Existem várias variantes de logotipos, tendo em conta o seu estilo gráfico. Neste artigo vamos explorar os logotipos compostos por monogramas, e apresentar vários exemplos.

Logotipos com monogramas - 6 exemplos

Os monogramas e a sua história

Um monograma é a sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo. Ou seja, é um logotipo com base num acrónimo, muitas das vezes baseado no nome do fundador da marca, ou no nome da empresa.

Segundo registos históricos acredita-se que os primeiros monogramas foram usados em moedas, por volta de 350AC, os primeiros exemplos conhecidos foram criados por gregos que escreviam nomes de cidades em moedas, limitando-se a usar apenas as primeiras letras dos nomes como identificação. Como é comum ainda hoje em dia, também eram usados monogramas como forma de assinatura em peças de artesãos e artistas. No fundo, os monogramas foram a primeira forma de logotipos.

Porquê usar o logotipo com monograma

O monograma é perfeito para empresas que tenham nomes demasiado longos ou de difícil pronunciação. Para além disso, existe a vantagem do consumidor se lembrar-se mais facilmente de determinada marca.

Exemplos de logotipos com monograma

Apesar de simples, o monograma pode traduzir a essência da marca através do seu grafismo. Senão vejamos:

Monogramas baseados em tipos de letra com serifa estão associados a um estilo clássico, exclusivo, para além de transmitir confiança. É o caso da marca de luxo Louis Vuitton, que adopta este estilo no seu logotipo.

Estilos mais modernos são obtidos com fontes mais informais. A H&M, cadeia de retalho na área do vestuário, é a prova que os monogramas podem transmitir alguma informalidade e jovialidade.

Logotipo com monograma Louis Vuitton

Os monogramas por norma tendem a ser demasiado simplistas na sua composição gráfica. Há formas de transpor esses limites personalizando a tipografia. Exemplo disso é o logotipo da marca Roger Federer, que opta por um estilo clássico, mas ao mesmo tempo inovador na forma como foi conjugado o monograma.

Monograma roger federer

Outro exemplo que segue a mesma filosofia gráfica é o Museu VA (Victoria e Albert), ao retirar a linha vertical da letra “A” e combinar com o símbolo “&” conseguiu criar um design sofisticado e artístico, perfeito para um museu.

No caso de nomes demasiado longos pode tornar-se complicado incorporar o nome completo em logotipos, se optar por escolher as iniciais em monograma pode também criar um design que incorpore as letras para construir uma imagem gráfica simbólica, como é o exemplo da Orquestra Sinfónica de Londres. As letras “L, S, O” combinadas formam um maestro a segurar uma batuta. O logotipo da Playstation também conseguiu incorporar de forma única as letras “P” e “S”. Numa primeira abordagem verificamos imediatamente no “P”, mas quando se analisa com maior atenção, a sombra é um “S”.

monograma playstation

Precisa de criar um logotipo em estilo monograma? Contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar e fazer parte do seu projecto.
Caso pretenda efectuar a impressão das suas peças gráficas saiba que pode contactar connosco. A Webnial Gráfica Online produz desde cartões de visita, flyers, autocolantes personalizadosroll-ups, temos uma vasta gama de produtos adaptados para todos as áreas de actividade.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade