Se já contratou um design gráfico ou um serviço numa gráfica, possivelmente já ouviu falar em ficheiros vectoriais. Mas afinal o que são, e porque são tão importantes este tipo de ficheiros? É isso que vai descobrir neste artigo.

Diferença entre bitmap e vector

Para entender o que é um ficheiro vectorial, é necessário perceber a diferença entre um ficheiro bitmap e um ficheiro vector.

Uma imagem em bitmap é uma representação gráfica por meio de puxeis. Ao passo que uma imagem vectorial é uma representação gráfica através de linhas, curvas e pontos.

Ou seja, em geral, as imagens vectoriais são uma escolha mais popular para trabalhos gráficos, como cartões de visita, flyers, autocolantes personalizados, etc. As imagens bitmap são mais adequadas para imagens fotográficas, pois têm uma melhor representação de cores e texturas.

o que é um ficheiro vectorial

O que são ficheiros vectoriais?

Ficheiros vectoriais contêm imagens vectoriais, criadas em softwares como o Adobe Illustrator, por exemplo. Estes podem ser guardados em formatos como Pdf, Ai, Eps ou Svg.

Os ficheiros vectoriais têm a capacidade de ser ampliados ou redimensionados sem perder qualidade. Isto significa que podem ser ajustados a qualquer tamanho sem prejudicar a nitidez da imagem.

Para além disso, esses ficheiros também são editáveis, o que significa que é possível fazer alterações, ao contrário de ficheiros Jpeg ou Png, por exemplo, uma vez que são compostos por píxeis. Para além disso imagens bitmap também não podem ser redimensionadas para grandes formatos sem perder a qualidade da imagem.

Vantagens de ficheiros vectoriais

Escalabilidade

Os ficheiros vectoriais podem ser escalados sem perder a qualidade. Isso significa que o desenho pode ser aumentado sem que se vejam pixels ou que se perca a qualidade da imagem.

Fácil de editar

Os ficheiros vectoriais podem ser facilmente editados, o que significa que o designer ode fazer facilmente alterações no desenho, mesmo depois de o ficheiro ter sido exportado.

Economia de espaço em disco

Os ficheiros vectoriais têm um tamanho de ficheiro muito mais pequeno do que as imagens bitmap, o que é especialmente importante quando se trata de enviar ficheiros por email, ou mesmo para armazenamento em disco.

Maior qualidade de impressão

Os ficheiros vectoriais têm uma qualidade de impressão muito superior às imagens bitmap, pois são desenhados a partir de linhas e curvas ao invés de pixels.

Desvantagens de ficheiros vectoriais

Desvantagens do uso de ficheiros vectoriais. Apesar de haver muitas vantagens em usar ficheiros vectoriais, também há algumas desvantagens, tais como:

Difícil de usar para imagens fotográficas

Os ficheiros vectoriais não são tão bons para representar imagens fotográficas, pois não têm a mesma capacidade de representar cores e texturas como as imagens bitmap.

Mais complexo de criar

Os ficheiros vectoriais são mais complexos de criar do que as imagens bitmap, pois requerem habilidades e conhecimento específicos em design gráfico.

Se tem os ficheiros prontos para impressão, conste com a Webnial Gráfica Online. Com os melhores preços de mercado garantimos a melhor qualidade de impressão para todos os produtos gráficos de pequeno e grande formato.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade