A difusão no Adobe Illustrator é sem dúvida um dos efeitos mais úteis e versáteis. É usado sobretudo para a criação de sombras (em vector), ou para suavização de imagens (raster).

Sim, o Adobe Illustrator, apesar de ser um software vectorial, tem também algumas capacidades de edição de imagens raster, que podem desenrascar para edições simples.

Efeito Difusão no Adobe Illustrator

Efeito Difusão no Adobe Illustrator

O efeito Difusão, não é mais que a suavização dos limites de determinado objecto, que criam um degradê de opacidade, que cria uma transição mais suave da cor do objecto para a cor de fundo.

Para aceder à opção Difusão, basta aceder ao menu Efeito > Estilizar > Difusão

Efeito Difusão no Adobe Illustrator: Criar uma sombra

Uma das formas de criar uma sombra no Adobe Illustrator é por intermédio da Difusão.

1. Crie um objecto, ao qual pretende aplicar a sombra;
2. Copie esse mesmo objecto, colocando-o na posição pretendida para a sombra. Para mais informações acerca deste tema pode verificar o artigo do nosso blog como criar sombras no Illustrator;
3. É necessário alterar a cor e opacidade deste objecto para que se assemelhe com uma sombra.
4. O passo final é aplicar o efeito difusão. 

Efeito difusão

No nosso exemplo foi aplicada uma difusão de 7px. Este valor depende do tamanho do objecto com que está a trabalhar. É recomendado que teste vários valores de forma a verificar o que mais se adequa.

efeito difusão para sombras

Caso pretenda editar o efeito Difusão no Adobe Illustrator pode basta aceder ao painel Aparência localizado na barra de ferramentas, clicar em Difusão, e alterar o respectivo valor.

O Efeito Difusão no Adobe Illustrator: Suavização de imagens recortadas

Ao retirar um fundo de uma imagem, no Photoshop ou em outro software equivalente, e ao importá-la no Illustrator, podem-se verificar algumas imperfeições da imagens no seu limite. Principalmente quando a imagem é sobreposta a fundos escuros, qualquer imperfeição é realçada.

O efeito difusão pode ajudar a solucionar este problema.

1. Importe a imagem sem fundo;
2. Seleccione a imagem, e aplique o efeito difusão através do menu Efeito > Estilizar > Difusão. Aplique um valor de 1 a 3px. Note este efeito serve apenas para disfarçar pequenas imperfeições, e não deve ser usado em valores superiores a 3px, uma vez que irá alterar significativamente a imagem. Caso isso aconteça, é preferível editar a imagem em Photoshop.

Abaixo é apresentada uma imagem sem e com a aplicação de difusão, à esquerda e direita respectivamente. Verifica-se que à esquerda são visíveis píxeis a branco que criam um contorno indesejado na imagem previamente recortada. À direita esses píxeis desaparecem, devido à aplicação da difusão.

difusão e recorte de imagens

Se gostou deste artigo, consulte todos os outros disponíveis no nosso blog. Desde tutoriais, artigos sobre industria gráfica e design gráfico e muito mais.

Se procura o melhor parceiro para a impressão de cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers, ou qualquer outros produto, conte com a Webnial Gráfica Online. Pode efectuar a sua encomenda no nosso site, ou em alternativa solicitar um orçamento personalizado por telefone (chamada gratuita), email, ou chat.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de setembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade