar

De seguida deve ir ao menu superior na opção Objecto > Transformar > Transformar novamente, para copiar o elemento de texto automaticamente na posição correta deve repetir este processo quatro vezes para colar mais quatro elementos de texto. Tem também os atalhos CTRL + D (Windows) e CMD + D (Mac).

Ir ao menu para Transformar e executar

6. Alterar as cores

Para alterar as cores de cada elemento de texto que colou, deve ir à janela Aparência e adicionar um novo Preenchimento como é exemplificado na imagem. Pode utilizar um grupo de cores que sejam Análogas, ou Complementares para uma transição equilibrada.

Note que no exemplo deste tutorial foram usadas 6 cores diferentes. Podem ser usadas menos cores para obter o mesmo resultado final, uma vez que algumas delas são meios tons, e ao fazer a mesclagem são automaticamente criadas.

para Alterar cores ir à aparência e-adicionar preenchimento

7. Criar Mesclagem

Chegou o momento de criar a Mesclagem dos seus elementos.
Aceda a Objecto > Mesclar > Opções de Mesclagem e de seguida, na janela que surge, configure o Espaçamento para Etapas Especificadas (no nosso exemplo usamos a parametrização de “2 etapas”).
Selecione todos os elementos de texto e no menu superior escolha a opção Objeto > Mesclar > Criar.

MENU SUPERIOR - MESCLAR - Criar --Opções de mesclagem

8. Colar o elemento na frente

Neste passo será colado o elemento que foi previamente copiado no passo 2, contudo a opção para colar será Colar na frente. Escolha no menu superior em Editar e de seguida Colar na frente. Agora que o elemento de Texto foi colado na frente da mesclagem poderá alterar a cor ou manter a cor original.

Colar na frente texto que foi

9. Inverter mesclagem

No menu superior em Objecto, escolha novamente a opção Mesclar e com os elementos mesclados selecionados escolha a opção Inverter da frente para trás para um efeito das cores invertido.

Menu superior - Mesclar - Opção de-inverter da frente para trás

10. Inverter lombada

Outra opção possível para mudar a transição de cores é ir ao menu superior em Objecto > Mesclar e escolher a opção Inverter lombada para obter as cores mais claras na parte superior.

Menu superior - Mesclar - Opção de-inverter LOMBADA

11. Mover o elemento Texto original

Para conseguir visualizar a cor mais clara deve também mover o elemento de Texto que foi colado no passo 8, com a ferramenta Selecção deve pressionar a tecla SHIFT para manter o elemento alinhado e arraste verticalmente para cima até conseguir ver a cor. Agora pode atribuir efeitos à Mesclagem e obter resultados únicos.

Arraste verticalmente o texto com Shift para-não estar sobreposto à cor mais clara

 

Gostou deste artigo? Consulte o nosso blog para mais tutoriais, dicas e curiosidades sobre design.

Se pretende efectuar a impressão das suas peças gráficas, conte com a Webnial Gráfica Online. Pode efectuar a sua encomenda no nosso site, ou em alternativa solicitar um orçamento personalizado. Se tiver alguma dúvida pode entrar em contacto via telefone, chat ou email.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de setembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade