Não sabe como numerar páginas no Adobe Illustrator? Então leia este artigo até ao fim, porque foi feito para si.

O Illustrator não possui uma forma nativa de numerar páginas. Isto deve-se ao facto de não ter sido inicialmente projectado como um software editorial. Se há uma distinção clara entre o Adobe Illustrator e o Adobe Indesign é mesmo essa. Um está mais direccionado para o desenho vectorial enquanto que o segundo mais direccionado para o desenho editorial.

De lembrar que as primeiras versões do Illustrator apenas possibilitavam a criação de uma prancheta por documento, o que impossibilitava o design de livros ou revistas, por exemplo.

Numerar páginas no Adobe Illustrator

Então como numerar páginas no Adobe Illustrator?

Já abordámos noutros artigos os scripts de Adobe Illustrator. Tratam-se de blocos de código com a finalidade de realizar tarefas simples. E a numeração de páginas, de forma automática, apenas é possível graças a um script chamado Create Page Numbers, disponível no portal GitHub.

Passemos à numeração de páginas propriamente dita.

1. Instalar Script

Em primeiro lugar deverá ser instalado o script no Adobe Illustrator. Para mais detalhes pode consultar o artigo Como instalar scripts no Illustrator. Note que será necessário reiniciar o Adobe Illustrator para que a instalação seja bem sucedida.

2. Correr o Script

De seguida basta aceder ao menu Arquivo > Scripts > createPageNumbers. Irá surgir uma janela de parametrização da numeração de páginas. Esta surgirá em inglês, mesmo que possuam o Illustrator em português. Isto deve-se ao facto de apenas haver uma versão do script em inglês.

Create Page Numbers script

O primeiro parâmetro editável (“Position”) é a posição em que se pretende colocar o número de página. Estão disponíveis 9 opções. Neste caso escolhemos a opção BOTTOM_RIGHT que corresponde à numeração em rodapé do lado direito.

Se pretender alterar o lado em que é apresentado o número consoante seja uma página direita ou esquerda, basta assinalar a opção “Facing Pages”.

A terceira opção é relativa à página onde se inicia a contagem.

A opção “Section Prefix” corresponde ao prefixo relativo à numeração. No nosso caso escolhemos “Pág.”, para que apareça “Pág. 1”, “Pág. 2” e assim por diante.

A opção “Font Size” é relativa ao tamanho da fonte. No nosso caso escolhemos 10pt.

E a última opção é relativa à distância que o texto de numeração de página aparecerá da margem. Colocámos 0,5cm no nosso caso.

Numeração de páginas

3. Estilizar tipo de letra

Por último, falta estilizar o tipo de letra, uma vez que esta opção não está disponível na janela de parametrização. E já está.

Formatação da numeração de página

Como pode constatar, numerar páginas no Adobe Illustrator pode ser rápido e simples com este script.

Se gostou deste artigo sobre Adobe Illustrator, saiba que no nosso blog temos muito mais tutoriais idênticos, sobre scripts e tutoriais, para iniciados e profissionais de design gráfico.

A Webnial Gráfica Online é o seu parceiro de impressão, para cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers, cartazes e muitos outros produtos. Encomende no nosso site, ou em alternativa envie-nos um email para obter um orçamento personalizado.

Detectou um erro ou pretende sugerir um tema para abordarmos em novos artigos? Contacte-nos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade