Por defeito, no Adobe Illustrator, está activo o “modo de desenho normal”. Isto significa que se pode desenhar em qualquer parte do documento, sem qualquer tipo de restrição.
No entanto, em determinados casos, pode ser vantajoso delinear à priori a área onde se pretende desenhar. Embora a máscara de recorte, já abordada noutro artigo, possa servir um propósito idêntico, o modo de desenho no Illustrator pode em algumas ocasiões pode ser mais rápido de criar (evitando ter de abrir a hierarquia de camadas), e visualmente mais intuitivo.

Desenhar dentro no Illustrator

No fundo, o modo “desenhar por dentro”, irá permitir que todos os elementos gráficos criados apenas sejam visíveis dentro da área delimitada. Elementos fora desta área não serão visíveis.

Como “Desenhar dentro” de um objecto no Illustrator

1. Criar objectos

Comece por abrir o Illustrator e criar um novo documento com dimensões à sua escolha. De seguida escolha o elemento gráfico que pretende trabalhar. No exemplo foram criadas quatro formas geométricas.

criar elementos

2. Escolher a opção “Desenhar dentro”

Selecione o elemento que criou. No exemplo foi selecionada a forma gráfica do quadrado através da ferramenta Retângulo e de seguida seleccionou-se a opção de Desenhar dentro na barra de ferramentas. Pode clicar no Shift+D para alternar entre modos de desenho.

Selecionar elemento e clicar opção desenhar dentro

3. Adicionar novo elemento

No exemplo foi criado um elemento de texto através da ferramenta Tipo ou atalho da tecla T, e de seguida posicionado o elemento dentro da forma do quadrado.

Adicionar um elemento à escolha

4. Redimensionar e posicionar

Neste passo pode redimensionar o seu elemento de texto para obter um resultado mais apelativo, se preferir copiar o elemento pode arrastar com as teclas Shift+Alt pressionadas para copiar com guias inteligentes. Pode alterar a cor à sua escolha e posicionar de acordo com as suas preferências. Para manipular cada elemento em separado pode alternar entre escolher os elementos através das Camadas, ou se preferir basta fazer duplo clique no elemento que quer alterar e irá entrar em modo de Isolamento.

Redimensionar à escolha e posicionar

5. Selecionar nova forma e adicionar novo elemento

De seguida selecione o retângulo com a opção Desenhar dentro e adicione um novo elemento, no exemplo inserimos um Símbolo. Novamente pode redimensionar à sua escolha e quaisquer partes do elemento que fiquem de fora da forma do retângulo não irão ser visíveis.

Selecionar nova forma e adicionar novo-elemento

6. Adicionar novo elemento

Pode adicionar a quantidade de elementos que pretender, porque não há nenhum limite no modo de desenho por dentro, neste exemplo foi inserido um elemento de texto.

Adicionar elemento de texto e formatar

7. Selecionar nova forma e adicionar novo elemento

Selecione um nova forma. Redimensione o elemento e este apenas será visível dentro do elemento gráfico que criámos (no nosso exemplo um círculo).

Desenhar dentro de círculo no Illustrator

8. Selecionar nova forma e adicionar novo elemento

Selecione novamente a opção Desenhar dentro, com o elemento do triângulo previamente selecionado, neste exemplo foram adicionados elementos de retângulo com a ferramenta Retângulo, ou atalho da tecla M, posicione os elementos com a tecla Shift para ativar as guias inteligentes e pressione a tecla Alt simultaneamente para copiar cada elemento.

Desenhar dentro de um triangulo no Illustrator

9. Adicionar efeitos

No exemplo foi selecionado cada elemento gráfico e aplicado o efeito de sombra, criando assim uma sensação de profundidade aos elementos. O efeito de sombra pode ser encontrado no menu superior em Efeito – Estilizar – Sombra.

sombra em desenhar dentro no Illustrator

A opção “Desenhar dentro” permite delinear a área onde os elementos são visíveis. Como verificado nos passos anteriores, isto aplica-se não só ao elementos gráficos como a símbolos, imagens importadas, etc.

 

Se gostou deste artigo visite o nosso blog, e leia todos os artigos que disponibilizamos sobre este e outros temas de design gráfica.

Na Webnial Gráfica Online damos vida às suas ideias. Produzimos impressões em pequeno e grande formato. Pode encomendar directamente no nosso site, ou contactar-nos para um orçamento personalizado.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de setembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade