Se por um lado o Adobe Illustrator é um software versátil e completo, é conhecido também pelos seus bugs que fazem com que encerre intempestivamente, e se perca o trabalho não guardado. 

Se pretende saber como efectuar a recuperação de um ficheiro no Illustrator, que não tenha sido previamente guardado, veio ao sítio certo. Neste artigo vamos explicar como configurar o Adobe Illustrator para recuperar automaticamente os ficheiros após um crash, assim como guardar automaticamente um ficheiro, para que não se tenha preocupar com a perda do seu trabalho.

Recuperação de um ficheiro no Illustrator

Configurar recuperação de documento no Illustrator

Nativamente o Adobe Illustrator pode gerar um backup de segurança, à medida que vai realizando o design gráfico. Aconselhamos sempre que tenha esta opção activada. Em último recurso, será esta opção que lhe irá poupar horas de trabalho.

Como activar a recuperação de documento no Adobe Illustrator?

A recuperação de arquivos apenas irá funcionar caso active essa opção nas Preferências do Illustrator.


Em Windows: Editar > Preferências > Manuseio de Arquivos e área de Transferência

Em Mac: Illustrator > Preferências > Manuseio de Arquivos e área de Transferência

De seguida deve seleccionar a opção “Salvar automaticamente dados de recuperação a cada:” e escolher o intervalo temporal para a criação de backups.

Abaixo é apresentada a pasta na qual os arquivos de recuperação são guardados. Note que esses arquivos não são guardados no formato Ai, mas sim num formato próprio de backups do Illustrator.

De seguida surge a opção “Desabilitar Recuperação de dados para documentos complexos”. O Illustrator desaconselha desactivar esta opção, uma vez que irá fazer com que o Illustrator tenha uma resposta mais lenta quando o backup estiver a ser gerado em background.

Aconselhamos que experimente desactivar esta opção durante alguns dias. Se o Illustrator não tiver uma quebra de desempenho significativa, pode manter a opção desactivada. Caso contrário, deve activá-la, tendo em mente que ficheiros com maior complexidade não serão incluídos no backup.

Manuseio de arquivos e área de transferência

De notar que a recuperação de ficheiros no Illustrator não é totalmente fiável. Isto é, num crash, não é garantido que consiga recuperar o documento, e quando o consegue é possível que alguns elementos incorporados desapareçam.

Não há uma solução perfeita para este problema. Mas existe um plugin gratuito que lhe pode salvar horas de trabalho e dores de cabeça, o Autosaviour.

Guardar documentos Illustrator automaticamente – Autosaviour

O Autosaviour é um plugin gratuito da Astute Graphics, que permite gravar automaticamente o seu trabalho à medida que o vai criando, evitando assim a perda completa deste, no caso de ocorrer algum problema com o Illustrator.

Como Instalar o Autosaviour

Para Instalar o Autosaviour deve aceder ao site da Astute Graphics e efectuar o registo gratuito para obter uma versão de demonstração de 7 dias. Note que apesar de ser uma demonstração gratuita, mesmo após a data de expiração, o Autosaviour é disponibilizado gratuitamente.

Deve efectuar o download do Astute Manager, e efectuar a activação dos plugins que deseja instalar. Neste caso o Autosaviour.

Após a sua instalação deve reiniciar o Adobe Illustrator, para que possa visualizar as opções do Autosaviour no menu “Arquivo”. É neste menu que estará disponível a opção “Autosaviour Settings”.

Abrindo esta opção, podemos configurar a periodicidade que o plugin deverá forçar a gravação dos backups. Ao contrário da opção nativa do Illustrator, estes backups são cópias do ficheiro original.

Autosaviour

Na janela “Autosaviour Document Settings” deve activar a opção “Enable Autosave/Remind”, indicando o intervalo de tempo no qual o plugin deve fazer backups automáticos do ficheiro. O valor recomendado é de 2 minutos.
Para o “Autosave” o valor recomendado é de 2 segundos. Ou seja, o Autosaviour irá guardar o trabalho a cada 2 minutos, sempre que o designer não estiver a utilizar o rato ou o teclado durante 2 segundos. Isto evita que o Illustrator fique demasiado lento, dividindo melhor a carga do CPU do computador.

Com estas dicas, já não tem mais motivo para perder o seu trabalho no Illustrator, e perder longas horas a refazer tudo de novo.

A Webnial Gráfica Online é o seu melhor parceiro de impressão digital e offset. Pode encomendar no nosso site, ou contactar-nos orçamentos personalizados.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de setembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade