Escolher as combinações de cores certas para um determinado logotipo pode ser uma tarefa difícil, no entanto este é um aspecto que não deve ser descurado, uma vez que são um dos elementos principais em design gráfico e na criação de logotipos. A autenticidade e identidade da marca reflecte-se também nas suas cores do logotipo.
As teorias de combinações de cores
A maneira mais fácil de escolher as melhores combinações de cores é através de uma ferramenta, inventada por Goethe em 1810, a roda das cores. Esta contém do lado esquerdo as cores quentes – vermelho, amarelo e laranja, e do lado direito contém cores frias – azul, verde e roxo. Trabalhar com a roda das cores e perceber a forma como cada cor interage é crucial para um bom equilíbrio de cores no design do seu logotipo.
Combinações de cores complementares
Estas combinações têm cores que estão situadas em lados opostos da roda das cores, ou seja, uma cor quente e uma cor fria. Ao escolher cores que se opõem naturalmente consegue causar um contraste forte na combinação, o que ajuda a realçar o design do seu logotipo, como pode ver nos seguintes exemplos.
Uma combinação complementar de amarelo e roxo que utiliza cores neon e um estilo psicadélico para dar um toque arrojado ao design, esta combinação mais audaz entrega um contraste perfeito para transmitir uma mensagem de singularidade da marca.
Combinações de cores análogas
Esta combinação requer cores que se encontrem lado a lado na roda das cores, o seu propósito é criar uma sensação de harmonia e equilíbrio e por isso uma das cores deve ser escolhida como base e as outras cores devem apoiar essa base formando uma combinação de união entre as cores.
Este logotipo utiliza a combinação análoga para transmitir uma suavidade no design, de forma a impedir que uma das cores chame mais à atenção do que a outra, assim o equilíbrio ajuda o cliente a focar-se no logotipo e na marca.
Combinações de cores tríade
Ao contrário das outras combinações esta deve causar um frenesim no seu design, uma combinação de cores vibrantes e dinâmicas. Para encontrar esta combinação basta usar a roda das cores da seguinte forma, desenhe um triângulo por cima da roda e irá encontrar três cores que se encontram à mesma distância. Uma delas irá ser a cor dominante e as outras duas irão servir como adições ideais ao seu design.
Um logotipo que ao usar as combinações de cor tríade conseguiu criar um efeito de suavidade e ao mesmo tempo atribuiu vida ao design, um dinamismo com cores pastel que apela a uma audiência mais jovem e enérgica.
Criar um logotipo é um processo composto por diversos elementos, todos eles essenciais para a imagem final da marca, desde o tipo de letra até à combinação e ao significado das cores, cada detalhe é crucial para construir uma marca autêntica e que seja capaz de levar a mensagem correta ao consumidor. Para criar um logotipo ou peças gráficas como cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers e outros, consulte os produtos que temos disponíveis, e se não encontra o que pretende pode entrar em contacto com a Webnial Gráfica Online para efectuar o seu pedido personalizado.