Não sabe como fazer um QRCode vCard no Illustrator? Venha daí, porque este artigo é para si. Iremos indicar duas formas de criar um vCard através de um QRCode no Illustrator, que irá ter os seus contactos e que pode facilmente ser capturado por qualquer smartphone.

Como criar QR Code no Illustrator

O que é um QRCode?

Genericamente um QRCode é um código de barras de duas dimensões que pode conter informação de texto, contactos, sites, etc. Para uma explicação mais aprofundada aconselhamos a leitura de um outro artigo do nosso blog, intitulado Como criar QRCode no Illustrator. Para além de abordar a parte técnica da incorporação de um QRCode como imagem, faz também alusão aos seus fundamentos, e como funciona.

O que é um vCard?

Um vCard é um género de cartão de visita digital, que permite importar os contactos de um indivíduo, ou de uma empresa sem os digitar manualmente. Ou seja, ao importar um vCard num smartphone, irá estar a importar um contacto à sua lista telefónica.

Como um vCard pode funcionar em conjunto com um QRCode?

É aqui que surge a “magia”. Os QRCodes e os vCards podem funcionar em conjunto. Ou seja, a informação contida no QRCode, pode corresponder a um vCard. Isto permite importar um contacto telefónico instantaneamente sem necessidade de introduzir manualmente esse contacto no dispositivo móvel.

VCards em cartões de visita e outros trabalhos impressos

Os vCards são um suporte digital que pode ser integrado facilmente em trabalhos impressos. Desde cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers, pastas de apresentação, etc.

Permite que o receptor dessa peça gráfica guarde facilmente o contacto, sem o transtorno de copiar os dados manualmente.

Como introduzir um vCard no Illustrator?

Existem duas opções para o fazer, e ambas com as extensões disponíveis no Creative Cloud da Adobe.


Softmatic QR Designer for Illustrator

Esta extensão para o Adobe Illustrator tem um custo de $9,95, e permite incorporar todo o tipo de QRCodes no Illustrator. Pode justificar o investimento para designers que pretendam criar regularmente QRCodes, e pretendam funcionalidades avançadas de estilização.

QRCode Maker Pro

Existe também uma opção gratuita, no entanto é necessário um pequeno truque para que funcione. Ao contrário da extensão anteriormente apresentada, com o QRCode Maker Pro não há uma interface gráfica que permita o preenchimento de todos os campos do QRCode e a geração deste de forma automática.

Um vCard é composto por um pequeno script, com as indicações dos contacto de determinado indivíduo. O que necessitamos de fazer será editar esse código de forma conveniente, e colá-lo no campo de texto disponibilizado pela aplicação.

Dessa forma, o QRCode gerado terá toda a informação sobre os contactos, e funcionará na perfeição. Verifique o exemplo abaixo.

VCard QR Code Maker

Esta informação que consta no exemplo é um vCard com a informação básica. É possível ainda juntar outras informações, como o logotipo da empresa (através do link de uma imagem), por exemplo.

Se gostou deste artigo, temos boas notícias. Temos centenas de artigos sobre design gráfico no nosso blog. Desde tutoriais de Canva e tutoriais de Illustrator, a curiosidades sobre design e industria gráfica.

A Webnial Gráfica Online é o seu parceiro de impressão de confiança. Aliamos o preço mais baixo à qualidade exímia em todos os trabalhos. Pode consultar a nossa loja online, ou entrar em contacto para um orçamento personalizado.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade