Criar flyers parece uma tarefa simples de se fazer. Coloca-se o logotipo, algum texto e contactos e já está, certo? Errado.

Ter um flyer bonito não é o objectivo do seu negócio. O objectivo será gerar vendas a partir desses flyers. E aqui entra o aspecto mais importante: retorno do investimento de criar a publicidade.

Se a publicidade for criada com algum cuidado, então a probabilidade de ter um retorno do investimento elevado, é maior. O contrário também se verifica se a publicidade não segue as regras básicas da publicidade.

Exemplo de design gráfico de flyers

A seguir enumeramos 3 erros mais comuns na criação do design de flyers, e como pode e deve evitá-los.

Flyers sem promoções ou ofertas

Uma forma eficiente de chamar a atenção do potencial cliente é apresentar uma promoção ou oferta no flyer. Este factor aumenta em muito as hipóteses do cliente ficar interessado.

Um potencial cliente não se sente tentado a experimentar ou comprar se não existe uma motivação inicial forte. Essa motivação poderá ser o preço, uma oferta, ou vantagens. Se o objectivo da publicidade é aumentar as vendas a longo prazo a publicidade poderá ser mais agressiva e apresentar um maior desconto. Se o objectivo é rentabilizar no curto prazo deverá ser feito um estudo de mercado adequado de forma a se verificar as vantagens que tem para oferecer, e dar-lhes destaque na peça publicitária.

Demasiado texto, pouco impacto

Outro erro bastante comum, é o excesso de texto. Colocar todos os serviços e produtos do seu negócio irá saturar esteticamente o design do flyer. Pense duas vezes antes de colocar texto. O objectivo é tornar o primeiro contacto do cliente com o seu negócio o mais agradável possível. Se existe demasiada informação escrita e pouca informação visual, a publicidade dificilmente cativará a atenção, e não cumprirá o seu objectivo.

Lembre-se que em design “menos é mais”.

Design gráfico pobre

Será que devo contratar um designer gráfico? Um designer gráfico pode ajudar a tornar o seu produto mais atractivo. Dessa forma, o que irá pagar a mais por este serviço poderá ser rapidamente rentabilizado se a campanha publicitária tiver sucesso.

A principal tarefa do designer não é apenas criar um flyer esteticamente agradável, mas apresentar ao cliente de forma mais eficiente possível o seu negócio. No fundo a composição gráfica não é mais que um meio para se atingir um fim. E esse fim, tal como mencionado anteriormente são as vendas.

Desde a escolha das cores, o fluxo de leitura, o tipo de imagens, entre muitos outros aspectos, deverão estar alinhados com o propósito da publicidade. O potencial cliente deve identificar-se na mensagem transmitida. Por exemplo se se trata de um SPA não fará sentido escolher a cor vermelha no design do flyer. Um SPA está relacionado com relaxamento, e vermelho não será uma cor apropriada. Em alternativa poderão ser usadas cores meio tom, e que transmitam uma sensação de bem estar.

 

Estes são apenas 3 erros mais comuns a evitar no design de flyers. Ao evitá-los estará a aumentar a conversão da sua campanha publicitária. Ou seja está a ganhar dinheiro com isso. A impressão por si só não fará sentido se não houver um conhecimento pleno das técnicas do design de flyers. É preferível imprimir 500 unidades com um design que converta em vendas que 5000 unidades de um design que não terá qualquer impacto junto do público alvo.

Caso necessite de ajuda na criação do design gráfico poderá contactar-nos ou encomendar os seus flyers no nosso site.

Caso tenha gostado deste artigo, e pretenda aprofundar os seus conhecimentos sobre este tema, poderá consultar as 5 dicas para fazer flyers e vender mais. Lá estão presentes, de forma detalhada como aumentar as suas vendas com a divulgação de flyers.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade