Está a dar os primeiros passos no mundo do design gráfico e gostaria de saber como pode aprender Adobe Illustrator por conta própria? Então chegou ao sitio certo. Neste artigo iremos dar dicas de como pode aprender como usar o Adobe Illustrator sem gastar muito (dinheiro e tempo) e ao seu próprio ritmo.

Como aprender Adobe Illustrator

1. Livros

Apesar de estamos na era digital, os livros ainda são um recurso sólido de aprendizagem. Estes abordam não só os aspectos elementares para tarefas básicas, como exploram detalhadamente opções mais avançadas. Não deixamos de ressalvar que livros escritos ou traduzidos em português são caros e difíceis de obter. Se a aprendizagem através de livros em inglês for viável para si, aconselhamos estes apresentados abaixo:

Adobe Illustrator Classroom in a book

Este livro, do designer gráfico Brian Wood, está dividido em 17 projectos. Cada um destes tem como objectivo o desenvolvimento de técnicas específicas, essenciais a qualquer designer gráfico profissional. Nomeadamente a criação de logotipos, ilustrações, flyers, etc.

Adobe Illustrator CC A Complete Course and Compendium of Features

Este é um livro adequado a quem tenha um conhecimento médio de Adobe Illustrator e pretenda aprofundar o seu conhecimento. Do Autor Janson Hoppe, este livro pretende reforçar as habilidades do designer, e colocá-lo num nível profissional.

Learn Adobe Illustrator CC for Graphic Design and Illustration

Este é um livro que se destina essencialmente à preparação do exame de certificação Adobe (ACA). Esta certificação é útil numa perspectiva de currículo, de forma a comprovar a real capacidade e habilidades em Adobe Illustrator.

2. Recursos Online

É certo que a internet é uma fonte de recursos valiosa, sendo o mais difícil encontrar uma fonte confiável e gratuita (ou perto disso). No nosso blog dispomos de centenas de artigos sobre design gráfico, entre eles muitos tutoriais de Adobe Illustrator, com explicações passo a passo incluíndo imagens e exercícios de treino. Veja aqui os melhores tutoriais Illustrator grátis.

Existem também outras formas não gratuitas de aprendizagem, como cursos online. Se está disponível a pagar por isso, esta é uma possibilidade a considerar.

3. Prática

É importante ter em conta que as habilidades e eficiência no domínio de uma ferramenta como o Adobe Illustrator é crucial a qualquer designer gráfico. Apesar de ser extremamente importante, não basta apenas a componente teórica. Dessa forma, a prática associada a trabalhos reais acaba por ser também importante não só para a criação de portfólio, como para conseguir um nível de excelência e domínio do Adobe Illustrator.

Estas foram as nossas 3 dicas para aprender Adobe Illustrator para design gráfico. Se gostou deste artigo, tem dúvidas ou sugestões, contacte-nos.

Se está à procura de uma gráfica de confiança, onde possa efectuar impressões sem dores de cabeça, conte com a Webnial Gráfica Online. Produzimos todo o tipo de produtos gráficos de pequeno formato (como cartões de visita, cartazes, autocolantes personalizados, etc.) a grande formato (como lonas, roll-ups, x-banners). Para obter aconselhamento personalizado pode entrar em contacto via chat, email, página de contacto ou por telefone (chamada gratuita).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de setembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade