Porque designers usam o Illustrator e o InDesign?

Para um profissional de excelência o domínio das ferramentas que opera é essencial para desempenhar o seu trabalho com a maior qualidade possível. Os designers gráficos não são excepção, uma vez que o domínio das técnicas de design e manipulação do software acaba por ser crucial para um desempenho óptimo.

Se por um lado determinados softwares podem desempenhar a mesma tarefa com sucesso, haverá sempre um mais adequado que o outro, que permite desempenhar essa mesma tarefa de forma mais rápida ou com um maior nível de perfeição.

Já explicámos anteriormente que a diferença entre o Photoshop e Illustrator reside na forma em como as imagens são interpretadas pelo software. O primeiro trata imagens pixel a pixel (imagens bitmap) enquanto que o seguindo interpreta as imagens como sendo um conjunto de curvas.

A Adobe dispõe de um outro software muito interessante, o InDesign. Lançado em 1999 é um software de diagramação editorial, isto significa, criação de publicações como revistas, catálogos, jornais, etc.

Mas qual a diferença entre o Illustrator e o InDesign?

À semelhança do Illustrator, o Indesign é um software vectorial, ou seja trata as imagens como várias equações matemáticas que resultam na composição gráfica da imagem. Existem muitas outras semelhanças entre ambos, funcionalidades partilhadas e um aspecto idêntico que pode tornar difícil a escolha do mais adequado para cada trabalho.

 

Qual a diferença entre o Illustrator e o InDesign

O Illustrator é um software de ilustração, e o InDesign é um software de diagramação editorial. Apesar de partilharem muitas funcionalidades, existem muitas outras que são exclusivas de cada programa.

O Illustrator possui funcionalidades mais avançadas ao nível de desenho gráfico vectorial. Para criar ícones, logotipos, e ilustrações é o mais indicado. Apesar deste permitir a criação de várias páginas no mesmo ficheiro, o conceito não é exactamente o mesmo utilizado no InDesign, assim como não permite a criação de modelos comuns a todas as páginas.

O InDesign está apetrechado com funcionalidades de diagramação editorial. Tem a capacidade de criar um layout comum a todas as páginas, criar índices, numerar páginas automaticamente, e muitas entre muitas outras opções.

Apesar de poder ser possível fazer quase tudo o que se faz no Illustrator, acaba por não ser tão prático para criar logotipos, flyers ou cartões de visita, por exemplo.

Então, devo escolher o Illustrator ou o InDesign?

A resposta irá depender do trabalho a realizar, como é lógico. Se se trata de uma arte gráfica de apenas uma ou duas páginas, como é o caso de flyers, cartões de visita, lonas, roll-ups, será razoável optar pelo Illustrator.

Se se trata de uma arte gráfica composta por um número considerável de páginas, como é o caso de catálogos, livros, jornais ou revistas, será adequado considerar o uso do InDesign.

Comparação Illustrator e o InDesign

E se tiver de escolher só um deles?

Uma vez que o Illustrator e o InDesign apenas estão disponíveis por subscrição poderá não ser viável financeiramente possuir ambos. Suponhamos que é designer e que apenas pode optar por um. Então deverá avaliar o tipo de trabalhos faz com mais frequência, e a partir daí seleccionar a a opção mais indicada. Se faz mais logotipos, flyers, cartões de visita ou lonas, a escolha acertada é o Illustrator. Se trabalha mais com publicações de várias páginas, como é o caso de livros, revistas e catálogos, o InDesign poderá ser a melhor opção.

É claro que, actualmente essa diferença não é tão notória como quando os softwares foram criados. Isto porque com o sucesso do Illustrator, a Adobe foi adicionado-lhe funcionalidades que não possuía inicialmente, e que o tornaram mais completo. A título de exemplo, o Illustrator não dispunha da opção de criar várias páginas (pranchetas) no mesmo ficheiro. Esta funcionalidade (exclusiva até então do InDesign) foi adicionada apenas na versão CS4 em 2008.

Apesar das semelhanças os dois programas possuem objectivos bem distintos.

Se gostou desde artigo e se tem interesse em saber mais, consulte os artigos do nosso blog ou os tutoriais de Illustrator que preparámos para si: como vectorizar um logotipo no Illustrator, e como recortar imagens no Illustrator.

Caso tenha alguma dúvida, ou necessite de ajuda para design ou impressão não hesite em nos contactar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade