Um cartão de visita com qualidade apenas se consegue juntando um bom design gráfico com uma boa impressão. Neste artigo vamos explicar como criar o design gráfico do cartão de visita no Illustrator, desde os fundamentos básicos a algumas dicas avançadas. Quanto à impressão não tem de se preocupar, porque pode sempre contar connosco para imprimir cartões de visita.

Porque criar o design gráfico no Illustrator?

Num contexto profissional é muito importante passar credibilidade e consistência na imagem visual da marca. O Illustrator ou outro software de design gráfico profissional são ferramentas à altura da tarefa. Softwares não relacionados, como o Word da Microsoft ou outras ferramentas online para criação de designs podem não ser aconselhadas, visto não possuirem capacidade de seleccionar o perfil de cores adequado, garantir a qualidade da imagem, e mais importante, não possuírem a capacidade de exportar os ficheiros vectoriais, mas antes em master (imagem de menor qualidade). Se tiver alguma dificuldade na criação do design gráfico, poderemos fazer esse trabalho por si. Apenas terá de seleccionar na sua encomenda no nosso site “design gráfico + impressão”.

Como fazer cartão de visita no Illustrator

Vamos lá criar um cartão de vista no Illustrator

Formato dos cartões de visita

O primeiro aspecto a ter em conta na criação dos cartões de visita é o formato. Habitualmente em Portugal é mais usado 8,5×5,5cm embora também possa ser usado o formato longo 9,0×5,0cm (semelhante ao formato americano), ou até mesmo o formato quadrado 5,5×5,5cm.

No Adobe Illustrator a escolha do formato é feita no momento de criação do documento que servirá como base para a criação da arte gráfica.

No menu “Arquivo” escolhe-se a opção “Novo”. Ou através dos atalhos do Illustrator, CTRL + N (Windows) ou CMD + N (Mac). De seguida escolhe-se as dimensões pretendidas.

Arquivo novo documento Illustrator

Caso se trate de um cartão apenas impresso na frente, então iremos necessitar apenas de uma prancheta. Se se tratar de um cartão de visita frente e verso iremos necessitar de duas pranchetas.

formato cartão de visita no Illustrator

Sangria

A sangria (ou bleed) é a margem para além das dimensões do cartão, necessárias para a gráfica proceder ao corte dos cartões sem risco de ocorrerem margens brancas (caso o cartão tenha fundo de cor).

Para cartões de visita a sangria é de 3mm, isto significa que em todos os lados do cartão as dimensões serão aumentadas 3mm.

O bleed é configurado na janela “Novo documento”, junto às dimensões da prancheta. Basta colocar em todos os lados 3mm.

sangria

Modo de cor

Antes de se prosseguir para a criação da arte gráfica propriamente dita é necessário ainda tem em atenção uma outra questão, relacionada com as cores. Como é sabido, o modo de cor RGB é usado para telas, e CMYK usado para impressão. Apesar de não ser possível apresentar cores CMYK na tela, o Adobe Illustrator permite apresentar uma simulação de cor bastante aproximada do que será a realidade impressa. Para tal, na janela “Novo documento” deve-se escolher a opção “Cores CMYK”, como no exemplo abaixo.

escolher modo de cor Illustrator

Criação da Arte

Agora sim, é altura de criar a arte gráfica do cartão de visita. Sempre que possível deverá optar-se por imagens vectoriais, traços de espessura mínima de 0,2pt, e fonte de tamanho não inferior a 5pt. Em todas as encomendas realizadas com a Webnial Gráfica Online os ficheiros são verificados gratuitamente, e todas estas questões rectificadas sem qualquer encargo para o cliente.

Exportar para Pdf

Um design gráfica de qualidade termina com uma exportação também ela de qualidade. Sempre que possível deve evitar-se a exportação em formato imagem (Jpg e Png por exemplo). Em alternativa as imagens devem ser exportadas directamente em Pdf de forma a terem melhor qualidade gráfica.

Já noutro artigo abordámos o tema como exportar ficheiro Pdf directamente do Adobe Illustrator. Para uma descrição mais pormenorizada passo a passo, aconselhamos a sua leitura.

 

Se gostou deste artigo saiba que temos muito outros para si, sobre design gráfico e produtos de industria gráfica. Caso necessite de ajuda para impressão dos seus trabalhos gráficos entre em contacto connosco.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade