No nosso blog já apresentámos várias dicas e tutoriais sobre Adobe Illustrator. Neste artigo apresentamos mais um tema de interesse que não vai querer perder. Como criar um QR Code (ou código QR) no Illustrator.

Criado por Masahiro Hara, em 1994, o QR Code tinha como função inicial catalogar peças na produção de veículos. A sua principal inovação era a rapidez com que o código poderia ser lido, em comparação com sistemas tradicionais de códigos de barras.

Hoje em dia os QR Codes têm um vasto campo de aplicações, e são bastante usados em design gráfico, uma vez que permitem acesso a determinadas informações de forma rápida e conveniente.

Por exemplo, em flyers e cartazes é comum utilizar-se QR Codes para aceder à página online de determinado serviço ou produto, ou aceder a uma morada na aplicação de mapas do smartphone, através das coordenadas GPS.

No caso dos cartões de visita, é comum a utilização de QR Code para guardar de uma só vez toda a informação do cartão no smartphone. Não só o contacto telefónico, mas também o nome, email, site, entre outras informações.

Para gerar um QR Code é necessária uma aplicação específica para o efeito. Aplicação essa que codifica o endereço de determinado site, contactos ou coordenadas de um mapa, e nos devolve uma imagem com o QR Code.

No entanto, este processo acaba por ser muito demorado. O método que indicamos abaixo permite criar QR Codes directamente no Adobe Illustrator, com toda a comodidade e rapidez. Tem ainda a vantagem do ficheiro ficar disponível em formato vectorial.

Mas como criar QR Code no Illustrator?

Em primeiro lugar é necessário ter instalado o Adobe Illustrator CC. Versões CS não serão compatíveis com este plugin, uma vez que a activação é efectuada via cloud.

1) Aceder a ao site do plugin e efectuar a instalação. Para isso deverá clicar sobre o botão “Free” e de seguida “Install Now”.

QRCode Maker Instalar

Nota: Este plugin foi criado por um programador independente, sem qualquer afiliação com a Webnial.

2) Após a instalação do Plugin basta abrir o Adobe Illustrator, e aceder ao menu “Janela”,  “Extensões” e “QR Code Maker”.

QR Code Maker tutorial

3) Surgirá uma nova janela com a parametrização do QR Code, e com um espaço para introduzir a informação a codificar. Poderá ser o endereço de um site, número de telefone, email, um vídeo disponível online ou coordenadas GPS, por exemplo. Neste último caso, é necessário acrescentar “geo:” antes da indicação das coordenadas. por exemplo “geo:38.7437396,-9.2302434”.

QR Code Maker

4) De seguida é gerado um novo documento com o QR Code criado. Apenas tem de copiar para o documento da arte gráfica à qual deseja adicionar este elemento, personalizar a seu gosto e já está.QR Code Maker exemplo

Tenha em conta que o QR Code deverá ser mais escuro que o layout da arte gráfica, de formapoder ser legível sem problemas.

Se gostou deste artigo, descubra muitos outros disponíveis no nosso blog, e descubra todos as dicas e tutorias de Adobe Illustrator.

Caso pretenda imprimir as suas ideias conte com a Webnial Gráfica Online, onde pode encomendar desde flyers, cartazes, autocolantes, cartões de visita, e muitos outros materiais gráficos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade