Se procura tutoriais de Adobe Illustrator, ou dicas e curiosidades sobre design gráfico e impressão, veio ao sítio certo. No nosso blog irá encontrar uma extensa lista de artigos com conteúdos exclusivos para designers e profissionais da área de marketing.

Neste artigo vamos abordar uma das mais importantes ferramentas do Illustrator, o Pathfinder. O Illustrator é um software de design gráfico vectorial, ou seja, em vez de manipular imagens raster, os desenhos são compostos por vectores, tal como explicámos em artigos anteriores.

A ferramenta Pathfinder permite unir, intersectar, dividir e excluir objectos. Esta ferramenta tem um vasto campo de aplicações, podendo servir como etapa intermédia para realização de tarefas no Illustrator. Por exemplo, no tutorial “como criar tabelas no Illustrator” foi necessário o uso desta ferramenta para unir vários objectos. Uma tarefa que de outra forma seria bastante mais complexa e morosa.

Mas como utilizar o Pathfinder no Adobe Illustrator? Continue a ler este artigo, e vai descobrir.

Pathfinder no Illustrator- o que é e como usar

Activar a paleta Pathfinder no Illustrator

Antes de prosseguirmos é necessário tornar visível a ferramenta Pathfinder, de forma a que consigamos proceder à manipulação dos objectos. Para tal é necessário verificar se no menu “Janela” a opção “Pathfinder” tem o visto. Em caso afirmativo, já se encontra activa, caso contrário deverá clicar sobre esta opção.

Para que a paleta do Pathfinder seja apresentada rapidamente poderá ser usado o atalho do Illustrator Shift+Ctrl+F9 (Windows) ou Shift+CMD+F9 (Mac).

Activada a paleta é possível visualizar os diferentes modos que a ferramenta apresenta, os quais passamos a descrever abaixo.

Tipos de Pathfinder

Unir

Tal como o nome indica, o modo “unir” junta dois objectos num único. A cor atribuída ao objecto final corresponde ao objecto que se encontra mais à frente.

unir no Illustrator

Menos frente

Este modo subtrai o objecto que está à frente. Na imagem abaixo é possível visualizar o resultado final.

menos frente no Illustrator

Interseção

A intersecção resulta da área comum de dois objectos. O objecto final coincidirá com a sua sobreposição.

interseção no Illustrator

Excluir

O modo excluir é o oposto na intersecção. Exclui a área comum, e resulta apenas na área não comum dos objectos.

excluir no Illustrator

Dividir

Corta os objectos pelo traçado, mantendo-se as mesmas cores.

dividir no Illustrator

Aparar

Separa os dois objectos, e elimina o contorno.

aparar no Illustrator

Mesclar

Idêntico ao Aparar, sendo que tem a particularidade de unir objectos da mesma cor, como é possível verificar no exemplo abaixo.

mesclar no Illustrator

Corte

O resultado do modo corte é a intersecção dos dois elementos, o contorno é eliminado.

corte no Illustrator

Contorno

Cria os contornos dos objectos, sendo a cor final do traçado correspondente à cor inicial de preenchimento.

contorno no Illustrator

Menos atrás

Tal como o nome indica, o resulta no objecto da frente menos o objecto de trás. O traçado mantém-se como no objecto original.

menos atrás no Illustrator

 

A ferramenta Pathfinder é sem dúvida uma das mais úteis do Adobe Illustrator. Permite criar objectos complexos que de outra forma seria uma tarefa bem mais complicada. Por outro lado é comum os designers não saberem com exactidão qual Pathfinder devem usar de forma a concretizar rápida e eficazmente cada tarefa. Com este artigo esperamos ter clarificado esta questão.

Procura uma gráfica de confiança onde possa materializar as suas criações gráficas? Na Webnial Gráfica Online teremos todo o gosto em ajudar, contacte-nos!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade