O Instagram é, talvez, a ferramenta de marketing mais usada pelas empresas e negócios em Portugal. Publicações e Stories visualmente atraentes são meio caminho andado para o sucesso. Mas quais os formatos mais indicados para cada tipo de publicação? É isso que explicamos neste artigo!
Tamanhos de imagens para o Instagram
Abaixo apresentamos as dimensões óptimas para a imagem de perfil, para o feed e para o stories.
Tamanho da foto de perfil no Instagram
A imagem de perfil, tal como o nome indica serve para colocar a fotografia do utilizador. No entanto, no caso das marcas e negócios deve ser colocado o logotipo da empresa.
Para além da resolução ótima, deve ter-se em conta também outros dois factores: o formato redondo da imagem de perfil, e o tamanho reduzido que aparecerá nas publicações e no Stores.
Relativamente ao formato redondo da imagem de perfil, é necessário ter-se em conta, de forma a não cortar parte do logotipo.
Quanto ao tamanho da imagem, é conveniente criar uma versão do logotipo, própria para esse efeito. Uma versão minimalista, em que mesmo em dimensões reduzidas seja possível ter uma percepção clara da marca.
Tamanho de publicação no feed do instagram
O Instagram aceita não só imagens quadradas (proporção 1:1), que corresponde a uma resolução de 1080x1080px, como formatos rectangulares, entre 1080x566px e 1080x1350px. Ou seja, Ao nível das publicações no feed o Instagram é flexível, e adapta o espaço da publicação à dimensão da imagem.
Nos casos em que a imagem difere deste intervalo de dimensões, o instagram corta parte da imagem. Isto é especialmente crítico quando a imagem tem texto, ou elementos gráficos que têm obrigatoriamente de constar na publicação. É por isso que qualquer designer gráfico deve ter a informação do destino da imagem (se é o feed ou stories), antes mesmo de iniciar a criação gráfica.
Tamanho de imagens no Stories do Instagram
Imagens no Stories do Instagram têm regras diferentes de imagens do feed.
A proporção recomendada é 9:16, que corresponde a uma resolução de 1080x1920px. Ou seja, uma imagens rectângular com orientação vertical.
Importa ressalvar que neste caso (ao contrário do feed), a área não será toda ela útil. A imagem é aplicada como fundo, e terá de forma sobreposta o nome de utilizador no topo, e a opções de enviar mensagem na parte de baixo. Dessa forma, ao criar a arte gráfica é necessário não colocar texto ou elementos gráficos importantes nessa zona, de forma a evitar que fiquem ilegíveis.
Gostou deste artigo sobre os melhores tamanhos de imagens no Instagram? Venha daí e descubra todos os artigos sobre design gráfico e industria gráfica que dispomos no nosso blog.
A Webnial Gráfica Online é o seu parceiro de impressão, que alia a qualidade ao melhor preço de mercado. Se pretende produzir cartões de visita, autocolantes personalizados, cartazes, flyers entre muitos outros produtos, chegou ao sítio certo. Se não encontrar no nosso site o que procura, entre em contacto connosco (por telefone, email, ou chat do site) e teremos todo o gosto em ajudar.