Se é designer gráfico, provavelmente já se apercebeu da quantidade de vezes que repete as mesmas tarefas no Adobe Illustrator. Mas porquê perder tempo com procedimentos monótonos quando o pode fazer automaticamente?

Neste artigo vamos abordar uma ferramenta avançada do Adobe Illustrator, bastante útil para quem procura automatizar tarefas simples: o painel Ações.

Ações no Illustrator dicas e exemplos

O que são Ações no Illustrator?

No Adobe Illustrator ações são uma sequência de tarefas que podem ser guardadas para mais tarde serem repetidas em um clique apenas. Ou seja, numa primeira fase o Illustrator irá guardar determinados passos necessários para realizar um procedimento, para à posteriori, poderem ser replicados rapidamente.

Que tipo de tarefas podem ser realizadas?

É possível criar ações a partir de grande parte das ferramentas do Illustrator. Como é o exemplo de todas as opções do menu “Objecto”. Porém, não é possível adicionar ações com base no menu “Efeitos”.

Painel Ações no Illustrator

Antes de apresentarmos exemplos práticos, importa fazer uma breve descrição do painel Ações, uma vez que tem algumas particularidades, e pode não ser tão intuitivo como as restantes ferramentas do Illustrator.

Painel Ações

Abrindo o painel Ações (no menu “Janela” seguido de “Ações”) podemos visualizar uma lista de ações predefinidas do Illustrator. Na imagem abaixo segue a descrição dos botões mais importantes, sendo que importa salientar os botões de gravação e reprodução. São essenciais para capturar a ação, e à posteriori para reproduzi-la.

Exemplos de Ações no Illustrator

Alinhar objectos

Alinhar objectos no Illustrator é uma tarefa simples. Contudo, caso seja repetidas diversas vezes ao longo do dia de trabalho de um designer gráfico, acaba por ter impacto na produtividade.

Assim, o ideal será criar uma ação para tal efeito.

1) Em primeiro lugar, no painel Ações, clica-se no ícone “criar nova ação”;

painel ações criar

2) De seguida surge uma nova janela com a parametrização da ação, como nome, tecla de atalho e cor pretendida para o botão ação.

painel ações janela

3) Clicando em OK, o Illustrator passa a gravar todos os passos efectuados, e guarda-os no painel Ações.

4) Quando toda a sequência de tarefas está concluída, basta parar a gravação no ícone respectivo.

painel ações reproduzir

Após a criação das ações é recomendado que se altere a vista do painel para “Modo de botão”. Basta que para tal se aceda ao ícone hamburger, e se seleccione essa opção. A aparência do painel irá mudar, e todas as ações passam a estar acessíveis com um clique apenas.

Modo de botão no painel ações

Depois de criada a acção, replicá-la é muito fácil. Abaixo é apresentado um exemplo.

Acções no Illustrator

Traçado tracejado

Converter um traçado contínuo num traçado tracejado implica vários passos, movimentos do rato e cliques. E se pudéssemos reduzir tudo isso a um único clique?

O procedimento é bastante similar para todas as sequências. Abaixo demonstramos o processo de reprodução desta ação em tempo real.

tracejado

 

Criar sombra de arrasto

Já abordámos num artigo anterior como criar vários tipos de sombras no Illustrator. Ao contrário do processo de alinhamentos de objectos, trata-se de uma sequência de tarefas mais complexa e mais demorada. É possível automatizar também a criação de sombras com o painel Ações.

É em ações mais complexas que se pode tirar um maior proveito da automatização, reduzindo ainda mais o tempo desperdiçado em tarefas repetitivas.

sombras arrastos

Ações no Illustrator ajudam a automatizar grande parte de sequências repetitivas, o que permite ao designer gráfico fazer uma gestão mais eficiente do tempo. Caso tenha interesse noutras formas de optimizar tempo em tarefas no Illustrator, recomendamos a leitura do artigo como usar atalhos no Adobe Illustrator.

Caso pretenda produzir as suas criações gráficas saiba que pode contar com a Webnial Gráfica Online, seja para impressão de cartões de visita, autocolantes, lonas, roll-ups e muito mais.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade