O Adobe Illustrator é uma poderosa ferramenta de design gráfico vectorial. Não só para edições elementares, mas principalmente porque possui uma vasta gama de recursos úteis para profissionais de design. Algumas delas já abordadas no nosso blog, ao longo de dezenas de tutorais de Illustrator gratuitos.
Para além das funcionalidades nativas do Adobe Illustrator, é possível também instalar scripts. Scripts não são mais nem menos que rotinas que automatizam determinados processos mais ou menos complexos.
Ao contrário das Ações do Illustrator, os scripts não são criados através da replicação dos movimentos e interação do cursor, mas sim programados através de JavaScript (ou outras linguagens de programação).
Neste artigo trazemos um script criado pelo designer e programador russo, Alexander Ladygin. Intitulado Fillinger. OU em português: “preenchedor”.
E é basicamente é o que este script faz. Seleccionamos dois ou mais objectos, executamos o script, e um deles ficará preenchido com o outro, consoante as parametrizações escolhidas.
Preencher aleatoriamente no Illustrator: Script Fillinger
No tutorial abaixo iremos considerar que o script já se encontra correctamente instalado.
Pode obter o ficheiro para instalação directamente no repositório do programador no GitHub (https://github.com/alexander-ladygin/illustrator-scripts).
Caso tenha dificuldades na instalação do script, pode consultar o nosso tutorial passo a passo: como instalar scripts no Illustrator.
1. Em primeiro lugar é necessário dispor de pelo menos 2 objetos para fazer este script funcionar. O primeiro é aquele que deve ser preenchido, e o segundo o qual vai preencher. No nosso exemplo à esquerda temos vários objectos coloridos, e à direita um circulo. O objectivo é preencher aleatoriamente o círculo com os círculos coloridos.
2. Um outro aspecto a ter em conta, e sem este o script não irá correr correctamente, é colocar o objecto a ser preenchido à frente de todos os outros,. À posteriori, na parametrização do script deverá ser indicado que o objecto a preencher é aquele que se encontra acima de todos os outros. Note que é possível também fazer o inverso, colocar o objecto a preencher atrás de todos os outros, sendo que essa informação deve ser passada na parametrização do script.
3. De seguida seleccionam-se todos os objectos, aqueles que irão preencher, e o objecto que será preenchido.
4. Agora deverá executar o script. Para tal deverá aceder ao menu “Arquivo”, na opção “Scripts” e de seguida em “Fillinger”.
5. De seguida deverá surgir uma janela com a parametrização do script. É aqui que se devem seguir as indicações referidas no ponto 2. Para além disso é possível especificar vários aspectos relativamente à forma como o preenchimento deverá ser realizado. Desde o tamanho máximo e mínimo dos objectos, distância entre estes, aleatoridade do preenchimento, etc.
6. Clicando “Ok” o Illustrator irá executar o script.
7. E voilá, aqui temos o resultado final.
Este script pode criar efeitos em qualquer outro tipo de objectos. Abaixo segue um exemplo criado a partir do vector do mapa de Portugal. Eis os objectos iniciais:
E o resultado final:
Para além de disponibilizar artigos e tutoriais gratuitamente, a Webnial Gráfica Online pode ajudar na impressão dos seus trabalhos gráficos, sejam eles cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers, roll-ups, etc.
Pode encomendar directamente no nosso site, ou contactar-nos por telefone (chamada gratuita), email, ou chat no site.