Adobe Illustrator dispõe de uma vasta gama de ferramentas para edição gráfica e vectorial. Algumas destas ferramentas têm um propósito muito semelhante entre elas, com ligeiras diferenças apenas. No nosso blog já abordámos anteriormente como combinar objetos ou formas com ferramentas como o painel do Pathfinder ou com o Construtor de Formas do Illustrator.

Neste artigo vamos abordar com detalhe a ferramenta Pincel Irregular no Illustrator que também permite unir ou combinar objetos com um simples movimento de arrastar do cursor. A ferramenta Pincel Irregular no Illustrator é muito simples de usar e tem ainda opções variadas para efetuar a mesclagem dos objetos que pode definir no painel de opções da ferramenta.

A ferramenta Pincel Irregular no Illustrator main

Vantagens da ferramenta Pincel Irregular no Illustrator

A ferramenta Pincel Irregular no Illustrator está situada na barra de ferramentas. Também disponível através do atalho “Shift + B” (em Windows ou Mac).

A ferramenta Pincel Irregular no Illustrator tem várias utilidades, para além de criar formas livremente pode ainda unir objetos de forma rápida e simples, ao arrastar o cursor por cima de duas formas irá unir essas duas formas instantaneamente.

No entanto, as duas formas têm de ser selecionadas previamente para que a ferramenta Pincel Irregular no Illustrator consiga unir os objetos.

Os objetos que quer unir podem estar sobrepostos ou afastados, a ferramenta irá unir as formas independentemente da distância. Contudo, só pode ter um tipo de preenchimento nos objetos que quer unir. Caso contrário a ferramenta não irá unir os objetos e limita-se a adicionar uma nova forma livremente.

Outras ferramentas muito semelhantes para unir ou mesclar objectos são a ferramenta Construtor de Formas, que pode encontrar na barra de ferramentas ou através do atalho de teclado com a combinação de teclas “Shift + M”. Para além dessa ferramenta, pode ainda utilizar o painel do Pathfinder.

A ferramenta Pincel Irregular no Illustrator: Tutorial passo a passo

1. Criar duas formas no Illustrator

Primeiro deve criar duas formas ou objetos no seu documento, escolha qualquer tipo de forma, seja um circulo ou um quadrado, o importante é que as duas formas tenham o mesmo tipo de preenchimento, e não tenham traçado (ou contorno). Depois posicione-os lado a lado.

Criar objectos no Illustrator para unir com o pincel irregular

2. Opções da ferramenta Pincel Irregular

Para aceder às opções da ferramenta Pincel Irregular deve clicar duas vezes no ícone da ferramenta e irá surgir uma janela de parametrização. Nas várias opções disponíveis pode definir o tamanho do caminho que o pincel terá, a fidelidade do pincel (se pretende um traço mais preciso ou mais suave), e o tipo de traço. É recomendado que ative a opção “Mesclar apenas com a seleção”, para que ao unir os objetos não inclua outros objetos que não estejam selecionados.

Opções da ferramenta Pincel Irregular

3. Unir objectos afastados com o Pincel Irregular no Illustrator

Neste passo deve seleccionar as duas formas que criou no primeiro passo com a ferramenta Seleção, com o atalho de teclado “CTRL+A” ou “CMD+A” em Windows e Mac respectivamente. De seguida seleccione a ferramenta Pincel Irregular no Illustrator através da barra de ferramentas ou com a combinação de teclas “Shift + B”.

Unir objectos afastados com o Pincel Irregular do Illustrator

Para unir os objetos basta que clique com o cursor e arraste por cima das duas formas no local que quer unir. Vai reparar que as duas formas se uniram no caminho que traçou e criaram novos pontos de ancoras nos locais de união.

4. Unir objetos em contacto com o Pincel Irregular no Illustrator

Neste passo irá posicionar os dois objetos lado a lado, para que estes estejam em contacto mas não sobrepostos. É importante relembrar que o tipo de preenchimento dos dois objetos deve ser o mesmo.

Unir objetos em contacto com o Pincel Irregular do Illustrator

Após os posicionar e de seguida os selecionar com a ferramenta Seleção, irá novamente selecionar a ferramenta Pincel Irregular no Illustrator e arrastar num só movimento por cima dos dois objetos, desta vez não irá necessitar de escolher um ponto de união, pois a ferramenta irá unir os objectos ao logo dos pontos de ancoras que se encontram em contacto.

Unir objetos em contacto com o Pincel Irregular do Illustrator - resultado

Para saber mais sobre outras ferramentas do Illustrator ou consultar outros tutoriais passo a passo de design gráfico para outras plataformas como o Canva, pode consultar nosso blog.

Se pretende efectuar a impressão de cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers entre muitos outros produtos, conte com a Webnial Gráfica Online. Temos todo o gosto em poder ajudar e acrescentar valor ao seu negócio.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de setembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade