A revelação da cor Pantone é já um evento esperado por todos os profissionais e aficionados de design. É no mês de dezembro que é comunicada a cor do ano seguinte, o que acaba por indicar uma tendência, tanto ao nível de design gráfico e indústria gráfica como noutros sectores, como por exemplo mobiliário e moda.

De recordar que é anunciada a cor do ano à mais de 20 anos, desde o ano 2000. Trata-se de uma escolha efectuada por membros do Pantone Color Institute, onde são ponderados vários factores. No fundo não é apenas a escolha de uma cor, mas uma história contada através de uma cor. Tem de fazer sentido socialmente e tem de representar determinado ano, marcando uma tendência.

Em comunicado, a directora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, refere que o ano de 2021 não irá ter apenas uma cor, mas sim um combinação de duas cores. São elas o cinza Ultimate e o amarelo Illuminating.

Revelada a cor Pantone do ano 2021

De recordar que não é a primeira vez que é apresentada uma combinação de cores, ao invés de uma única isoladamente. Em 2016 foi apresentada também uma combinação de duas cores (rosa Quartz e azul Serenity).

O amarelo é já uma cor Pantone repetente, usada em 2009 num tom mais escuro (amarelo Mimosa), mas o cinza nunca havia sido usado. Segundo Leatrice Eiseman, cada tom tem o seu próprio aspecto emocional, o cinza é “sólido como uma rocha”, e o amarelo é “o sol e a alegria”.

A escolha teve como inspiração o ano atípico de 2020, e a necessidade de uma mensagem positiva e motivadora. Segundo Leatrice Eiseman, a combinação destas duas cores transmitem resiliência e esperança, para além de serem quentes e optimistas.

É também referido no comunicado que é necessário sentirmo-nos encorajados para ultrapassar as situações particularmente adversas. Segundo Eiseman, e segundo testes realizados, a combinação destas duas cores tem um efeito mais positivo e motivador quando comparado com outras cores.

Tal como referido pela equipa responsável pela escolha das cores do ano, não se trata apenas de escolher aleatoriamente uma cor Pantone e nomeá-la cor do ano. Existe um processo e habilidade por detrás dessa escolha, que tem como base a análise de tendências, mas também um significado social. A cor tem de ter um significado e uma história para contar. Para além disso tem de fazer sentido para os parceiros externos, não só da indústria gráfica mas também doutras áreas como a moda.

Se é designer gráfico e procura um parceiro para impressão dos seus trabalhos saiba que pode contactar com a Webnial Gráfica Online, podemos imprimir trabalhos em CMYK ou Pantone, sempre com o máximo rigor, qualidade e aos preços mais baixos. Desde pequeno formato, como cartões de visita, autocolantes personalizados e flyers, a grandes formatos, como lonas, roll-ups, banners e muito mais.

Poderá obter um orçamento e encomendar directamente no nosso site, mas caso não encontre o que procura poderá também contactar-nos por telefone, email ou chat, e teremos todo o gosto em ajudar e responder ao seu pedido personalizado.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade