Se já segue o blog da Webnial Gráfica Online é provável que já se tenha deparado com tutoriais sobre ferramentas de Adobe Illustrator, como por exemplo girar e refletir objetos no Illustrator ou como usar a ferramenta pincel irregular.
No artigo de hoje vamos mostrar como usar a varinha mágica do Illustrator para selecionar objetos e formas no seu design num tutorial passo a passo.

Varinha mágica no Illustrator

Varinha mágica do Illustrator: o que é e para que serve

A varinha mágica do Illustrator é bastante útil para selecionar formas e objectos em designs mais complexos que contenham várias camadas e demasiados elementos gráficos.
Esta ferramenta encontra-se localizada na barra de ferramentas do Illustrator ou através do atalho de teclado com a tecla “Y”, tanto no sistema Mac como no sistema Windows.
Com esta ferramenta pode selecionar todos os objetos ou formas que contenham atributos ou características idênticas ou semelhantes como o preenchimento ou a espessura do traçado, mesmo que estes elementos se encontrem em camadas ou grupos separados.
Também tem várias opções para personalizar a varinha mágica do Illustrator para alterar as características de seleção dos objetos como irá já ver a seguir.

Parametrização da ferramenta varinha mágica

De forma a parametrizar a varinha mágica do Illustrator terá de aceder ao painel respectivo. Para fazer isso basta fazer duplo clique no ícone da ferramenta varinha mágica na barra de ferramentas, ou em alternativa, pode aceder ao menu “Janela” e de seguida escolher a opção “Varinha Mágica”.

No painel de parametrização pode alterar os níveis de tolerância para os critérios de seleção da ferramenta. No caso de querer selecionar vários objectos com tipos de preenchimento com cores semelhantes pode colocar o nível de tolerância para o preenchimento com o valor de “30” ou “32” por exemplo. Se pretender selecionar objetos que sejam exatamente idênticos deve colocar os níveis de tolerância com o valor “0” como iremos detalhar a seguir.

A varinha mágica do Illustrator : Tutorial passo a passo

1. Criar diversas formas ou elementos gráficos

No primeiro passo deve criar várias formas ou elementos gráficos com cores de preenchimento diferentes e semelhantes com a ferramenta Retângulo situada na barra de ferramentas.
No nosso exemplo foram criados dois círculos menores e dois círculos maiores, dois quadrados menores e dois quadrados maiores e por fim dois hexágonos.

Criar diversas formas ou elementos gráficosOs pares de objetos têm a mesma dimensão, a mesma espessura de traçado e a mesma cor de preenchimento e traçado. Os dois hexágonos e os dois círculos maiores têm cores de preenchimento e de traçado semelhantes para exemplificar um detalhe da personalização da varinha mágica do Illustrator mais à frente.

2. Personalizar a varinha mágica do Illustrator

Para abrir o painel de parametrização da ferramenta varinha mágica deve clicar duas vezes com o cursor no ícone da varinha mágica na barra de ferramentas. De seguida deve ativar e alterar os níveis de tolerância da opção “Cor preenchimento” para 32. Desse modo a varinha mágica do Illustrator vai reconhecer também os objetos que tenham a cor do preenchimento semelhante.

Parametrizar ferramenta varinha mágica do Illustrator

3. Selecionar com a ferramenta varinha mágica do Illustrator

Com o atalho de teclado da tecla “Y” ou através da barra de ferramentas, selecione a ferramenta varinha mágica e clique num dos hexágonos que criou no primeiro passo do tutorial. Irá observar que a varinha mágica selecionou todos os hexágonos e também selecionou os dois círculos maiores, já que a cor do preenchimento e do traçado eram semelhantes para os dois objetos.

Selecionar com a ferramenta varinha mágica do Illustrator

4. Personalizar a varinha mágica do Illustrator novamente

Aceda ao painel da varinha mágica novamente, como explicado no passo 2 do tutorial. Desta vez irá alterar os níveis de tolerância para o valor 0, tanto na opção de “Cor preenchimento” como na opção “Cor do traçado” De seguida selecione um dos hexágonos novamente com a ferramenta varinha mágica, e irá verificar que desta vez a ferramenta apenas selecionou os dois hexágonos.

Parametrizar ferramenta varinha mágica do Illustrator reduzindo tolerância

5. Selecionar com a ferramenta varinha mágica do Illustrator

Pode testar a ferramenta com os níveis de tolerância a 0 e irá observar que a ferramenta varinha mágica do Illustrator apenas seleciona os objetos que são idênticos tanto na cor do preenchimento como na cor do traçado, para além destes parâmetros também pode testar com os níveis de tolerância para a espessura do traçado ou também para a opacidade do objeto.

objectos semelhantes seleccionados com varinha mágica

Caso já tenha a arte gráfica pronta, e pretenda efectuar a sua impressão, conte com a Webnial Gráfica Online. Somos especializados na impressão de pequeno e grande formato. Caso não encontre o que pretende no nosso site, entre em contacto connosco, temos todo o gosto em ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de agosto!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade