Logótipos criativos distinguem-se dos restantes pela sua autenticidade e pela capacidade de se tornarem inesquecíveis. São essenciais para criar marcas fortes, e criar uma reputação positiva a longo prazo, criando uma conexão com o público alvo através da sua mensagem.
Por isso a criação da marca é importante para o sucesso da mesma e não deve ser desvalorizada com a escolha de um simples logótipo grátis. Tendo em conta que o logótipo é o elemento visual que estabelece o primeiro contacto com o cliente, é essencial não cometer o erro de passar uma imagem descuidada e pouco profissional.
Neste artigo apresentamos 5 logótipos criativos, criados por designers nacionais e internacionais, com o mesmo objectivo em mente: criar uma imagem diferenciadora e original.
5 logótipos criativos para se inspirar
Centro Clínico da Cumieira
Criada pelo designer Nuno Dias, a identidade visual da clínica privada localizada em Fafe, Portugal, visa mostrar através de linhas interligadas o conceito de união e cooperação entre os vários serviços que esta disponibiliza: serviços como oftalmologia, psiquiatria, dermatologia, pediatria, etc.
Juntamente a esse conceito de união interna, o designer optou transmitir, com o uso de corações nas extremidades (obtidos através da interligação das letras), um sentido de proximidade e intimidade para com os utentes do centro médico, factor que realça os valores fundamentais de gentileza, bem-estar, amabilidade e cortesia da empresa.
Editora Saramago
Um design que fala por si, esta foi a estratégia apdotada pela designer Rebecca Ramos que criou a imagem da Editora Saramago, empresa do Rio de Janeiro no Brasil. A designer teve em consideração que a grande maioria dos clientes são ávidos leitores, e que saberão o significado do pequeno elefante presente na letra “O” no logótipo da Editora Saramago.
Esse elefante serve como referência ao clássico genial do autor José Saramago, vencedor de um prémio Nobel da Literatura em 1998. A fonte de inspiração para o conceito deste logótipo é a obra denominada “A Viagem do Elefante”, que nos transporta a uma viagem em meados do século XVI.
A designer transmite os valores desta empresa de forma objetiva, clara e atrativa. Estabelecendo dessa forma original o elo entre a marca visual e o slogan da empresa, “porque os livros são grandes viagens”. A Editora promete transportar os seus livros pelo mundo inteiro, tal como o elefante o fez outrora.
Growing with Google
Pelas mãos de Rigved Sathe, fundador da agência criativa Seleqt Design, nasce a identidade visual “Growing with Google”, divisão da Google relacionada com formação profissinal adaptada para o mercado de trabalho. O desafio era construir uma imagem com a qual as pessoas se pudessem identificar facilmente, algo que refletisse simultaneamente as noções de crescimento, tecnologias e a imagem da empresa Google.
A partir desses três conceitos Rigved Sathe optou pelo simbolismo tradicional que indica crescimento, identificado por quatros formas retangulares posicionadas na vertical. De seguida, escolheu cromatizar essas formas com as cores típicas da Google, fáceis de identificar para qualquer utilizador de tecnologia. O resultado final é um logótipo criativo e elegante, que simultâneamente passa a mensagem de inovação e qualidade.
Soun
Soun é uma aplicação móvel, com versões Android e iOS, que procura simplificar a transferências e pagamentos digitais. Tem a particularidade de garantir um nível de segurança adicional tanto para o comprador como para o vendedor, operando como um mediador entre transações. A ideia para a criação da identidade visual desta aplicação baseou-se nessa mesma premissa: garantir a proteção dos seus utilizadores.
Com esta mensagem em mente, o designer Amr Bo Shanab da agência Shanab Shop, localizada na Arábia Saudita, inspirou-se no formato das letras que compõem o nome da Soun, tanto em Inglês como em Árabe, e também na imagem do cadeado referente ao simbolismo de proteção, acrescentando ainda o símbolo da hiperligação. Cada componente quando é separado forma o logo da Soun, reafirmando assim, de forma exemplar e criativa, tanto o slogan “One line links us together” (“Uma linha que nos conecta”), como os valores essenciais da aplicação e a capacidade desta de se conectar os seus clientes e assegurar a salvaguarda dos seus direitos.
Airbnb
No ano de 2013, Airbnb causou uma reviravolta no mundo dos alojamentos turísticos a par de um crescimento fenomenal como empresa. Mas faltava algo: um factor diferenciador.
Embora a sua oferta fosse única a sua forma de o transmitir não o era. Essa realidade mostrou-se óbvia nas estratégias de marketing que pareciam demasiado semelhantes a outras no mercado. A situação iria mudar quando o CEO e Fundador Brian Chesky ambicionou elevar o estatuto da sua marca para supermarca.
A solução foi procurar a autenticidade da empresa. Uma missão que a DesignStudio assumiu de corpo e alma. Realizaram treze viagens para experienciar os locais e contextos em que os hóspedes ficavam alojados.
A Airbnb prometia transformar e renovar o método de hospedar os seus clientes, permitindo-lhes explorar o mundo não como turistas, mas como alguém que pode pertencer a qualquer lugar – “Belong Anywhere”. Para conseguir isso, teriam de transcender culturas e linguagens, ou outro qualquer obstáculo que impedisse a comunidade de se conectar. Momento em que surgiu o “Bélo”, um mero ícone que poderia ser desenhado por qualquer um, que funcionaria em qualquer local e cuja mensagem de “pertencer” seria perceptível a todos nós.
O “Bélo” é um conjunto de conceitos perfeitamente equilibrados. Começando por Pessoas, uma linha que pode ser encarada como alguém de braços no ar. Conceito de Lugares simbolizado pelo ícone, inverso, típico de localização. Por último, Amor com o tradicional coração de forma invertida e que também pode ser interpretado como a letra “A”, do nome da empresa.
Este logótipo concebido em 2014 foi muito bem aceite pela comunidade, tendo inclusive recebido inúmeros prémios na indústria. Contribuiu certamente para que a Airbnb se tornasse numa empresa multibilionária. Segundo o fundador, a nova identidade visual permitiu expressar tudo o que queria: uma empresa que aposta na diversidade, luta contra a discriminação dos seus utilizadores e apoia causas nobres como a UNCEF, a Yearup e a Arc.
Como podemos comprovar, criar logótipos criativos obdece a um processo de design, e a uma escolha cuidada e consciente de todos os elementos que a que compõem, desde a selecção das cores, ao tipo de letra a utilizar. Por fim, e não menos importante, é necessário ter um factor diferenciador. Todo este processo é o que distingue logótipos criativos, de logótipos banais.
A Webnial Gráfica Online acredita que garantir a mensagem correta da sua identidade visual é um passo igualmente decisivo para a evolução do seu projeto. Caso necessite de ajuda na criação da identidade visual da sua empresa entre em contacto connosco. A nossa equipa de designers terá todo o gosto em ajudar.