Peças publicitárias com erros ortográficos são comuns, e uma dor de cabeça para designers e clientes. Para além disso a reimpressão dos materiais impressos com erros resulta num custo não previsto inicialmente.
Mas com o corrector ortográfico do Illustrator este é um problema que se pode evitar facilmente. Por ser uma ferramenta que não está activada por defeito, passa muitas vezes despercebida, mas não a partir de hoje após ler este artigo até ao fim.
Como activar a verificação ortográfica no Illustrator?
Existem duas maneiras de efectuar a verificação ortográfica no Illustrator: de forma automática e manualmente.
Verificação automática de ortografia
No modo automático, todas as palavras do documento são automaticamente verificadas, e as que tiverem erros ortográficos são sublinhadas a vermelho.
Este método tem como vantagem principal ser possível identificar rapidamente palavras ortograficamente incorrectas, directamente na arte, sem necessidade de recorrer a uma janela à parte.
Activar a verificação automática
1) Em primeiro lugar necessitamos de criar o texto, ao qual pretendemos verificar a ortografia. Note que se o texto for convertido em contornos o Illustrator deixa de ter a capacidade de verificar a sua ortografia, uma vez que não é mais considerado como texto, mas sim como um conjunto de caminhos (um caminho composto).
2) No menu “Editar” escolher “Verificação ortográfica” e de seguida “corrector ortográfico automático”.
De seguida seleccionam-se as caixas de texto, e no menu “Janela” escolhe-se a opção “Tioo e “Caractere”. Poderá também usar o atalho CTRL+T (Windows) ou CMD+T (Mac), ou caso desta opção estar disponível na barra superior, basta clicar em “Caractere”.
3) Nesta janela a única definição importante é o idioma. Caso o seu texto esteja em português, deverá escolher essa mesma opção. É de extrema importância verificar essa configuração. Se estiver seleccionado por defeito um idioma errado, então o corrector ortográfico não irá funcionar correctamente. Caso verifique que tem demasiadas palavras indicadas sublinhadas a vermelho, então esta pode ser a causa.
Verificação manual de ortografia
Este é o método tradicional para a verificação ortográfica no Adobe Illustrator. Ou seja, os erros são verificados um a um, através de uma janela dedicada para o efeito. Existe a possibilidade também de incluir ou ignorar palavras repetidas, ou frases iniciadas por letra minúscula
Correr a verificação manual de ortografia
1) Após ser adicionado o texto que se pretende, basta no menu “Edição”, escolher “Verificação ortigráfica” seguida de “Verificar ortografia…”. Pode-se também abrir esta janela através do atalho CTRL+I (Windows) ou CMD+I (Mac).
2) Surge a janela para verificação ortográfica, clicando em “início” será apresentado na parte superior os erros ortográficos, e de seguida as sugestões de correcção.
Qual escolher, verificação automática ou manual?
Independentemente da verificação ser automática ou manual, a eficiência é exactamente a mesma. Varia apenas a forma como essa informação é apresentada ao designer.
Dica extra: Como ter dois idiomas na mesma arte?
É bastante comum a mesma arte gráfica conter dois ou mais idiomas. O Illustrator permite definir qual o texto que corresponde a determinado idioma, embora o processo não seja óbvio.
1) Em primeiro lugar selecciona-se o texto do primeiro idioma, e acede-se à janela “Caractere” como descrito anteriormente. Aqui selecciona-se o idioma correspondente.
2) De seguida selecciona-se o texto do segundo idioma, e repte-se o processo. Acede-se à janela “Caractere” e selecciona-se o idioma respectivo.
Através deste processo na verificação ortográfica automática, todos os erros de ambos os idiomas são automaticamente assinalados.
Se gostou deste artigo consulte todas as dicas e tutoriais de Adobe Illustrator, e se tiver dúvidas ou sugestões entre em contacto connosco.
Caso queira efectuar a impressão com toda a segurança saiba que pode contar com a Webnial Gráfica Online para a impressão de trabalhos gráficos de pequeno e grande formato. Em todas as encomendas é efectuada a verificação profissional dos ficheiros, para que o resultado final supere as expectativas.