Peças publicitárias com erros ortográficos são comuns, e uma dor de cabeça para designers e clientes. Para além disso a reimpressão dos materiais impressos com erros resulta num custo não previsto inicialmente.

Mas com o corrector ortográfico do Illustrator este é um problema que se pode evitar facilmente. Por ser uma ferramenta que não está activada por defeito, passa muitas vezes despercebida, mas não a partir de hoje após ler este artigo até ao fim.

como activar a verificação ortográfica no Illustrator

Como activar a verificação ortográfica no Illustrator?

Existem duas maneiras de efectuar a verificação ortográfica no Illustrator: de forma automática e manualmente.

Verificação automática de ortografia

No modo automático, todas as palavras do documento são automaticamente verificadas, e as que tiverem erros ortográficos são sublinhadas a vermelho.
Este método tem como vantagem principal ser possível identificar rapidamente palavras ortograficamente incorrectas, directamente na arte, sem necessidade de recorrer a uma janela à parte.

Activar a verificação automática

1) Em primeiro lugar necessitamos de criar o texto, ao qual pretendemos verificar a ortografia. Note que se o texto for convertido em contornos o Illustrator deixa de ter a capacidade de verificar a sua ortografia, uma vez que não é mais considerado como texto, mas sim como um conjunto de caminhos (um caminho composto).

2) No menu “Editar” escolher “Verificação ortográfica” e de seguida “corrector ortográfico automático”.
De seguida seleccionam-se as caixas de texto, e no menu “Janela” escolhe-se a opção “Tioo e “Caractere”. Poderá também usar o atalho CTRL+T (Windows) ou CMD+T (Mac), ou caso desta opção estar disponível na barra superior, basta clicar em “Caractere”.

corrector ortográfico automático-03

3) Nesta janela a única definição importante é o idioma. Caso o seu texto esteja em português, deverá escolher essa mesma opção. É de extrema importância verificar essa configuração. Se estiver seleccionado por defeito um idioma errado, então o corrector ortográfico não irá funcionar correctamente. Caso verifique que tem demasiadas palavras indicadas sublinhadas a vermelho, então esta pode ser a causa.

alterar idioma do corrector ortográfico

Verificação manual de ortografia

Este é o método tradicional para a verificação ortográfica no Adobe Illustrator. Ou seja, os erros são verificados um a um, através de uma janela dedicada para o efeito. Existe a possibilidade também de incluir ou ignorar palavras repetidas, ou frases iniciadas por letra minúscula

Correr a verificação manual de ortografia

1) Após ser adicionado o texto que se pretende, basta no menu “Edição”, escolher “Verificação ortigráfica” seguida de “Verificar ortografia…”. Pode-se também abrir esta janela através do atalho CTRL+I (Windows) ou CMD+I (Mac).

verificação ortográfico manual

2) Surge a janela para verificação ortográfica, clicando em “início” será apresentado na parte superior os erros ortográficos, e de seguida as sugestões de correcção.

verificar ortografica manualmente

Qual escolher, verificação automática ou manual?
Independentemente da verificação ser automática ou manual, a eficiência é exactamente a mesma. Varia apenas a forma como essa informação é apresentada ao designer.

Dica extra: Como ter dois idiomas na mesma arte?

É bastante comum a mesma arte gráfica conter dois ou mais idiomas. O Illustrator permite definir qual o texto que corresponde a determinado idioma, embora o processo não seja óbvio.

1) Em primeiro lugar selecciona-se o texto do primeiro idioma, e acede-se à janela “Caractere” como descrito anteriormente. Aqui selecciona-se o idioma correspondente.

2) De seguida selecciona-se o texto do segundo idioma, e repte-se o processo. Acede-se à janela “Caractere” e selecciona-se o idioma respectivo.

dois idiomas no Illustrator

Através deste processo na verificação ortográfica automática, todos os erros de ambos os idiomas são automaticamente assinalados.

Se gostou deste artigo consulte todas as dicas e tutoriais de Adobe Illustrator, e se tiver dúvidas ou sugestões entre em contacto connosco.

Caso queira efectuar a impressão com toda a segurança saiba que pode contar com a Webnial Gráfica Online para a impressão de trabalhos gráficos de pequeno e grande formato. Em todas as encomendas é efectuada a verificação profissional dos ficheiros, para que o resultado final supere as expectativas.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de abril!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade