Uma impressão de qualidade começa pela elaboração correcta do seu design gráfico. Se o designer tem um pleno conhecimento das técnicas de impressão, consegue tirar partido disso mesmo para um produto final de qualidade superior.

Neste artigo iremos abordar duas formas aparentemente iguais de imprimir a preto, mas que após a impressão podem ter um resultado final bastante distinto.

Como já abordado no nosso blog, a impressão é comumente efectuada em quadricromia (ou também conhecida por CMYK). A “mistura” das 4 cores nas proporções adequadas dá origem à cor final pretendida. Podemos então através deste método efectuar a impressão de imagens, fotografias, etc.

preto simples e-preto composto-quais as diferenças

O que é preto simples, e preto composto?

Quando se efectua uma impressão, e ao invés das 4 cores mencionadas anteriormente, se utiliza apenas o preto com uma intensidade de 100%, então estamos a efectuar uma impressão em preto simples.

Por outro lado, quando se efectua uma impressão com preto obtido através da combinação das 4 cores, então estamos perante um preto composto, ou também apelidado de true black.

Quando usar cada uma das opções?

Não existe uma solução óptima para todos os casos. Existem sim soluções mais adequadas para ocasiões particulares.

Quando se pretende efectuar a impressão de texto a preto, o mais adequado é a impressão em preto simples, uma vez que a impressão ficará mais bem definida. Em impressão de elementos gráficos como linhas finas, esta é também a opção mais adequada.

O preto composto ganha vantagem quando se efectua a impressão de fundos de cor preta, ou elementos que não sejam textos ou traços finos. A utilização do preto composto permite um resultado final com uma cor mais intensa. Caso usássemos nestas circunstâncias o preto simples, a intensidade de cor seria mais “fraca”, mais aproximada de um cinza escuro.

preto simples vs preto composto

Como preparar a arte gráfica para impressão de preto simples?

É muito fácil, basta colocar o texto ou os elementos gráficos em 100% preto, deixando as restantes cores (ciano, magenta e amarelo) com 0%. Isto irá fazer com que a impressão seja processada a uma cor apenas.

preto simples

Como preparar a arte gráfica para impressão de preto composto?

Como indicado anteriormente o preto composto é obtido através das 4 cores de quadricromia. Dependendo do perfil de cor em que se esteja a trabalhar a percentagem de cor exacta para obtenção do true black pode variar. Se partimos do princípio que estamos a utilizar um perfil de cor FOGRA 39 (ISO 12647-2:2004), deverá ser usada a seguinte relação para obter um preto composto: 91%, 79%, 62%, 97%.

preto composto

Concluindo

Se pretende imprimir texto ou linhas finas, opte pelo preto simples. Será impresso com melhor definição e detalhe.

No caso de pretender efectuar a impressão de objectos de maior dimensão, ou fundos, opte pelo preto composto. A cor será mais intensa, e obterá um melhor resultado final.

Na Webnial Gráfica Online pode imprimir as suas peças gráficas a preços económicos e com alta qualidade. Pode consultar preços e realizar encomendas no nosso site, ou em alternativa entrar em contacto connosco para aconselhamento ou orçamentos personalizados.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de setembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade