Ao longo de vários artigos temos vindo a oferecer diversos e valiosos tutoriais de Adobe Illustrator. Se quer saber como alinhar objectos no Illustrator, e alguns outros truques relacionados, este artigo é para si.

Em qualquer arte gráfica existe a necessidade de alinhar os objectos que a compõem. Sejam eles linhas, formas ou texto. Uma peça publicitária onde não haja uma harmonia nos elementos que a compõem acaba por arruinar todo o design.

Alinhar objectos no Illustrator

Referência de alinhamento

Para alinhar objectos no Illustrator é necessário haver uma referência, à qual os objectos serão alinhados. Essa referência pode ser a prancheta, um objecto-chave ou a selecção. A configuração pode ser efectuada na janela “Alinha”, na opção “Alinhar a:”.

alinhar objectos

Cada uma das opções pode ser usada em circunstâncias diferentes.

Alinhamento à prancheta

A prancheta representa a área de impressão ou as páginas da arte gráfica. Se pretender alinhar um objecto em relação à arte gráfica deverá escolher o alinhamento à prancheta.

Por exemplo, no caso da arte de um cartão de visita, para alinhar o logotipo ao centro, a referência de alinhamento deverá ser a prancheta.

Neste artigo iremos usar como exemplo 3 objectos distribuídos aleatoriamente, de forma a poder visualizar o resultado final de cada opção de alinhamento. De modo a simplificar os exemplos, apenas será considerado o alinhamento horizontal. O alinhamento vertical é em tudo idêntico, pelo que não se justifica a sua apresentação neste artigo. 

Na imagem abaixo é demonstrado o alinhamento horizontal tendo como referência a prancheta. No alinhamento à esquerda e à direita a arte fica junto ao limite da prancheta, ao passo que no alinhamento centrado fica horizontalmente centrado na prancheta.

Alinhar objectos à prancheta

Alinhamento à seleção

O alinhamento à selecção tem como referência o conjunto de objectos seleccionados. Ou seja, a contabilização do centro e dos extremos é obtido através dos limites da selecção.

A imagem abaixo ilustra os 3 casos de alinhamento horizontal tendo como referência a selecção. No caso do alinhamento à esquerda e à direita ficam alinhados pelo limite da selecção (linha azul). Quando ao alinhamento ao centro, fica centrado com a selecção.

alinhar objectos à seleção

Alinhamento ao objecto-chave

Por vezes pode ser útil alinhar a arte em relação a um objecto de referência (ou objecto-chave).

Abaixo demonstramos o que isto significa na prática. No nosso exemplo o objeto verde é o nosso objecto-chave. Note que este, quando seleccionado, fica com contorno de cor azul. Caso queiramos seleccionar um outro objecto-chave bastaria clicar num outro objecto antes de escolher o alinhamento horizontal pretendido.

alinhar objectos ao objecto-chave

Dica extra: Distribuir espaçamento

A opção distribuir espaçamento garante que todos os objectos se encontram à mesma distância entre si, tomando como referência a prancheta, selecção ou objecto-chave, à semelhança do alinhamento, anteriormente abordado.

A opção “Distribuir espaçamento” pode não estar visível por defeito na janela “Alinhar”. Deverá por isso clicar no ícone menu hambúrguer (3 traços), e de seguida escolher a opção “Mostrar Opções”, como ilustrado na imagem abaixo.

De seguida deverão surgir na janela “Alinhar” as opções de “Distribuir espaçamento”.

distribuir espaçamento, no painel alinhar

Distribuição de espaçamento horizontal

No nosso exemplo considerámos vários objectos com espaçamentos aleatórios. Seleccionando todos estes objectos e escolhendo distribuição de espaçamento horizontal, automaticamente todos os objectos ficam à mesma distância entre si.

distribuir espaçamento horizontal no Ilustrator

Distribuição de espaçamento vertical

A distribuição de espaçamento vertical é em tudo idêntica à horizontal, alterando apenas a orientação com que é efectuado este ajuste.

distribuir espaçamento vertical no Ilustrator

Se gostou deste artigo consulte todos os outros tutoriais de Adobe Illustrator disponíveis no nosso blog. Se é designer e tem dicas para novos tutoriais entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em ajudar.

Já conhece a Webnial Gráfica Online? Aqui pode produzir desde cartões de visita, flyers, folhetos, estacionário, banners, roll-ups e muito mais. Se não encontrar o que deseja peça-nos um orçamento personalizado.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade